espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8718 - SÃO TIMÓTEO APROXIMA CATÓLICOS E ORTODOXOS
Artigo visto 3013




Visto: 3013
Postado em: 15/09/11 às 08:16:27 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8718
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Companheiro de evangelização de São Paulo está enterrado na Itália

ROMA, terça-feira, 13 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Uma delegação ortodoxa visitou a cidade italiana de Termoli, na última sexta-feira, para venerar as relíquias de São Timóteo e programar uma visita destas à Rússia.

A comitiva estava formada pelo arcebispo de Elista (Cáucaso), Zósimo, pelo bispo de Kemerovo, Aristarh, e por outros cinco eclesiásticos. E esteve acompanhada por Dom Antonio Menini, atual núncio na Grã-Bretanha e antigo núncio na Rússia. Os prelados foram acolhidos pelo bispo local, Dom Gianfranco de Luca, junto aos membros da cúria diocesana.

“Os irmãos ortodoxos manifestaram querer venerar as relíquias do discípulo preferido do apóstolo Paulo – indicou o porta-voz. A proposta é peregrinar com o crânio de São Timóteo, durante a Quaresma ortodoxa, em uma delegação guiada pelo bispo de Termoli.”

A ideia é que “o próprio bispo ortodoxo devolva a Termoli a relíquia sagrada, participando da festa celebrada a cada ano para honrar o santo, por ocasião da colocação dos seus restos na cripta da basílica catedral”.

Os bispos ortodoxos apresentarão, nos próximos dias, a proposta ao patriarca de Moscou, que avaliará o que é preciso fazer a respeito.

“A fé ortodoxa, muito inclinada a manifestar grande atenção às relíquias sagradas dos santos, foi ampla e exemplarmente expressada pela delegação visitante, em particular quando teve a possibilidade de encontrar-se diante do corpo de São Timóteo, conservado na correspondente vitrine da catedral, e quando o bispo apresentou a pequena urna da cabeça de São Timóteo”, explicou.

No final do encontro, Dom De Luca entregou aos bispos ortodoxos duas pequenas relíquias de São Timóteo, enquanto os hóspedes entregaram ao bispo local um ícone e uma relíquia de São Serafim.

Encontradas por acaso em 1945, na cripta da basílica catedral de Termoli, durante os trabalhos de restauração, as relíquias de São Timóteo foram ocultadas durante muitos séculos, para evitar roubos. O lugar da sepultura foi de tal modo mantido em segredo, que se perderam as pistas desta preciosa presença, até o ponto de que os próprios habitantes de Termoli o haviam esquecido.

Conservadas em um pequeno nicho, foram recobertas com uma louça de mármore, sobre a qual se escreveu com letras maiúsculas: “Aqui repousa o Beato Timóteo, discípulo do apóstolo Paulo”. O crânio, no entanto, sempre foi conservado na capela privada do episcópio da cidade. Na caixa de madeira em que se conservava o corpo, de fato, não se encontrou o crânio.

Na histórica visita do Beato João Paulo II a Termoli, em 19 de março de 1983, o Papa venerou com muita devoção a relíquia sagrada, diante da qual pôs-se em oração.

As relíquias de São Timóteo foram levadas a Termoli, sustenta Dom D’Agostino, em uma obra de 1977, “Termoli e la Diocesi”, pelo conde Oliviero de Termoli, ao voltar da cruzada, após o assalto à cidade de Constantinopla. Tais notícias não se refletem em documentos históricos, mas o fato é que, em 1239, foram escondidas em um nicho a 90cm do chão da catedral, junto ao muro exterior da abóbada da direita.

Não existem tampouco documentos que, de forma explícita, testemunhem o traslado do Oriente à cidade adriática, mas nunca se duvidou disso. Em 1947, o reverendo Ferrua, eminente especialista em antiguidades cristãs, publicou, em La Civiltà Cattolica, o resultado do seu estudo sobre o achado, que concluía com um juízo positivo sobre sua autenticidade, já sustentada pela Comissão Histórica da Sagrada Congregação dos Ritos, em um informe de 9 de janeiro do mesmo ano.



Fonte: http://www.zenit.org/article-28830?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.849.667
Visitas Únicas Hoje: 1.528
Usuários Online: 293