

Postado em: 13/05/09 às 16:36:06 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=1592
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção

É bem curioso este título mariano cujo culto se originou de um antigo quadro de Nossa Senhora da Graça. A devoção se propagou especialmente entre os carmelitas descalços, pois foi casualmente encontrado no convento de Roma, por Frei Domingos de Jesus-Maria, que alí vivia desde 1604.
07 de fevereiro |
Nesta época, encontrou a linda imagem de Nossa Senhora das Graças esquecida no meio de um monte de entulho de alguma velha reforma. Parece que por algum tempo o quadro ficou em sua cela particular, onde diante dele fazia suas orações contemplativas. Certo dia, Frei Domingos rezou com tanto fervor ajoelhado diante desta imagem da Virgem Maria, que ela lhe sorriu, agradeceu as orações inclinando a cabeça. Depois disse que teria sua proteção em todas as necessidades, sempre que se dirigisse assim a ela, com total confiança.
Desde então, ao término de suas orações via sempre a imagem inclinar a cabeça. Humildemente Frei Domingos implorou que ouvisse os pedidos daqueles que viessem a venerá-la invocando a imagem daquele quadro. Maria prometeu atender seu pedido.
A partir desta promessa da Mãe de Deus, certamente em 1610, Frei Domingo levou o milagroso quadro para veneração pública na igreja de Santa Maria da Escada, dos carmelitas descalços de Roma. O culto se propagou e Frei Domingos precisou distribuir muitas réplicas do quadro de Nossa Senhora da Cabeça Inclinada. A divulgação se tornou ainda mais intensa durante o período em que Frei Domingos foi o Geral da Ordem, já com fama de santidade.
Incansável foi seu serviço para o bem da Igreja e das almas. Foi um conselheiro iluminado de príncipes, cardeais e de diversos Papas, de Clemete VIII até Urbano VIII. Estes últimos, desejando tê-lo sempre à disposição não permitiam que Frei Domingos ficasse muito tempo fora de Roma. Entretanto em 1612, o Papa precisou enviá-lo como seu representante junto ao imperador Frederico II da Baviera, onde permaneceu até 1620.
Com a mesma função Frei Domingos retornou à Baviera nove anos depois, a pedido do duque Maximiliano. Mas acabou falecendo em 1630, aos setenta anos de idade. O seu funeral causou extrema comoção popular, sendo sepultado na igreja dos carmelitas descalços de Doebling, em Viena, atual Áustria. No ano seguinte, o quadro original da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Cabeça Inclinada, que antes estivera na cela pessoal de Frei Domingos, foi enviado para ser venerado nesta mesma igreja, onde repousam deus restos mortais.
Talvez por isto, esta devoção Mariana seja tão forte entre o povo de origem germânica. No ano de 1931 ocorreram as festividades de comemoração do terceiro século da chegada do milagroso quadro em Viena. O Papa Pio XI solenemente outorgou sua coroação canônica e determinou a celebração para o dia 07 de fevereiro, quando os carmelitas descalços homenageiam Nossa Senhora da Cabeça Inclinada.