LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
LISTAR MENUS

Artigos Site Aarão



Artigo visto 2057 vezes




Visto: 2057 - Impresso: 75 - Enviado: 14 - Salvo em Word: 38
Postado em: 28/02/10 às 21:31:07 por: James
Categoria: Artigos Site Aarão
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=50&id=4444
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Site Aarão

Texto: Sobre terremotos ontem e hj
França: tempestade mata 18 e deixa 1 milhão de casas sem luz
28.02.2010 - A forte tempestade que atinge neste domingo o oeste da França matou pelo menos 18 pessoas e deixou cerca de 1 milhão de casas sem eletricidade em todo o país.
Em Vendée, um dos quatro departamentos do litoral que estavam em alerta máximo pela chegada das chuvas, sete pessoas morreram afogadas e outras cinco que as acompanhavam seguem desaparecidas.

No departamento de Charente-Maritime morreram mais cinco pessoas - quatro idosos e uma criança de 10 anos - e no de Loire-Atlantique, outras duas.

Houve também quatro mortes associadas a objetos arrastados pelo forte vento e à inalação de gases tóxicos de um gerador elétrico que um casal ligou ao ficar sem energia.

Seguem em alerta laranja, o segundo nível de emergência previsto, 31 departamentos franceses, que ainda sofrem as consequências das chuvas e dos fortes ventos.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, emitiu um comunicado oficial no qual pede ao Governo que se movimente "sem esperar" para que as medidas de ajuda possam chegar o mais rapidamente possível às áreas atingidas.

O serviço meteorológico nacional informou que a tempestade começa a abandonar o território francês pelo norte do país, mas que ainda há perigo de enchentes em vários departamentos do oeste, especialmente na Bretanha.

A companhia aérea Air France anunciou a suspensão de 70 aterrissagens e decolagens previstas para o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, de Paris.
Fonte: Terra noticiasRessaca provoca ondas de 2,5 metros no Rio de Janeiro, diz Marinha

27.02.2010 - Segundo Marinha, ondas podem chegar a 2,5 metros.
Na sexta (26), mar invadiu calçadão e avenida no Leblon.
Após o mar invadir o calçadão e as pistas da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na última sexta-feira (26), o mar continua muito agitado neste sábado (27). Um dos trechos afetados pela ressaca é o Costão da Niemeyer, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Segundo a Marinha, as ondas neste sábado podem chegar a 2,5 metros. A ressaca chegou com uma frente fria, que deu muito trabalho aos garis.
Na sexta, as ondas invadiram as pistas da orla de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do Rio, levando muita areia para o asfalto. Já em Copacabana e no Arpoador, o mar trouxe muito lixo, que ficou acumulado na praia. No domingo (28) as ondas devem começar a diminuir de tamanho.
Neste sábado, no entanto, tanto a navegação como o banho de mar ainda oferecem risco.
Fonte: G1

Tsunami deixa 5 mortos e 11 desaparecidos na ilha Crusoé
27.02.2010 - Cinco pessoas morreram e outras 11 estão desaparecidas após a pequena e remota ilha de Robinson Crusoé ser varrida por uma série de ondas provocada pelo terremoto de 8,8 graus que sacudiu o sul do Chile na madrugada deste sábado, informaram as autoridades.

Iván de la Masa, prefeito de Valparaíso, a cidade mais próxima da ilha, situada a 700 km da costa chilena, confirmou que uma série de ondas gigantes matou cinco pessoas e outras 11 estão desaparecidas. A pequena ilha, com cerca de 600 habitantes, foi arrasada pelo tsunami, segundo Iván de la Mesa.

O local, que inspirou o narrador inglês Daniel Defoe a escrever "Robinson Crusoé", não sentiu o forte terremoto, que matou ao menos 147 pessoas no Chile, mas foi varrido posteriormente por uma série de ondas, que atingiram especialmente a baía de Cumberland, segundo o piloto Fernando Avaria.

"Tudo em uma distância de três km (em Cumberland) desapareceu", disse Avaria à Televisão Nacional do Chile, após manter contato com a ilha. Na baía de Cumberland havia três pousadas, a prefeitura e várias repartições públicas.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, já havia anunciado o imediato envio de ajuda à ilha Robinson Crusoe, no arquipélago de Juan Fernández. "Zarparam para Juan Fernández duas embarcações, dois helicópteros e um avião", anunciou Bachelet no Bureau Nacional de Emergência (Onemi), centro de operações do governo chileno.

Segundo Bachelet, uma onda gigante envolveu metade do povoado de Robinson Crusoe. "O tremor não foi sentido, mas houve uma onda gigante que atingiu a parte baixa do povoado".

Fonte: Terra noticiasPeixes mortos na Lagoa no Rio de Janeiro ultrapassam 52 toneladas
27.02.2010 -Rio de Janeiro - Mais de 52 toneladas de peixes mortos foram recolhidas na Lagoa Rodrigo de Freitas até as 18 horas de hoje. De várias espécies, eles começaram a morrer na manhã de sexta-feira. De acordo com a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, uma espécie de alga ainda não identificada pode ter causado o acidente ambiental.

De acordo com Marilene Ramos, a medição na água feita no início da semana havia constatado nível alto do micro-organismo (400 mil); o índice encontrado anteontem foi de 1,8 milhão. A secretária disse que um dos motivos para a alta proliferação da alga foi a queda brusca de temperatura, depois de semanas de sol forte.

Segundo o ambientalista Mario Moscatelli, o volume de peixes mortos deve aumentar ainda mais. Isso porque ocorre um efeito bola de neve: os peixes que morreram e ficam no espelho d'água acabam dificultando os demais a também conseguirem oxigênio. De acordo com Moscatelli, esse é o pior acidente com peixes na Lagoa desde 2002. O ambientalista acredita que o problema esteja diretamente ligado ao despejo de esgoto, por causa do rompimento de uma tubulação na Praia do Leblon.

A secretária Marilene Ramos, porém, foi enfática ao negar que a mortandade de peixes da Lagoa esteja relacionada com o despejo de esgoto. "A medição indicou que o nível de oxigênio na água está normal. Se houvesse entrada de esgoto, a quantidade de oxigênio teria caído" afirmou. Amostras da água foram recolhidas e enviadas para serem analisadas no laboratório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Inicialmente, a secretária Marilene Ramos havia estimado a mortandade em 500 quilos. (Colaboraram Clarissa Thomé e Nicola Pamplona)
Fonte: UOL noticiasTerremoto no Chile: Ondas de tsunami transitam por todo o Oceano Pacífico

27.02.2010 - Ondas de tsunami geradas pelo forte terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado estão se movendo por todo o Oceano Pacífico, e devem chegar ao Japão, indicou um meteorologista.
"Podemos estar olhando para um evento de um dia inteiro", alertou Eric Lau, do Serviço Americano de Meteorologia.
"Vai parar quando atingir terra firme do outro lado do Pacífico, na Ásia. A onda se propagará por todo o corpo de água do Pacífico".
Japão, Austrália e Filipinas, assim como outros países asiáticos e da América do Sul, se mantêm neste sábado em estado de alerta de tsunami.
Fonte: UOL noticiasDepois do terremoto Ilha chilena é atingida por tsunami; alerta é ampliado

27.02.2010 -O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou neste sábado o alerta de tsunami, enquanto a ilha de Juan Fernandez, a 600 km da costa chilena, foi atingida por uma onda destrutiva. Aumentou o grau de vigilância para a Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia Francesa, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado no Chile.

Na ilha de Juan Fernandez foi registrada uma onda de grandes proporções que avançou até a metade do povoado. Os habitantes se refugiaram nas regiões mais altas. Não há dados sobre mortos ou feridos.
Nessa mesma categoria de aviso permanecem Colômbia, Panamá, Costa Rica e a Antártida, enquanto Equador, incluído inicialmente, passa a fazer parte dos países sobre os quais pesa diretamente o alerta de tsunami, junto ao Chile e Peru, segundo o último boletim do Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico, da Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).

"A observação do nível do mar indica que o tsunami ocorreu. Pode ser destrutivo no litoral próximo ao epicentro do terremoto e poderia ser também uma ameaça nas costas mais distantes", detalhou em seu site NOAA. O Centro acrescenta que "as autoridades devem tomar as medidas adequadas para responder a essa possibilidade".
Pelos últimos dados, o epicentro do tremor ocorreu a 63 quilômetros ao sudoeste da cidade de Cauquenes. O tremor, de um minuto de duração, pode ser sentido em Santiago, a 317 quilômetros do epicentro. A capital chilena ficou às escuras e a população saiu para a rua, segundo constatou a Agência Efe.
Fonte: Terra noticiasForte tremor secundário de magnitude 6,3 atinge Valparaíso, no Chile

27.02.2010 - Abalo ocorreu a 44 km da cidade de Valparaiso, no Chile.
Pelo menos 50 tremores já ocorreram após terremoto de 8,8 graus.
m forte tremor secundário de magnitude 6,3 atingiu a costa da cidade chilena de Valparaíso às 16h locais (mesmo horário de Brasília).
O tremor ocorreu a uma profundidade de 34,8 km, e a 44 km da cidade de Valparaiso e a 116 da capital, Santiago.
Com esse, já são 50 tremores secundários de magnitude superior a 5 registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.

Outro tremor secundário de magnitude 6,1 que atingiu a província de Salta, no norte da Argentina, deixou pelo menos uma criança morta e outras duas feridas.

O número de mortos pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) chega a 147 até agora, disse a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministério do Interior do país, Carmem Fernández.
"Quero compartilhar da dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto. É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera, que assumirá a presidência do Chile em 11 de março.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.
Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.


O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Leia, a seguir, algumas das consequências do terremoto no Chile:
AEROPORTO FECHADO
O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27). 

ALERTAS DE TSUNAMI
Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE
Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

REGIÕES ATINGIDAS
O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.
Fonte: G1

México registra aumento no nível do mar após tremor no Chile
27.02.2010 - O México informou neste sábado que o nível do mar subiu ligeiramente em sua costa do Pacífico, onde se localizam vários Estados, após um forte terremoto que atingiu o Chile.

O tremor de magnitude 8,8, registrado na madrugada deste sábado, provocou um alerta de tsunami na região do Pacífico.
Na costa mexicana do Pacífico se encontram balneários como Acapulco, Los Cabos, Huatulco, Manzanillo e Mazatlán.

"A elevação no mar em Cabo San Lucas, Manzanillo e Acapulco foi de 25 centímetros em média, o que não representa nenhum perigo para a população e a infraestrutura", disse a Secretaria de Governo em comunicado.

A nota informou ainda que não houve registro de incidentes nos Estados costeiros e que o governo mexicano havia cancelado um alerta emitido na manhã deste sábado.

Inicialmente, o Sistema de Proteção Civil havia afirmado que poderia haver elevações no nível do mar de cerca de um metro.
Fonte: Terra noticiasOnda gigante arrasta barco até o centro de cidade do Chile

27.02.2010-Uma onda gigante entrou hoje em Talcahuano, no sul do Chile, e arrastou um barco pesqueiro até a praça dessa cidade, assim como vários veículos, e inundou centenas de casas, como consequência do terremoto de mais de 8 graus que castigou este sábado o país.
Segundo informou a Televisão Nacional, ainda se desconhece até o momento o número de vítimas deixado pela ressaca, que teve características de tsunami e inundou o centro de Talcahuano, a 530 quilômetros ao sul de Santiago.

A diretora do Escritório Nacional de Emergências (Onemi), Carmen Fernández, assegurou aos jornalistas que ela não é o responsável de estabelecer que é um tsunami, mas disse que os cidadãos o viveram como tal, embora segundo outros especialistas tenha sido apenas uma forte ressaca.

A ministra de Habitação, Patricia Poblete, estimou que no total 1,5 milhão de casas em todo o país foram danificadas como consequência deste terremoto.

O terremoto aconteceu hoje às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción.
O Governo chileno confirmou pelo menos 214 mortos na tragédia. O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

Chile registra mais de 60 terremotos secundários até a manhã deste domingo
28.02.2010 - Mais de 60 réplicas do terremoto que atingiram fortemente o Chile na madrugada deste sábado (27) foram registradas entre ontem e este domingo no país. De acordo com especialistas citados pelo jornal chileno El Mercurio, esses tremores, que podem ser de grande força, continuarão pelos próximos dias e até meses.

Na região de Maule, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGC, na sigla em inglês), um abalo de 6,1 graus de magnitude foi registrado por volta de 8h25 (hora local). Ele abrangeu desde a região de Valparaíso, 100 quilômetros a noroeste de Santiago, até Concepción, 500 quilômetros a sul da capital.

Esse tremor foi sentido em Santiago, capital chilena, onde foram registrados edifícios estremecerem, segundo testemunhas disseram à agência de notícias Reuters. Não há informações sobre vítimas ou danos a prédios ou casas.

Em Santiago e Rancagua (a 90 quilômetros da capital), a intensidade foi de 4 graus, a mesma que em Concepción, capital da região de Bío-Bío. Em Parral, também na região do Maule, foram registrados 5 graus de intensidade.

Segundo Carmen Fernández, diretora do Onemi (Escritório Nacional de Emergência), os primeiros relatórios assinalam que se tratou na realidade de três tremores consecutivos.

Fernández disse que ainda não se sabe se o tremor causou novos danos, mas que é provável que tenha aumentado a destruição de construções já comprometidas pelo terremoto de ontem

Outro local que sentiu tremores neste domingo foi a costa de Libertador O'Higgins, com magnitude de 5 graus às 7h11.
Também no Equador foi registrado um terremoto na manhã deste domingo. Com força moderada, de magnitude 5,3 ele atingiu uma área próxima ao litoral do Equador, a 15 km da cidade de Portoviejo e a 125 km de Guaiaquil. O terremoto ocorreu às 5h26 locais (7h26 de Brasília), a 40,8 km de profundidade.
Fonte: UOL noticias
 
Terremoto sacode norte do Paquistão e Afeganistão
28.02.2010 - Um sismo moderado sacudiu o norte do Paquistão e do Afeganistão na madrugada deste domingo. O tremor ocorreu às 4h21 (horário local), segundo o governo paquistânes.
O terremoto chegou a 5,7 graus da escala Richter e foi sentido no norte do Paquistão e em Cabul, capitão do Afeganistão.
Em 2005, um terremoto de magnitude 7,6 matou 80 mil pessos no Paquistão.


Fonte: Jornal Zero Hora RSTerremoto moderado atinge a costa do Equador
28.02.2010 - Tremor ocorreu a 17 km da cidade de Portoviejo.
Na véspera, abalo de magnitude 8,8 matou mais de 300 no Chile.
Um terremoto moderado de magnitude 5,3 atingiu a costa do Equador na manhã deste domingo (28), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

O terremoto ocorreu às 5h26 locais (7h26 de Brasília), a 40,8 km de profundidade, a 17 km da cidade de Portoviejo e a 131 km de Guayaquil.
Não há relato de danos ou vítimas.
Na véspera, tremor de magnitude 8, 8 atingiu a costa do Chile, provocando estragos, matando mais de 300 pessoas e provocando alerta de ondas gigantes para 50 países do Oceano Pacífico, já cancelado..
Fonte: G1
 
Terremoto moderado atinge a Ilha de Sumatra, na Indonésia
28.02.2010 - Um terremoto moderado de magnitude 5,1 atingiu neste domingo (28) a ilha de Sumatra, na Indonésia, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.
O tremor ocorreu às 19h13 locais, ou 9h13 de Brasília.
O abalo se localizou a 50 km de profundidade, e a 160 km da cidade de Medan, em Sumatra.
Não há informações imediatas sobre danos ou vítimas.
Na véspera, um terremoto de magnitude 8,8 deixou mais de 300 mortos no Chile.

Fonte: G1Brasil: Tremor de terra atinge interior de Pernambuco
28.02.2010 - Um tremor de terra de magnitude 2,4 na escala Richter atingiu o interior de Pernambuco na noite de sábado (27). O coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Ferreira, informou que o abalo ocorreu às 23h21 e o epicentro foi localizado no município de São Caitano (PE).

"Esse tremor não tem nenhuma relação com o terremoto que aconteceu no Chile. Essa região já registrou tremores antes. Fizemos estudos na região e lá há uma falha ativa”, disse Ferreira ao G1.
De acordo com Ferreira, moradores da região de São Caitano e Caruaru puderam sentir o tremor, mas geralmente essa magnitude baixa não provoca estragos.

Tremores registrados nessa região geralmente ocorrem entre 4 e 6 quilômetros de profundidade, conforme explicou o técnico em sismologia da UFRN Eduardo Alexandre de Menezes.
Sem danos
O Corpo de Bombeiros de Caruaru recebeu pelo menos dez chamados de pessoas assustadas com o tremor de terra, segundo o soldado Anderson Carlos. As ligações partiram principalmente de bairros mais próximos à cidade vizinha de São Caitano, onde foi localizado o epicentro do abalo.
Apesar do susto, os bombeiros não registraram feridos ou danos a residências. De acordo com o soldado, os moradores apenas relataram a sensação de que o chão estava se mexendo.
Fonte: G1
 
Províncias argentinas voltam a ser abaladas por tremores
28.02.2010 - As províncias de Mendoza e Salta, na Argentina, foram abaladas neste domingo (28) por quatro terremotos de baixa e média intensidades. Até o momento não há registro de danos materiais ou vítimas.
Em Mendoza, cidade a mil quilômetros a oeste de Buenos Aires e na fronteira com o Chile, o primeiro sismo, às 5h15 (Brasília), teve magnitude de 4,9. O epicentro ocorreu a 100 km ao sul do município, que é capital da província de mesmo nome.
Duas horas depois se registrou outro tremor, de 3,3 graus, com epicentro a 70 km a sudoeste.

Mendoza foi uma das províncias argentinas onde foi mais sentido o grande terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile neste sábado (27) e deixou pelo menos 300 mortos.

Em Salta, o primeiro sismo, registrado às 4h10, teve intensidade de magnitude 3,3 e epicentro 20 km a sudoeste de Mendoza. Três horas depois, a mesma zona foi epicentro de outro sismo, de 4,4.
Na província de Salta, situada a 1.400 km de Buenos Aires, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em consequência de um terremoto de 6,3 também no sábado.


O tremor, que segundo especialistas não teve relação com o poderoso terremoto do Chile, também foi sentido nas províncias de Tucumán e Jujuy.
Fonte: G1
gentileza, Alessandra 

www.recadosaarao.com.br

 
Total Visitas Únicas: 6.497.247
Visitas Únicas Hoje: 2.435
Usuários Online: 278