espacojames



Página Inicial
Listar Terço e Rosário




Artigo N.º 787 - 04) Mistérios Gloriosos
Artigo visto 6861




Visto: 6861
Postado em: 20/12/08 às 15:58:29 por: James
Categoria: Terço e Rosário
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=787
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Terço e Rosário


“A Contemplação do rosto de Cristo não pode deter-se na imagem do crucificado. Ele é o Ressuscitado! O Rosário sempre expressou essa certeza da fé, convidando o crente a ultrapassar as trevas da Paixão, para fixar o olhar na glória de Cristo com a Ressurreição e Ascensão... A essa glória, em que com a Ascensão Cristo se senta à direita do Pai, ela (Maria) mesmas será elevada a Assunção... Enfim, coroada de glória... ela resplandece como Rainha dos Anjos e dos Santos... No centro deste itinerário de glória do Filho e da Mãe... o Pentecostes, que mostra o rosto da Igreja como família reunida com Maria, fortalecida pela poderosa efusão do Espírito, pronta para a missão evangelizadora”. (RVM 23)

A Ressurreição de Jesus

Maria estava junto ao sepulcro, da parte de fora, a chorar. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde havia jazido o corpo de Jesus. Perguntaram-lhe eles: "Mulher, por que choras?" "Porque levaram o meu Senhor, respondeu, e não sei onde O puseram." Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Ele: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, ela disse-lhe: "Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste e eu irei buscá-l'O."Disse-lhe Jesus: "Maria!" Ela, aproximando-se exclamou: "Rabbuni!" que quer dizer: Mestre! Jesus disse-lhe: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai ter com os Meus irmãos e diz-lhes que vou subir para Meu e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." Maria Madalena foi dar a nova aos discípulos: "Vi o Senhor!", contando o que Ele lhe dissera.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A Ascenção de Jesus ao Céu

Estavam todos reunidos, quando Lhe perguntaram: "Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel? " Respondeu-lhes: "Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a Sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo." Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos. E como estavam de olhos fixos no céu enquanto Ele se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus, que vos foi arrebatado para o Céu, virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o Céu."

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória
A Descida do Espírito Santo

Chegado o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa. Viram, então, aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele som poderoso, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: "Mas esses que estão a falar não são todos da Galileia? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça a falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!".

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a luz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da Sua augusta Mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados apóstolos S.Pedro e S.Paulo e com a nossa própria, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: A Imaculada Mãe de Deus, a Sempre Virgem Maria, terminado o curso de vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A Coroação de Nossa Senhora

O argumento principal, sobre o qual se fundamenta a dignidade régia de Maria, já evidente nos textos da tradição antiga e na sagrada liturgia, é sem dúvida alguma a sua divina maternidade. Com efeito, a propósito do Filho, que será dado à luz pela Virgem, afirma-se nas sagradas Escrituras: "Será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai, e ele reinará na casa de Jacob eternamente e o seu reino não terá fim." e, além disso, Maria é proclamada "mãe do Senhor". Daí segue logicamente que ela própria é rainha, tendo dado a vida a um Filho, que desde o instante da concepção, mesmo como homem, era Rei e Senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.277
Visitas Únicas Hoje: 1.601
Usuários Online: 486