2005: BIS propõe moeda global
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 1275 - 2005: BIS propõe moeda global
Artigo visto 3075




Visto: 3075
Postado em: 27/03/09 às 00:11:55 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=1275
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


26 August, 2005

Em 27 de junho, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) divulgou o seu relatório anual de 2004-05, o 75o desde a fundação do banco em 1930, para funcionar como o "banco central dos bancos centrais". O documento, que analisa o cenário econômico-financeiro mundial com a linguagem cautelosa do setor, não obstante, oferece algumas pistas sobre a instabilidade sistêmica vigente a um leitor cuidadoso.

A Introdução, pitorescamente intitulada "Até agora, tudo bem", pontifica: "Olhando para trás nas últimas duas décadas, várias tendências econômicas globais podem ser identificadas. Menos e menos inflação volátil, acompanhada por um crescimento maior e menos volátil, foram características bem-vindas. Menos bem-vindos foram os desequilíbrios externos e internos, estes últimos levando a períodos mais freqüentes de tensões financeiras, com freqüência associados a rápidos aumentos no crédito, preços dos ativos e investimentos fixos. Todas essas tendências têm suas raízes em três grandes mudanças estruturais: a disseminação da liberalização em toda a economia global, o desenvolvimento de mercados financeiros mais completos e o crescente foco dos bancos centrais na inflação baixa. Olhando para trás no último ano fiscal, foram mantidos um crescimento forte e uma inflação baixa, mas também os desequilíbrios externos. Os mercados financeiros mostraram evidências adicionais de superextensão, refletindo a busca por rendimentos, em face das políticas de juros muito baixos, e os preços imobiliários em vários países estabeleceram novos recordes."

Além de observar alguns "preocupantes padrões de desigualdade do crescimento mundial", o relatório afirma que "o tema subjacente parece ser que não temos mais um sistema que, de alguma forma, force os países a alterar a sua absorção doméstica (de capitais) e as taxas de câmbio associadas de modo a reduzir os desequilíbrios externos de uma maneira ordenada". Por isso, o BIS endossa a recomendação que um grupo de financistas do Establishment financeiro internacional tem sugerido: a adoção de uma moeda internacional ou, pelo menos, de blocos monetários regionais liderados pelo dólar, o euro e o iene/yuan.

A proposta do BIS se assemelha à do grupelho de pensadores da alta finança que tem defendido a moeda global, no qual se destacam o ex-presidente da Reserva Federal dos EUA Paul Volcker, o Prêmio Nobel de Economia Robert Mundell e o ex-ministro da Economia argentino Domingo Cavallo. O grupo fundou a Associação para uma Moeda Global Única (www.globalcurrencyassociation.org)e tem promovido a idéia em conferências em vários países. Como etapa transitória para a moeda única, propõem exatamente um arranjo semelhante ao sugerido pelo BIS, um esquema tríplice dólar-euro-iene (e, possivelmente, a libra esterlina e o yuan) (Resenha Estratégica, 26/10/2004).

Quanto a uma efetiva reformulação do sistema financeiro mundial, orientada para permitir uma reconstrução das economias nacionais combalidas por três décadas de financeirização e a retomada do desenvolvimento socioeconômico em escala global, tal perspectiva nem de longe passa pelos planos desses próceres oligárquicos.

 


fonte: Msia



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.844.875
Visitas Únicas Hoje: 321
Usuários Online: 144