espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Levi Sousa




Artigo N.º 12997 - ATENÇÃO - O que fazer com imagens sacras ou bentas quebradas ???
Artigo visto 5069




Visto: 5069
Postado em: 16/02/15 às 15:40:51 por: James
Categoria: Artigos Levi Sousa
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=200&id=12997
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Levi Sousa


Levi L. O. Sousa

Boa noite James, irmãos!
Que a Paz do Senhor JESUS, o amor de Maria e a justiça de Jose estejam convosco.

NOTA: Infelizmente todos nós ou pelo menos (90%) das pessoas em geral, carregamos e disseminamos uma herança terrível, que provem de nossos familiares e ancestrais -(arvores genealógicas) - tanto próximas, quanto muito distantes também. Os que não possuem esta contaminação ou este habito através dos seus familiares ou ancestrais, acabam se contaminando agudamente por intermédio de seus amigos, colegas ou até mesmo de terceiros que possuam influencias sociais, econômicas ou mesmo politicas.  Por fim, estes supracitados contaminados (pela sociedade, pela elite, ou seja pelo povão) transforma-se também , mesmo que involuntariamente, em terríveis transmissores. Estou falando não somente das imagens, cujo o tema e texto abaixo ira discorrer e orientar o verdadeiro caminho e a sábia decisão, mas também das infelizes SUPERTIÇÕES e CRENDICES, que ao longo dos tempos vamos adquirindo e multiplicando como um formigueiro em nossas vidas. O mais absurdo é que existe uma enormidade de pessoas que se apegam tanto... mais tanto.., que chegam a partir para ignorância e vias de fato, pois defendem com unhas e dentes à determinadas besteiras e ilusões, que nem ao menos conhecem o fundamento ou a sua origem. 

SUPERTIÇÕES - “SÓ ALGUMAS”  EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS:

Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz a ocultismos, falsos deuses e crendices; Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos; Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa; Cruzar com gato preto na rua dá azar; Jogar sabão para Santa Clara faz parar de chover; Chinelo ou sapato com a sola virada para cima, o pai ou a mãe podem morrer; Sol com chuva, casamento de viúva; Quem não fica feliz por achar um trevo de quatro folhas? Opa, é sorte garantida para todo o dia – (Quanta bobeira);É sempre bom ter uma pimenteira dentro de casa, evita o mal olhado; Apontar estrela com o dedo faz nascer verruga; Mulher que tem o segundo dedo do pé maior que o primeiro, manda no marido; Cortar cabelo na sexta-feira Santa não cresce mais; Para dispensar uma visita chata, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta; Crianças que montarem em vassouras serão infelizes;  Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade; Sexta-feira 13 é dia de azar e do lobisomem; Agosto é mês do desgosto; Assobiar à noite chama cobra; Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar; Comer manga com leite faz mal; Jogar sal no fogo espanta o azar.; Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesse caso, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder ou morda a gola da camisa e a pessoa morderá a língua; A pessoa que é pulada não cresce mais; Dentro de casa, o guarda -chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares; Quem passa debaixo do arco-íris  - troca de sexo. Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor; Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso, e bem no canto da sala, traz sorte.

Observação: 

Se acaso não fosse pedra de tropeço para muitos, ou não levasse lentamente para o caminho da perdição, certamente seria muito engraçado! - (LS.2015).

O que fazer com imagens sacras ou bentas quebradas ???

Pessoas muitos respeitadas e outras inseguras na doutrina não sabem como se desfazer das imagens bentas quebradas, estragadas, deterioradas.
Será verdade que jogá-las no lixo pode fazer mal ??? – Não, isto é superstição !!!

E sobre o costume de colocá-las junto a um cruzeiro ou aos oratórios de estrada. O que pensar? Objetos abençoados não têm em si algo divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Como símbolos religiosos merecem respeitos e veneração. Símbolos são um recurso da comunicação humana em todas as culturas. A dimensão simbólica é uma propriedade entre o racional e o biológico ou a pura sensibilidade.

Usamos esta linguagem no dia a dia e não só nas palavras e gestos. Ora, todas as religiões expressam através de objetos simbólicos mesmo aquelas contrárias ao uso das imagens. O culto cristão às imagens enquanto bíblico entra no universo simbólico religioso. Vem do mistério da pessoa humana.

O livro de Gêneses é enfático ao afirmar que Deus fez homem e mulher à sua imagem e semelhança (Gn 1,26-27). Os dois não são iguais a Deus, mas têm algo divino e de certa forma o retratam. São Paulo diz que Jesus é "a imagem do Deus invisível, é o primogênito de toda criatura (Cl 1,15).

Os cristãos refletem como num espelho a glória do Senhor e vão se transformando na sua imagem e semelhança (2Cor 3,18). Deus não pode ser objetificado, mas é a sua imagem que nos amamos outros. Ela nunca pode ser quebrada, deteriorada e jogada fora. Em nós e nos outros. Nenhuma sociedade, cultura ou legislação pode desprezar a pessoa humana, ofender a sua dignidade por meio de injustiças e corrupção moral.

No culto cristão a veneração a Maria e aos santos nos leva ao mistério pascal de Cristo. É a força redentora de sua graça que age nos santos. “A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela Palavra”. Imagem e Palavra iluminam-se mutuamente" (CIC n. 60).

Mas, é culto idolátrico acreditar mais na imagem que imita o santo (a). Da mesma forma atribuir bênção, poder espiritual ou valor religioso ao símbolo avariado desvirtua a veneração e não glorifica a Deus. Imagens abençoadas são dignas de estima e conservação zelosa porque inspiram a fé e a confiança na Graça de Deus dada a nós por Jesus.

Uma vez quebradas, estragadas, danificadas são indignas de honra e veneração. Não representam mais nem simbolizam nenhuma intermediação com o sagrado o. Acabar de quebrá-las (ou destruir objetos sacros estragados) é a maneira mais respeitosa de se desfazer delas e deles.

O próprio respeito ao uso espiritual, à sua linguagem simbólica pede sua destruição total. Se possível enterrando, queimando ou colocando no lixo em pedaços bem pequenos. Nunca deixar junto a Cruzeiros ou oratórios. Venerar os santos não pode sequer parecer mais importante que a salvação em Cristo.

Fonte: Pe. Antônio Clayton Sant'Anna, C.SS.R.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.../ SALVE MARIA - SALVE MARIA ... / SALVE JOSE - SALVE JOSE ...
Grande abraço,    




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.058
Visitas Únicas Hoje: 447
Usuários Online: 380