espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15706 - Coronavírus: Diocese de Roma cancela todas as missas públicas e anuncia dia de jejum e oração
Artigo visto 1081




Visto: 1081
Postado em: 10/03/20 às 13:36:51 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15706
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A Diocese de Roma cancelou todas as missas públicas até o dia 3 de abril em resposta ao surto de coronavírus. O anúncio do vigário geral da diocese, publicado na noite de domingo, segue um decreto do governo italiano que suspende todas as cerimônias religiosas públicas.

A Igreja de Roma … assume uma atitude de total responsabilidade para com a comunidade, na consciência de que a proteção contra o contágio requer medidas ainda drásticas, especialmente no contato interpessoal. Portanto, até a mesma data de 3 de abril, as celebrações litúrgicas comunitárias são suspensas ”, afirmou o cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Roma, em comunicado em 8 de março.

A estação da Quaresma nos ajuda a viver este grande julgamento evangelicamente. Eu os abençôo, confiando todos vocês a Nossa Senhora do Divino Amor ”, disse o vigário geral.

Os padres que vivem em Roma e na Cidade do Vaticano podem continuar a oferecer missas em particular. As paróquias de Roma permanecerão abertas para a oração pessoal antes do tabernáculo, disse a diocese.

O anúncio da diocese de Roma reflete a ação nacional adotada pela conferência dos bispos italianos.

A conferência também divulgou um comunicado em 8 de março, explicando que o decreto do governo italiano “suspende cerimônias civis e religiosas, incluindo cerimônias fúnebres, em todo o país até sexta-feira, 3 de abril”.

“A interpretação fornecida pelo governo inclui estritamente as missas e os ritos funerários entre as ‘cerimônias religiosas’. É uma passagem altamente restritiva, cuja recepção coincide com sofrimento e dificuldade entre pastores, padres e fiéis ”, disseram os bispos.

“A aceitação do decreto é mediada apenas pelo desejo de fazer sua parte, também nesta situação, de contribuir para a proteção da saúde pública”, afirmou a conferência.

Vídeos da missa diária privada do Papa Francisco, oferecidos em sua residência na Cidade do Vaticano, na Casa Santa Marta, serão transmitidos ao vivo pelo Vatican News no YouTube a partir de 9 de março.

A transmissão do vídeo “permitirá que aqueles que desejam acompanhar as celebrações unidas em oração com o Bispo de Roma”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Oitenta e quatro casos de coronavírus foram documentados na Lácio, região em torno de Roma, em 8 de março. Na Itália, 7.375 pessoas contraíram o vírus e 366 pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde.

A Diocese de Roma pediu a todos os católicos em Roma que observassem um dia de jejum e oração pelas vítimas do coronavírus em 11 de março, e convidou as pessoas a assistir a uma missa televisionada especial.

Ouvi o grito da nossa cidade, da Itália e do mundo, neste momento em particular que estamos vivendo. É uma situação à qual não estamos acostumados, que nos preocupa, mas acima de tudo, agora somos chamados a viver com a força de fé, a certeza da esperança, a alegria da caridade ”, escreveu o cardeal Donatis, vigário geral da diocese de Roma, em uma carta em 6 de março.

“Além do jejum … queremos chegar perto, com um sinal de esmola coletando ofertas que doaremos em apoio ao pessoal de saúde que está gastando generosamente e se sacrifica nos cuidados dos doentes”, disse ele.

As missas diárias foram canceladas no início desta semana em Milão, Veneza, Bolonha e outras regiões do norte da Itália, onde ocorreu a maioria dos casos de Covid-19.

O governo italiano impôs uma quarentena rigorosa em 8 de março para as regiões norte e central da Itália, incluindo Milão e Veneza.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte também anunciou o fechamento de museus, cinemas, shows, academias e locais arqueológicos em todo o país. Todas as escolas e universidades também permanecerão fechadas.

O Vaticano confirmou em 8 de março que havia apenas um diagnóstico positivo de Covid-19 na Cidade do Vaticano – uma pessoa que teve um resultado positivo em 5 de março durante um exame médico pré-emprego na clínica de Saúde e Higiene do Vaticano.

Cinco pessoas que mantiveram contato próximo com essa pessoa estão em quarentena por precaução, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Santa Sé. Os museus do Vaticano estão fechados até 3 de abril.

O Papa Francisco orou pelos que sofrem da epidemia de coronavírus durante seu discurso no Angelus em um vídeo transmitido ao vivo para a Praça de São Pedro, em 8 de março.

“Estou em oração próxima às pessoas que sofrem com a atual epidemia de coronavírus e a todos que cuidam delas”, disse ele.

“Uno-me aos meus irmãos bispos para incentivar os fiéis a viver esse momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade”, disse o Papa Francisco.

Traduzido de CNA


Fonte: https://templariodemaria.com.br/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.527
Visitas Únicas Hoje: 1.820
Usuários Online: 338