espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Medjugorje




Artigo N.º 511 - Entrevista Vicka Ivankovic - vidente de Medjugorje
Artigo visto 3840




Visto: 3840
Postado em: 26/09/08 às 06:55:38 por: James
Categoria: Artigos Medjugorje
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=18&id=511
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Medjugorje



No dia 24 de junho de 1981, um acontecimento bastante raro transforma a vida de seis jovens, em Medjugorje, pequena localidade da região croata-católica. Esses jovens foram agraciados com aparições de Nossa Senhora, que apresentando-se a eles disse: “Eu sou a Rainha da Paz”. Desde então, Nossa Senhora Rainha da Paz tem deixado, a cada dia 25 do mês, mensagens para toda a humanidade, cujo maior apelo é a conversão.
Vicka esteve no Brasil recentemente, quando tivemos oportunidade de entrevistá-la.

Vicka hospedou-se na Fraternidade dos Discípulos de Jesus, em Santo Amaro, São Paulo. Visitou três Paróquias da Diocese de Santo Amaro, onde rezou da mesma maneira como acontece, todos os dias, em Medjugorje: o rosário, a Missa, havendo nesse tempo o momento da aparição de Nossa Senhora. Nessa hora, ela se prostra de joelhos, seu rosto se ilumina e ela vê Nossa Senhora, conversa com ela e recebe diariamente suas mensagens.

ReligiaoCatolica.com- Em Medjugorje, durante as orações diárias, ou seja, Rosário e a Santa Missa, há o momento da aparição. As aparições continuam sendo diárias e são sempre acompanhadas por mensagens?

Vicka- Sim, Nossa Senhora aparece todos os dias e nos deixa mensagens diariamente, para o Ivan, Marija (Maria) e para mim. As mensagens do dia 25 de cada mês, que são divulgadas para todo o mundo, são deixadas somente para Marija.

ReligiaoCatolica.com- Como você percebe a presença de Nossa Senhora? Como você a vê?

Vicka- Vejo Nossa Senhora como agora vejo você. É uma pessoa viva como nós, nos dá a mão, nos beija, nos abraça. Antes de sua chegada aparece uma luz por três vezes, esse é o sinal que antecede sua presença. Nossa Senhora vem vestida com um manto cinza e véu é branco. Seus cabelos são pretos e os olhos azuis. Ela é extremamente linda! E quando perguntamos por que era tão bonita, ela nos respondeu: “Sou bela porque amo”. Nossa Senhora nos ensinou que a beleza exterior nasce no coração, vem do nosso interior, quando amamos.

ReligiaoCatolica.com- Suas vestes são sempre iguais?

Vicka- Por ocasião das grandes festas, como Natal, Páscoa e aniversários, ela vem com uma veste toda de ouro. No Natal a Senhora chega com o Menino Jesus nos braços. Por ocasião do nosso aniversário, ela nos cumprimenta e quando é o aniversário dela, nós a cumprimentamos.

Há alguns anos atrás, na sexta-feira Santa, ela chegava com Jesus adulto, enfaixado, com coroa de espinhos e todo ensangüentado. É uma visão terrível. Ver quadros da agonia de Jesus é uma coisa, mas assim, tão vivo, é outra. Causa-nos muita dor. A razão dessa visão, foi para que pudéssemos ver de perto o quanto Jesus sofreu por nós. E Ele ainda sofre quando as pessoas se deixam envolver por coisas materiais, não se voltam para Deus e desprezam Seus ensinamentos.

ReligiaoCatolica.com- Qual a maior recomendação ou preocupação de Nossa Senhora?

Vicka- Neste momento, Nossa senhora preocupa-se com as famílias e os jovens. Diz que o momento é muito, muito difícil. Hoje as famílias estão muito divididas, ninguém tem tempo e muito menos para a oração.


ReligiaoCatolica.com- E de que maneira Nossa Senhora nos ensina a orar por nossas famílias e pelos jovens?

Vicka- Nós somente podemos ajudar os jovens com amor e oração. Diz que as famílias que têm o hábito de orar unidas, tornam-se fortes. Satanás não pode fazer nada e o que ele quer é destruir as famílias. Por isso é importante que se encontre ao menos dez minutinhos para a oração em família. E Nossa Senhora diz que não há nada mais importante do que nossa família. Ela deve vir em primeiro lugar e depois todo o resto.

ReligiaoCatolica.com- Como Nossa Senhora nos ensina a orar por nossas famílias e pelo mundo?

Vicka- Toda oração feita com o coração é válida, mas a oração preferida de Nossa Senhora é o terço ou o rosário. Ela também recomenda em primeiro lugar a Santa Missa, pois nada é mais importante do que essa oração. É o momento em que Jesus se faz presente. Nossa Senhora recomenda a Missa diária.

ReligiaoCatolica.com- Quanto aos acontecimentos atuais, ameaças de guerra e terrorismo, há alguma mensagem em especial?

Vicka- Nossa Senhora sempre nos fala de maneira generalizada. Suas mensagens são para todos os seus filhos. Diz, também, que tem um plano para nós, mas não pode, ainda, colocá-lo em prática, pois estamos muito longe de seus apelos. Deveríamos nos preocupar em ouvi-la, rezar e deixar os acontecimentos graves por conta dela. No entanto, nossa atenção está voltada muito mais para as notícias mundiais do que para suas recomendações.Ela não pede nada para
si mesma, suas mensagens são para nosso bem. Nesses vinte anos de aparições, ela como Mãe, não se cansa, volta todos os dias e diz: “Se vocês soubessem quanto os amo, chorariam de alegria”, mas nós estamos longe dessa alegria.

ReligiaoCatolica.com- Quando estive em Medjugorje, em 95, duas colocações me chamaram a atenção. Uma delas refere-se ao que foi dito sobre o poder da oração e a outra foi o grande apelo à conversão. Gostaria de saber se a promessa de Nossa Senhora, de deixar um sinal visível, teria ligação com seus apelos.

Vicka- Sim, ela diz que, unidos em oração, podemos mandar uma guerra embora.

Nossa Senhora nos pede também que nossa conversão seja constante. A conversão é um processo crescente e para toda a vida. Devemos pedir, todos os dias, o dom da conversão para Deus. Não podemos dizer: “já sou convertido”, e se alguém diz isso, é sinal de que não está, mesmo porque a conversão não se fala, se vive. E de fato, Nossa Senhora deixará um sinal visível e permanente no Monte das Aparições. Esse sinal será deixado para nos mostrar que ela está perto de nós e também para aqueles que ainda estão longe de Deus. Para que creiam.

ReligiaoCatolica.com- Vicka, durante suas explanações sobre as aparições, você citou um convite de Nossa Senhora para uma visita ao Paraíso, ao Purgatório e ao Inferno. Você poderia repetir como foi e o que viu, para nossos leitores?

Vicka- Sim. Estávamos na casa de Jakov, e Nossa Senhora, durante a aparição nos disse: “Agora vocês vem comigo para ver o Paraíso, o Purgatório e o Inferno”. Imediatamente, Jakov respondeu que não queria ir, pois ainda era muito cedo para ele morrer. Nossa Senhora o acalma dizendo que seria somente por alguns momentos e depois estaríamos de volta. E assim, ela pegou a minha mão direita e na mão esquerda de Jakov e nos levou. O telhado se abriu somente para passarmos e num segundo chegamos no Paraíso. Este é um grande espaço, com uma grande luz que não existe sobre a terra. Vimos pessoas todas iguais, nem gordas e nem magras, com vestes cinza, vermelha e amarela. Todos se movem, rezam e cantam e há pequenos anjos que voam. Nossa Senhora nos disse: “Olhem essas pessoas como são felizes, e uma felicidade que não existe na terra”.

O Purgatório é também um grande espaço e não se vêem as pessoas, apenas uma grande névoa. Podemos perceber que as pessoas sofrem. Nossa Senhora disse: “as pessoas que estão aqui estão sofrendo e esperando as nossas orações para chegar ao Paraíso”.

No inferno, antes eu vi um grande fogo e pessoas em seu estado normal. Quando o fogo chegava, todos se transformavam como diferentes animais. Nossa Senhora nos disse que as pessoas estão no inferno por sua própria vontade. Também as pessoas que vivem sobre a terra e vivem contra Deus estão vivendo um inferno e depois continuam no mesmo estado. Há pouquíssimas pessoas que dizem não acreditar em nada depois da morte. Afirmam: -Com a morte tudo acaba. Nossa Senhora diz que isso é uma grande mentira. Estamos na terra somente de passagem”. Continuou dizendo: “Eu trouxe vocês aqui para mostrar esta verdade: a vida continua após a morte”. Depois Nossa Senhora nos levou de volta. Isso durou uns vinte minutos.

ReligiaoCatolica.com- Nossa Senhora disse numa das aparições: “Orem ao Espírito Santo. As pessoas oram de modo errado. Vão ao santuário para pedir graças, mas pouco pedem ao Espírito Santo”. Diante dessa colocação, de que forma devemos orar?

Vicka- Sim, é verdade, e o que Nossa Senhora diz é que nós comandamos a oração, pedimos e queremos coisas e não pedimos o dom do Espírito Santo, isto é, o que Deus quer de nós. Devemos pedir para que

o Espírito Santo desça dentro do nosso coração e se Deus quiser nos dar algum dom, Ele dará. Porém, nós não devemos obrigar a Deus a nos dar o que queremos.

ReligiaoCatolica.com- Como orientar as pessoas que pedem os dons de serviço para contribuir com a missão da Igreja?

Vicka- Eu acho que não devemos pedir nada. Deus sabe o que deve nos dar e nos dá o que precisamos para continuar.


Pe Eugenio – Sinto que as pessoas pouco lêem e pouco estudam. É preciso sair da superfície e estudar, estudar muito. Por exemplo, durante a última missa de cura, que eu celebrei, um paralítico levantou-se e andou. Poderíamos perguntar: - será que Deus mudou de idéia com relação a esse paralítico? É a isso que me refiro, pouco se sabe sobre o que é a “oração de cura”. Devemos saber que quando foi dito: - “uma pessoa está sendo curada”, o padre se encontrava, naquele momento, na vontade de Deus. E tudo deve ser feito na vontade de Deus e em obediência à Igreja.

ReligiaoCatolica.com- Vicka, como você vê a evangelização através da internet?

Vicka- Em Medjugorje, também temos internet, onde são divulgadas as mensagens e outras coisas. Tudo isso é bom. Mas o mais importante é fazermos a nossa vida, pois se nós vivemos, podemos dar a vida aos outros. O perigo é quando as pessoas escrevem o que querem. Se escrevem a vontade de Deus é uma coisa boa. Outro perigo é que as pessoas fiquem somente na internet e não participem da Missa ou rezem menos.

ReligiaoCatolica.com- Eu acredito que a cada um de nós, Deus dá uma missão. Cada um na sua maneira de ser, com sua personalidade. E a minha missão é a evangelização “publicada”, seja através da internet ou por meio dos livros.

Vicka- Sim, tudo é bom. Todo o conjunto é bom. O importante é a vida, se eu vivo outros também vivem.

ReligiaoCatolica.com- Vicka, você disse anteriormente que conversão não se fala, se vive. Como colocar a “vivência” na internet?

Vicka- Colocando na internet uma mensagem de Nossa Senhora onde ela fala de conversão já é um modo de vivência e depois cada um de nós tem uma maneira de se converter.

ReligiaoCatolica.com- Vicka, este é para nós um momento muitíssimo especial. Quero agradecer seu sorriso, sua atenção, seu tempo, sua disposição em nos atender. Muito obrigada. Deus a abençoe!

Vicka- Estou muito contente de estar aqui no Brasil, na Fraternidade do Pe Eugenio. Eu diria que todos nós podemos ser felizes, vivendo as mensagens de Nossa

Senhora. Eu vou rezar por todos vocês, por suas famílias e por todo trabalho que realizam.

ReligiaoCatolica.com- Esclarecimentos: Em suas aparições, Nossa Senhora recomenda constantemente a nossa conversão. A conversão é um processo diário e contínuo e significa: buscar a Deus. Nosso crescimento espiritual só acontece através da oração, por isso Nossa Senhora insiste na oração diária e propõe a reza do rosário ou terço, missa e adoração Eucarística, jejum, freqüência aos sacramentos, leitura bíblica. Somente através da oração acontece o crescimento da nossa fé, discernimento para reconhecer a vontade de Deus para nós e forças para enfrentar os problemas do dia-a-dia.

Videntes: Em todas as aparições, Nossa Senhora tem se mostrado, quase sempre, a um vidente. Em Fátima, mostrou-se a três pastorinhos e em Medjugorje, foram escolhidos cinco jovens e um menino. Os videntes são encarregados de anunciar as revelações e apelos feitos por Nossa Senhora.

Desde então, Vicka dedicou sua vida em propagar as mensagens e fazer com que a Rainha da Paz fosse conhecida, bem como suas mensagens.

Entrevista elaborada por Sílvia Bruno Securato

email: silvia@religiaocatolica.com.br

Tradução: Pe. Eugenio La Barbera

Fotografia: Maria Emília e Irmão José Maria





www.religiaocatolica.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.695
Visitas Únicas Hoje: 971
Usuários Online: 236