Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14054 - Papa Francisco poderia convocar um consistório em 2016?
Artigo visto 1068 vezes




Visto: 1068
Postado em: 06/01/16 às 12:10:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14054
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Vaticano, 06 Jan. 16 / 10:00 am (ACI).

Fazer previsões com o Papa Francisco é difícil, na verdade, é quase impossível. Mas, como todo ano, tornam a falar insistentemente do consistório para a criação de novos cardeais. Atualmente, o Colégio Cardinalício está formado por 216 cardeais: 117 eleitores – com menos de 80 anos de idade – e 99 que já passaram desta idade e, portanto, excluídos de um futuro conclave.

O Papa Francisco presidiu seus dois consistórios sempre no mês de fevereiro, fazendo o anúncio durante a primeira semana de janeiro. Desta vez também poderia ser assim.

Prever a data do anúncio é impossível, assim como o número e os nomes dos futuros cardeais também, porque o Papa habituou a grandes surpresas nas eleições dos barretes vermelhos. Não obstante, pode sugerir uma proposta.

No final de 2016, dez cardeais completarão os 80 anos e, portanto, perderão o direito de ingressar no conclave: o Arcebispo Emérito de Los Angeles (Estados Unidos), Roger Mahony; o Prefeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias; o Bispo de Mainz (Alemanha), Cardeal Karl Lehmann; o Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada; o Arcebispo Emérito de Lagos (Nigéria), Cardeal Anthony Okogie; o Arcebispo Emérito de Madri (Espanha), Cardeal Antonio Maria Rouco Varela; o Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Ortega; o Arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana), Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez; o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli; e o Arcebispo de Dakar (Senegal), Cardeal Theodore Sarr.

Neste ano, para manter o número estabelecido por Paulo VI de 120 cardeais eleitores, o Papa Francisco poderia nomear pelo menos 13 cardeais no próximo consistório.

Entre os nomes que circulam em vista do próximo consistório estão o Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu; o organizador do Jubileu da Misericórdia, Dom Rino Fisichella; e os arcebispos de Bologna e Palermo, Dom Matteo Maria Zuppi e Dom Corrado Lorefice. Entretanto, ambos têm predecessores cardeais: o Cardeal Carlo Caffara, o Cardeal Salvatore De Giorgi e o Cardeal Pablo Romeo. Os cardeais Caffara e Romeo ainda são eleitores.

O Papa poderia surpreender novamente e deixar de fora as dioceses historicamente cardinalícias como Veneza e Turim, para premiar uma da fronteira, de repente do sul. Depois de ter promovido a dignidade cardinalícia os arcebispos de Perugia-Città della Pieve, Ancona-Osimo e Agrigento, de repente desta vez o Pontífice não escolha, por exemplo, o Arcebispo de Taranto ou do Campobasso-Boiano.

Na Europa, a púrpura poderia ir às sedes de Madri e Bruxelas, enquanto nos Estados Unidos poderiam ser Los Angeles ou Filadélfia. Na Ásia, está o Japão, que espera há muito tempo a inclusão de um de seus bispos no Colégio Cardinalício. A maior surpresa poderia chegar da África. O Papa poderia pôr o barrete vermelho no Arcebispo de Bangui (República Centro-Africana), Dom Dieudonnè Nzapalainga.

 


Fonte: www.acidigital.com

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.997.501
Visitas Únicas Hoje: 30.302
Usuários Online: 3.071