Espacojames


Página Inicial
Listar Ateismo




Artigo N.º 8468 - O Ateísmo é incompreensível até mesmo para os ateus.
Artigo visto 2440




Visto: 2440
Postado em: 14/08/11 às 12:06:53 por: James
Categoria: Ateismo
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=63&id=8468
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Ateismo

José Geraldo Gouvêa

Na verdade os ateus entendem a existência de crentes. O que ocorre é que há muitos ateus por aí que dizem sê-los, mas se comportam exatamente do modo que reprovam nos crentes. Tornam-se sectários, orgulhosos e preconceituosos.


É muito fácil tirar um homem de dentro da igreja, difícil é o homem tirar a igreja de dentro de si. Esses hábitos adquiridos desde a infância são renitentes. Não admira que os crentes façam tanta questão de ensino religioso, escola dominical, etc. “É de pequenino que se torce o pepino.”

É parcialmente sincera a afirmação de muitos crentes, incapazes de entender a existência de ateus. Eles foram criados dentro de um mundo no qual ateísmo não existe, foram doutrinados desde cedo. Para eles o ateísmo é incompreensível.

Na verdade, para a maioria dos próprios ateus o ateísmo é incompreensível. Ateísmo não é filosofia, não é resposta, não é muleta para amparar ninguém.

“Saber” algo sobre o ateísmo é algo impossível, a não ser que você chame de “ateísmo” ao conjunto de comportamentos e teorias desenvolvidos em torno da descrença.

Existe um modelo teórico para isso: os buracos negros (que não podem ser estudados diretamente) são conhecidos através do estudo das alterações que fazem no universo ao seu redor. O estudo do ateísmo seria o estudo do que está ao redor da descrença em si, da mesma forma.

Tudo isso é um tanto sofisticado para a maioria das pessoas. Talvez por isso os ateus mais jovens (ou os menos experientes, independente da idade) recaiam em fórmulas fáceis como “Jesus foi um mito”, “Deus não existe”, etc.

É muito mais fácil recorrer a frases afirmativas. Só que tais frases não dizem nada. Nenhuma frase de efeito diz coisa alguma. O que importa não são as palavras, mas o que elas dizem. Se você não compreende porque diz a frase, dizê-la é como repetir um mantra em sânscrito, como fazem os Hare Krishna.

Existe um problema muito grave com a definição mais usual de “ateísmo”. Inclusive a que aparece nos dicionários. Normalmente o sufixo “a” é usado como uma forma de negação sem oposição. Para memorizar seu sentido, lembre-se das palavras “amoral” (sem moral) e “imoral” (contrário à moral). “Ateísmo” seria a ausência de uma crença (”teísmo”, crença em deus) e não uma oposição a essa crença. Só que “iteísmo” não existe e as pessoas acabam usando a palavra “ateísmo” também para atitudes contrárias à crença.

Estritamente falando, “não crer” em deus(es) já é ateísmo. Não há necessidade de nenhuma postura intelectual ou paradigmática. O problema é que o tema é tão carregado que o debate tende a se polarizar e as pessoas que não creem se veem forçadas a afirmar que o objeto no qual não creem não existe.

Por essa razão o debate se torna cada vez mais complexo. Por isso os crentes ficam confusos sem saber o que exatamente é ateísmo. E por isso a maioria dos ateus acaba se perdendo também. Achando que ser ateu é mais ou menos uma religião ou um partido político.


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Associação de ateus entra na Justiça para retirar cruz de ferro de memorial do World Trade Center
Filhos de ateus buscam a fé fora de casa
Ateus fazem campanha para mostrar que são vítimas de preconceito
Secularistas e ateus são mais propensos à superstição que Cristãos!
“Ateísmo? Não, obrigado”
Campanha de ateus americanos em outdoor
Físico afirma que a ciência é Deus e que o céu é um conto de fadas
Todo efeito tem uma causa: Jesus é a Causa das Causas
ÚLTIMO DO ANO
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.504.828
Visitas Únicas Hoje: 219
Usuários Online: 212