espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 14877 - Quaresma 2018: fique por dentro das principais datas deste período
Artigo visto 2538




Visto: 2538
Postado em: 08/02/18 às 11:40:20 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=14877
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Programe-se para as celebrações, Missas e procissões

A preparação para a Páscoa dura 40 dias e lembra o período que Jesus passou no deserto, rezando e meditando. Deve ser encarado como um tempo de jejum e penitência.

Neste período, espera-se que os católicos participem intensamente das celebrações, que estão entre as mais importantes do calendário litúrgico. Mas, neste ano, quando caem as datas mais importantes da Quaresma?

A gente preparou um guia para não te deixar perdido. Também é você se informar dos horários de Missas, procissões e celebrações em sua paróquia e se programar para participar de todas com muita fé.

Quarta-feira de Cinzas: 14 de fevereiro

O começo da Quaresma é sempre na quarta-feira anterior ao Primeiro Domingo da Quaresma – este ano, em 14 de fevereiro. Este dia é marcado por uma celebração, em que o padre traça uma cruz com cinza na testa de cada fiel. Trata-se de uma simbologia para nos lembrar de nossa conversão, de que somos pó e ao pó voltaremos. 

Domingo de Ramos: 25 de março

No Domingo anterior à Páscoa – 25 de março, neste ano – a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Os fiéis se reúnem antes da Missa e levam um ramo verde. Depois da bênção, entram na igreja em procissão para ouvir o Evangelho da Paixão, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quinta-feira Santa: 29 de março

Na Missa da tarde, celebra-se a “Última Ceia” que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Ele tomou o pão e o vinho e deu graças, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia. Também há o ritual do “Lava-pés”, que celebra a passagem em que Cristo lavou o pé dos discípulos antes da Última Ceia.

Sexta-feira Santa: 30 de março

Jesus morre na cruz, traído por Judas e abandonado por Pedro. É arrastado e sobe ao Calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sombrio para os fiéis.

Sábado de Aleluia: 31 de março

Jesus repousa na tumba. É um dia de silêncio e reconhecimento em que se medita sobre a morte de Cristo na cruz e seu sepultamento. À noite, começa a Vigília Pascal, em que é celebrada a passagem da escuridão para a luz, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa: 1.º de abril

Cristo ressuscitou! É a concretização das promessas feitas por Deus a seu povo. Assim, a festa da Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão. É um dia de alegria, celebrado com Missa solene. O clero se veste de branco ou ouro, símbolos de alegria e de luz.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.808
Visitas Únicas Hoje: 1.264
Usuários Online: 392