espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6120 - PAPA TEM MUITA ESPERANÇA NAS NEGOCIAÇÕES SOBRE A TERRA SANTA
Artigo visto 2547




Visto: 2547
Postado em: 04/09/10 às 21:50:43 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6120
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Reflexão do Pe. Lombardi sobre a visita do presidente Peres


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 3 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - O Papa Bento XVI tem grandes esperanças na retomada das negociações entre judeus e palestinos em Washington, pois o único caminho para a paz é o diálogo.

Assim explica o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, analisando a visita de ontem do presidente Simon Peres à Santa Sé, no último editorial de Octava Dies, do Centro Televisivo Vaticano.

Na visita de ontem, tanto o presidente de Israel como o Papa expressaram sua esperança em que se chegue finalmente a uma solução pacífica que respeite "as legítimas aspirações dos povos".

Esta visita, sublinha o Pe. Lombardi, aconteceu "precisamente enquanto começavam em Washington os diálogos entre israelenses e palestinos, sob os auspícios da administração americana".

O Papa "manifestou a Simon Peres a intensa esperança, sua e de toda a Igreja, pelo êxito das negociações, frente a uma paz estável na Terra Santa e em toda a região, sobre a base de um acordo respeitoso das legítimas aspirações de ambos os povos", afirma o porta-voz vaticano.

Neste sentido, sublinha Lombardi, "ninguém ignora a dificuldade desta empresa, após tantas tentativas fracassadas e em um contexto no qual muitos agem - não só de palavra, mas também com a violência - para que isso também fracasse".

No entanto, sublinha, o caminho do diálogo "continua sendo o único para construir, a longo prazo, um futuro de paz na justiça, que é, na verdade, o que todos buscam, ainda que os sofrimentos e o ódio tenham embaçado seus olhos".

"É o caminho que a Igreja indicou sempre, com constância e paciência, e que também o Papa Bento XVI anunciou valentemente em sua inesquecível viagem do ano passado, depois da terrível crise de Gaza."

A este "valor paciente" do Papa, indica o Pe. Lombardi, dava ontem um "extraordinário testemunho" a dedicatória que o presidente Peres compôs pessoalmente para o presente que ofereceu ao Papa, uma menorá de prata.

Neste candelabro de sete braços, antiquíssimo objeto ritual judaico, cópia daquele que uma vez esteve no templo de Salomão e que hoje também é símbolo do Estado de Israel, segundo revela Lombardi, o presidente Peres acrescentou esta inscrição: "A Sua Santidade o Papa Bento XVI, o Pastor que se empenha em conduzir-nos aos campos da bênção e aos campos da paz. Com grande afeto".

"O compromisso dos políticos, portanto, está acompanhado pelo compromisso das grandes autoridades morais e religiosas", afirma o Pe. Lombardi em seu editorial.

"Chegará, finalmente, a paz? Todos nós devemos nos comprometer nesta direção", conclui.


Fonte: http://zenit.org/article-25929?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.874
Visitas Únicas Hoje: 1.198
Usuários Online: 343