espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 13752 - Crise de refugiados prossegue e naufrágio deixa 13 mortos
Artigo visto 2493




Visto: 2493
Postado em: 21/09/15 às 14:11:25 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=13752
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Quase 2.800 pessoas morreram durante a travessia em naufrágios

Milhares de migrantes prosseguiam neste domingo com a viagem para a Áustria e para o oeste e o norte da Europa, atravessando Croácia, Hungria e Eslovênia, que tentam impedir o grande fluxo, ao mesmo tempo em que uma nova tragédia marcou a fuga dos refugiados.

Treze pessoas morreram neste domingo, incluindo seis crianças, e várias são consideradas desaparecidas após a colisão na Turquia de uma balsa com um bote de migrantes que seguia para a Grécia, informou a agência de notícias Dogan.

O acidente aconteceu na costa de Canakkale, noroeste da Turquia.

Quarenta e seis refugiados estavam no bote que afundou no Mar Egeu, segundo a agência Dogan, que não revelou a nacionalidade das vítimas.

A Guarda Costeira conseguiu salvar 22 passageiros e continua procurando possíveis sobreviventes.

Nos últimos meses, muitos migrantes, em sua maioria sírios, tentaram viajar da Turquia para as ilhas gregas mais próximas, porta de entrada para a União Europeia (UE).

As condições de travessia do Mar Egeu são perigosas e os naufrágios frequentes.

No total, 274 migrantes morreram afogados desde o início do ano em águas turcas e 53.200 foram resgatados pela Guarda Costeira, segundo o governo.

Desde janeiro, quase 310.000 refugiados entraram no território da União Europeia através da Grécia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Quase 2.800 pessoas morreram durante a travessia em naufrágios.

Neste domingo, a Marinha italiana resgatou 250 pessoas, enquanto na Líbia outras 215 foram salvas em alto-mar.

 

Fluxo incessante

Neste domingo, a Hungria reabriu a fronteira com a Sérvia no posto de Röszke, onde foram registrados confrontos entre a polícia e os migrantes na quarta-feira passada.

Em Nickelsdorf, cidade austríaca na fronteira com a Hungria, a polícia regional calculou em 4.700 os refugiados que chegaram durante a noite.

Eles serão levados para centros de recepção, que já abrigam mais de 10.000 migrantes que entraram no país no sábado.

De acordo com a Cruz Vermelha, outros 2.000 entraram na Alemanha, evitando os postos de fronteira.

A polícia austríaca informou que as autoridades húngaras transportaram os migrantes de ônibus para dois centros de registro próximos da fronteira.

Muitos prosseguiram imediatamente para a Áustria, sem encontrar resistência das autoridades húngaras.

Apesar dos anúncios do governo da Hungria, as cercas de alambrado ao longo da fronteira não foram concluídas, segundo correspondentes da AFP.

O fluxo de migrantes que entra na Croácia a partir da Sérvia continua sendo grande. Zagreb contabilizou 21.000 entradas desde quarta-feira e espera a manutenção da tendência.

Muitos passam pelo posto fronteiriço de Tovarnik, de onde são levados de trem e ônibus para a fronteira húngara, até as localidades de Beremend e Letenye.

Apesar das divergências entre Croácia e Hungria sobre os migrantes, a realidade na fronteira mostra um sistema particularmente eficaz de cooperação entre os países vizinhos.

No sábado à noite, por exemplo, na passagem croata-húngara de Baranjsko Petrovo Selo – Beremend, região nordeste da Croácia, 11 ônibus croatas transportaram 600 migrantes.

A passagem de um país para o outro seguia um protocolo bem ajustado: um ônibus croata parava na fronteira, os passageiros desciam e caminhavam até a Hungria, onde embarcavam em um ônibus húngaro que partia imediatamente.

Na manhã deste domingo, a chuva afetava a localidade de Beremend. Do lado croata não havia policiais nem ônibus, mas uma emissora de rádio informou que veículos serão enviados nas próximas horas.

Segundo a polícia, 4.906 refugiados entraram na Hungria no sábado, 166 procedentes da Sérvia e 4.740 da Croácia.

Neste domingo, 700 migrantes aguardavam para entrar na Eslovênia a partir da Croácia, em vários postos da fronteira.

 

Divisões na UE

O incessante fluxo migratório aumenta a pressão sobre a União Europeia (UE), que convocou uma reunião de cúpula para a próxima quarta-feira em Bruxelas para tentar superar as profundas divisões.

O comissário para a Ampliação da UE, Johannes Hahn, afirmou no sábado que a Europa deveria incentivar as pessoas que fogem na guerra na Síria a que permaneçam nos países vizinhos, com a entrega de ajuda. Ele propôs, em particular, a liberação de até um bilhão de euros para a Turquia, que já recebeu quase dois milhões de deslocados.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.881
Visitas Únicas Hoje: 2.018
Usuários Online: 548