espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10135 - Ataque suicida contra vídeo de Maomé deixa nove estrangeiros mortos em Cabul
Artigo visto 2725




Visto: 2725
Postado em: 18/09/12 às 07:45:13 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10135
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


(Atualiza com número de mortos) Pelo menos nove estrangeiros e três afegãos morreram nesta terça-feira vítimas de um ataque suicida em represália ao vídeo que parodia o profeta Maomé perpetrado contra um veículo de uma empresa nas proximidades do aeroporto de Cabul.

O ataque, cometido por uma mulher que dirigia uma caminhonete, ocorreu por volta das 6h45 local (23h15 Brasília). Todas as vítimas são civis, segundo afirmou à Agência Efe o chefe de Investigação Criminal da Polícia de Cabul, Mohammed Zahir.
Em comunicado emitido horas depois, a polícia informou que nove estrangeiros e três civis afegãos morreram. Além disso, dois membros das forças de segurança do país ficaram feridos.

De acordo com a agência afegã "AIP", os estrangeiros trabalhavam na companhia de transporte AFC.

O ataque foi reivindicado por um porta-voz do grupo insurgente Hezb-e-Islami Gulbudin, um movimento fundamentalista próximo ao talibã e que já cometeu vários atentados em Cabul no passado.

Segundo disse à Efe o porta-voz do grupo, Zubair Sediqui, o ataque foi cometido por uma jovem de 20 anos "como vingança pelo filme anti-islâmico feito por um cineasta americano".
Sediqui afirmou que 16 pessoas morreram na ação. Os talibãs afegãos incentivaram a "vingança" contra o vídeo e o governo do país bloqueou o YouTube para evitar a divulgação do vídeo. Os protestos no Afeganistão foram menores do que no mundo árabe.

Cabul tem um aparato de segurança melhor do que outras cidades afegãs, mas é um alvo recorrente da insurgência talibã e de outros grupos jihadistas, que têm o objetivo de golpear as tropas internacionais no país e as instituições do governo afegão.

O último ataque suicida ocorreu em 8 de setembro e matou cinco adolescentes na zona diplomática de Cabul. Os talibãs lutam para derrubar o governo afegão e forçar a saída do país das tropas internacionais, e com isso instaurar um regime fundamentalista islâmico, que governou o país entre 1996 a 2001, ano da invasão dos EUA. EFE
fpw-daa/dk


Fonte: http://noticias.terra.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.584
Visitas Únicas Hoje: 1.040
Usuários Online: 441