espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6870 - COMO EVANGELIZAR EM UMA SOCIEDADE RELIGIOSAMENTE PLURALISTA
Artigo visto 2814




Visto: 2814
Postado em: 16/12/10 às 22:41:53 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6870
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Realizada na Espanha a 18ª Assembleia Geral do Fórum de Leigos

LAS MATAS, terça-feira, 14 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - "Como evangelizar em uma sociedade religiosamente pluralista" foi o tema que norteou o trabalho da 18ª Assembleia Geral Anual do Fórum dos Leigos da Espanha. O Fórum, composto por mais de cinquenta organizações leigas, reuniu-se no centro Mariápolis Luminosa, em Las Matas, a 26 quilômetros de Madri, nos dias 27 e 28 de novembro.

Na apresentação inicial do encontro, o bispo de Canárias, Francisco Casos, responsável pelo acompanhamento do Fórum, destacou a importância da questão apresentada, porque o aumento na variedade de religiões existentes, bem como o número de pessoas que delas participam na Espanha, exige uma reflexão profunda que permitirá abrir novos caminhos para aprender a viver nesta nova realidade.

Alguns associações e movimentos apresentaram as suas ideias sobre "como evangelizar em uma sociedade religiosamente pluralista" observando que a evangelização passa pelo diálogo ecumênico e inter-religioso, sendo fiéis à sua identidade e testemunhas do que é anunciado.

María Elena Olmos, professora de Direito Eclesiástico da Universidade de Valência, fez uma apresentação sobre a estrutura conceitual e legal da liberdade religiosa na Espanha. Nenhum direito é concedido, concluiu, mas reconhecido, e isso implica em que o Estado deve garantir o exercício da liberdade religiosa, defendendo-a contra aqueles que a obstruem e cooperando para facilitar o seu exercício.

Luis González-Carvajal, professor de Teologia Moral na Universidade Pontifícia de Comillas, desenvolveu duas chaves para evangelizar em uma sociedade religiosamente pluralista. Para os não crentes: testemunho de vida; proclamação explícita de sua fé em Jesus Cristo, tornando-o amável e atraente. Para os crentes de outras religiões: diálogo da vida; o diálogo para trabalhar em conjunto em tarefas de justiça, solidariedade etc.; diálogo intelectual para os especialistas; e compartilhar experiências religiosas.

Em uma mesa-redonda, o foco foi o relacionamento com as comunidades de outras religiões, especialmente com a maioria católica. E se chegou à conclusão de que o caminho é o diálogo, o trabalhar juntos na partilha de valores, evitando que o fenômeno religioso seja reduzido à esfera privada.

Para saber mais: http://www.forodelaicos.es/, http://www.zenit.org/article-29765?l=spanish.


Fonte: http://www.zenit.org/article-26801?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.824.688
Visitas Únicas Hoje: 589
Usuários Online: 299