espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 12992 - Denis Mukwege, o anjo da guarda das mulheres violentadas
Artigo visto 2320




Visto: 2320
Postado em: 10/02/15 às 08:28:25 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=12992
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Prêmio Sacharov, pela liberdade de pensamento, ao ginecologista que devolveu a dignidade a vítimas de estupro e violência

As mulheres africanas o consideram um verdadeiro salvador. E agora também o Parlamento Europeu reconhece publicamente o seu valor. Este á Denis Mukwege, médico de profissão, conhecido também como “o homem que cura as mulheres”.

Ele acaba de recer o prêmio Sacharov pela liberdade de pensamento, um dos mais importantes reconhecimentos do Parlamento Europeu.

 

 

16 anos curando vítimas de estupro

O doutor Mukwege vive e trabalha em Bukavu, capital da região de Sud Kivu, extremo leste da República Democrática do Congo, divisa com Burundi e Ruanda. Esta região, há vinte anos, é teatro de uma guerra que é superada em número de vítimas apenas pela Segunda Guerra Mundial. As vítimas deste conflito não são apenas os que morreram: as primeiras vítimas são as mulheres. Não apenas estupros, mas torturas indescritíveis, que deixam marcas por toda a vida. Uma violência que destrói o aparato reprodutivo feminino, aniquila a dignidade das mulheres e destrói o tecido social.

O médico passou sua vida denunciando os estupros de guerra que duraram 16 anos na República Democrática do Congo. Ele tratou milhares mulheres violentadas e que tiveram suas vidas marcadas, além de erguer as suas pobres e fracas vozes perante o mundo. Isso para que todos pudessem ao menos saber da existência delas.

 

 

Ligado à humanidade

O anúncio do prêmio foi feito pelo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, no encerramento de uma breve reunião entre os líderes. “A humanidade e os presidentes dos grupos políticos decidiram dar o Prêmio Sakharov 2014 a um médico que está à frente da luta pelos direitos das mulheres no continente africano”. Houve consenso imediato (La Stampa, 22 de outubro).


Fonte: http://www.aleteia.org/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.850.043
Visitas Únicas Hoje: 336
Usuários Online: 206