Postado em: 24/03/10 às 07:52:40 por: James
Categoria: Protestantes/ Seitas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=119&id=4677
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Protestantes/ Seitas
Essa pesquisa a luz da ciência, mostra as técnicas de Lavagem Cerebral, utilizadas pela maioria dos pastores protestantes no Brasil e na América Latina. O estudo teve início a 18 anos atrás, e a partir dessa pesquisa, podemos entender o fundamentalismo destas Igrejas em pleno século XXI.
Audio digitado por: Thaís Dantas - Leitora do Espacojames
Lavagem Cerebral nas Igrejas Protestantes - Parte 02
É feita por uma ou mais pessoas, na verdade é uma heresia organizada. O que temos notado com estudos científicos é que líderes destes grupos religiosos levam os adeptos ao fanatismo, a intolerância e a escravidão religiosa. Chegam a um ponto de viverem isolados e incompatibilizados com a família, amigos e com todo o contexto social.
Depois de estudar a metodologia e a didática das seitas, foi possível notar também que as mesmas técnicas são utilizadas por milhares e milhares de Pastores Protestantes
O hinduísmo, budismo, xintoísmo e confucionismo, adentram nos Estados Unidos aglomerando muitos adeptos, estudiosos da filosofia do pensamento positivo, poder da mente, da prosperidade, começam a escrever literaturas de auto-ajuda. Ralph W. Emerson é considerado o precursor desta literatura, publicando o livro: “Auto Confiança”; outro americano, mestre da auto-ajuda foi Carnegie, que publicou um clássico do mesmo ramo: “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, publicado em 1936. Nesta empreitada, surgem dois Pastores Protestantes, Kenyon e Norma Vincent, também americanos.
Norma Vincent lança em
Os ensinos da filosofia da prosperidade Ocidental, as literaturas de auto-ajuda e o Movimento da Nova Era, penetraram no Protestantismo americano detonando a dogmática bíblica e deixando um oceano de heresias. Doutor Kenion foi o responsável de transportar para o meio evangélico a filosofia da prosperidade em Teologia da Prosperidade. Esta se tornou o fundamento do ministério do Pastor Kenneth Hagin, ele é conhecido como o Pai do movimento da fé, se tornou o maior pregador e publicador da Teologia da Prosperidade e, junto com o doutor Kenion, é o mentor das Igrejas Neo-Pentecostais. Dentro deste contexto, está incluso a falsa doutrina psicológica nas igrejas americanas, que se espalhou pelo mundo e que está se adentrando na America Latina e no Brasil. Na história do Protestantismo, não houve nada que mais induzisse os crentes a abandonarem sua fé do que a pseudociência do aconselhamento psicológico.
O livro de Rick Warren, recordista em vendas, publicado em português com o título: “Uma Vida com Propósitos”, promove a aceitação da psicologia na Igreja ao incluir expressões “psicologisadas”. A partir daí, podemos entender como começa a aparecer maciçamente milhares de Igrejas Protestantes usando técnicas de lavagem cerebral. Bom, agora vamos detalhar e aprofundar mais sobre o tema, gostaría de fazer aqui um resumo sobre o assunto e depois expor as próprias palavras de um especialista em técnicas de hipnose Dr. Dick Suffen. A lavagem cerebral também dita “estupro da mente” ou “reeducação ideológica”, professa em três etapas diferentes:
1) Colapso forçado ou descondicionamento: Trata-se de romper os laços do indivíduo com o seu passado ou de apagar tudo o que possa prender ao seu berço e as suas origens;
2) Submissão e identificação: Depois do colapso, estimula-se a simpatia da vítima com o pastor, o missionário , etc., este aparece como seu grande benfeitor e libertador que o emancipa de um passado tenebroso e lhe oferece a oportunidade de levar um vida nova e autêntica, a vítima passa a adotar o modo de pensar e agir do mesmo, torna-se um aparelho pronto para funcionar segundo os desejos do seu manipulador;
3) Recondicionamento: Explorando a situação, o reeducador reconstrói a mente da vítima segundo a ideologia que ele professa, o homem assim reeducado ou robotizado, se torna incapaz de distinguir o seu modo de pensar original das concepções que lhe são impostas. Podemos dizer ainda, que a programação do indivíduo incutida por muitos grupos, consiste em enviar sugestões à mente dos seus adeptos de maneira constante até aniquilar a capacidade de pensar destas pessoas, apagam em suas vítimas a faculdade de discernir, tornam-lhes impossível as livres opções. As técnicas desses grupos religiosos são semelhantes as da juventude de Hitler e as dos Chineses dados à reeducação. Não podemos esquecer que a lavagem cerebral explora certos instintos espontâneos do psiquismo humano, canalizando-os na direção do objetivo visado. Assim, o instinto de conservação, a fim de conservar a sua própria existência, a vítima pode ceder a táticas totalmente estranhas à sua educação de berço.