Espacojames


Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=48wf3hrpvW0 ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 9809 - 88 – A Resposta Católica: O que é necessário para bem se confessar?
Artigo visto 2208 vezes




Visto: 2208
Postado em: 02/06/12 às 07:34:02 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=9809
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica

O Catecismo da Igreja Católica, no início do Capítulo II, dedicado aos Sacramentos de Cura, ensina que:

"O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos." (1421)

"O sacramento da penitência pode ter outros nomes também, dentre eles: conversão, confissão, perdão e reconciliação. Pode ser denominado Sacramento da Confissão "porque a declaração, a confissão dos pecados diante do sacerdote e um elemento essencial desse sacramento. Num sentido profundo esse sacramento é uma confissão, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador." (1424)
Portanto, as condições mínimas para a validade do sacramento da confissão são o arrependimento e a presença de um sacerdote. O Código de Direito Canônico, em seu cânon 966, diz que para a válida absolvição dos pecados se requer que o ministro, além do poder de ordem, tenha a faculdade de exercer esse poder em favor dos fiéis aos quais dá absolvição.

Entretanto, para a integridade do sacramento é preciso que a pessoa manifeste verbalmente os seus pecados graves, inclusive citando as circunstâncias que sejam agravantes, que haja o arrependimento, manifestado geralmente pelo ato de contrição, que receba do sacerdote uma obra satisfatória ou penitência e, por fim, que seja pronunciada a fórmula da absolvição. É o que diz o Código de Direito Canônico, no cânon 987, cuja orientação remonta ao Concílio de Trento.

Por outro lado, para a integralidade do sacramento é preciso também uma disposição do sacerdote, o qual deve estar aberto a ouvir a confissão, impor uma obra satisfatória, conforme diz o cânon 981: De acordo com a gravidade e número dos pecados, levando em conta, porém, a condição do penitente, o confessor imponha salutares e convenientes satisfações, que o penitente em pessoa tem obrigação de cumprir. É adequado, portanto, que o sacerdote prescreva um "remédio", algo que ajude o penitente a sair da "doença" do pecado, exortando-o a praticar ações pessoais e concretas para sair do vício, para realmente converter-se.

É louvável ainda recordar que aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações. (1423)

"Aja com humildade e confesse-se com assiduidade."(Santo Padre Pio de Pietrelcina)


Fonte: http://padrepauloricardo.org





LEIA TAMBÉM
87 – A Resposta Católica: Como devemos guardar o domingo e os dias santos?
86 – A Resposta Católica: É possível receber a comunhão em uma Igreja Ortodoxa?
85 – A Resposta Católica: Por que voltar ao uso do latim na liturgia?
84 – A Resposta Católica: Posso comungar com minhas próprias mãos o Corpo e Sangue do Senhor?
83 – A Resposta Católica: Padrinhos homossexuais
82 – A Resposta Católica: São permitidas músicas protestantes dentro da Santa Missa?
81 – A Resposta Católica: Pároco pede aos catequistas para se vestirem de palhaços na Santa Missa, o que fazer?
80 – A Resposta Católica: “O que fazer com a inveja?”
79 – A Resposta Católica: “Como posso cooperar com Deus para desenvolver em mim as virtudes teologais?”



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.145.278
Visitas Únicas Hoje: 1.610
Usuários Online: 499