Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6354 - O CENTRO DE UMA VIDA FELIZ É A AMIZADE COM JESUS, AFIRMA PAPA
Artigo visto 1519 vezes




Visto: 1519
Postado em: 07/10/10 às 07:54:35 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6354
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Santa Gertrudes a Grande, na audiência geral

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 6 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - "O centro de uma vida feliz, de uma vida verdadeira, é a amizade com Jesus, o Senhor", afirmou hoje o Papa Bento XVI, durante a audiência geral realizada na Praça de São Pedro.

Depois de Matilde de Hackeborn, o Pontífice quis dedicar sua catequese semanal à segunda das quatro grandes místicas alemãs da Idade Média: Gertrudes a Grande, cuja existência "não é somente coisa do passado, histórica", mas "continua sendo uma escola de vida cristã".

A amizade com Jesus - disse o Papa espontaneamente, fora do discurso, no final da catequese - "se aprende no amor pela Sagrada Escritura, no amor pela liturgia, na fé profunda, no amor a Maria".

Assim se pode conhecer "cada vez mais o próprio Deus" e se alcança "a verdadeira felicidade, a meta da nossa vida", acrescentou.

Gertrudes, discípula de Matilde, foi chamada de "a Grande", explicou, "por sua estatura cultural e evangélica: com a sua vida e seu pensamento, incidiu de forma singular na espiritualidade cristã".

"É uma mulher excepcional, dotada de talentos naturais particulares e de extraordinários dons da graça, de profundíssima humildade e ardente zelo pela salvação do próximo, de íntima comunhão com Deus na contemplação e disponibilidade para socorrer os necessitados".

Ainda que dela tenham conservado poucos escritos, pois o mosteiro de Helfta, onde morou, foi secularizado depois da Reforma, sabe-se que era uma mulher de vasta cultura e que dominava os saberes da sua época.

Não se sabe nada sobre sua origem familiar, somente que entrou no mosteiro aos 5 anos.

"Gertrudes foi uma estudante extraordinária, aprendeu tudo o que podia aprender das ciências do Trívio e do Quadrívio; era fascinada pelo saber e se dedicou ao estudo profano com ardor e tenacidade, conseguindo êxitos escolares muito além de toda expectativa", explicou o Papa.

Apesar dos seus êxitos, em um determinado momento "começou a sentir desgosto por tudo isso, percebendo sua vaidade".

No dia 27 de janeiro de 1281, Gertrudes recebeu uma revelação mística, na qual o próprio Jesus lhe apareceu como um jovem. "A partir daquele momento, sua vida de comunhão com o Senhor se intensificou", contou o Papa.

"Sua biógrafa indica duas direções do que poderíamos chamar de particular ‘conversão sua: nos estudos, com a passagem radical dos estudos humanistas profanos aos teológicos, e na observância monástica, com a passagem da vida que ela define como negligente à vida de oração intensa, mística, com um excepcional ardor missionário", acrescentou.

Gertrudes transforma seu saber em apostolado: "dedica-se a escrever e divulgar as verdades da fé com clareza e simplicidade, graça e persuasão, servindo com amor e fidelidade a Igreja, até o ponto de ser útil e bem-vinda para os teólogos e pessoas piedosas".

Obras suas são "Arauto do divino amor", "As revelações" e os "Exercícios espirituais", que o Papa qualificou como "uma joia rara da literatura mística espiritual".

"Parece-me óbvio que estas não são somente coisas do passado, históricas, mas que a existência de Santa Gertrudes continua sendo uma escola de vida cristã, de reto caminho, que nos mostra que o centro de uma vida feliz, de uma vida verdadeira, é a amizade com Jesus, o Senhor", concluiu.


Fonte: zenit.org



LEIA TAMBÉM
Cardeal López Rodríguez: Existe um plano global para erradicar a tradição cristã
Que a Virgem Maria sustente as famílias no amor, afirmou o Papa em Palermo
Exorcista assegura que Satanás existe mas não tem "chifres, nem asas, nem cauda"
Resposta do Santo Padre, o Papa Bento XVI, a um jornalista em seu vôo ao Reino Unido
Deus, o rei e o julgamento de Thomas More
Palavras do Papa no Reino Unido incomodam ateus
Sinal dos Tempos: Argentina poderá ter seu primeiro bairro gay
Após polêmica, Polônia retira cruz do palácio presidencial
SUPOSTO ATENTADO NÃO PREOCUPA PAPA



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.162.880
Visitas Únicas Hoje: 2.291
Usuários Online: 384