Artigo N.º 11439 - Presidente socialista da Bolívia assume ser politeísta em evento cristão.
Durante o agradecimento, Evo disparou: “Alguns dizem que eu sou ateu, mas pela primeira vez digo publicamente que, à meia-noite ou nas madrugadas, rezo para meu pai e minha mãe que me deram esta vida. Creio nos meus pais, creio na nossa mãe [Terra] também e creio também nos nossos deuses”.
A referência à “nossa mãe” é para Pachamama, uma deusa adorada pelos indígenas da etnia aymara, a qual pertence o presidente boliviano. Ou seja, ao falar “nossos deuses”, além da Terra ele incluiu o deus sol.
Em 2012, o presidente Morales, promulgou a “lei da Mãe Terra e do desenvolvimento integral para viver bem”, onde estimula o desenvolvimento do país em harmonia e equilíbrio com a natureza (Pachamama). A nova legislação também visa recupera e fortalecer “os saberes locais e conhecimentos ancestrais”.
A surpreendente declaração de que o presidente é politeísta em um país de maioria católica, provocou reações negativas nos líderes da Igreja Católica Boliviana.
Sob a liderança de Morales, a nova Constituição, promulgada em 2009, estabelece que a Bolívia é um estado laico, mas que “garante a liberdade de todos os credos, de acordo com suas visões de mundo”. Não é segredo que o seu governo organiza regularmente atos oficiais no Palácio, com a participação de Morales, onde são chamados representantes de vários cultos, incluindo sacerdotes indígenas aymaras que fizeram invocações de mortos.
Diante dos líderes da Ekklesia, o presidente destacou a importância da oração e da fé na vida do povo e garantiu que em breve deve voltar a um culto dos evangélicos para “buscar força quando enfrente problemas e ódios”.
Com informações Acontecer Cristiano e Info Católica.
Saiba como contribuir com nosso site:
1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo?
Clique aqui!3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade.
Envie por Aqui!4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações
Clique aqui!