espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16453 - Advento: uma alegre espera com Maria
Artigo visto 676




Visto: 676
Postado em: 03/12/21 às 08:26:53 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16453
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Além de lembrar a importância de Maria para a história da salvação, durante o Advento a Igreja também celebra alguns títulos de Nossa Senhora

O culto à Virgem Maria está marcadamente presente durante todo o ano litúrgico e, inclusive, no Advento. Neste tempo, lembramos que Maria teve papel essencial na história da salvação ao gerar Jesus, o Filho de Deus.

A coragem, a doçura e a santidade de Maria ao dizer sim a Deus nos ajudam a entender os planos do Senhor ao enviar o seu Filho para salvar a humanidade.

Paulo VI, na Exortação Apostólica Marialis cultus destacou:

“No tempo do Advento a Liturgia, não apenas na altura da solenidade de 8 de dezembro, celebração, a um tempo, da Imaculada Conceição de Maria, da preparação radical (cf. Is 11,1.10) para a vinda do Salvador e para o feliz exórdio da Igreja sem mancha e sem ruga, (4) recorda com frequência a bem-aventurada Virgem Maria, sobretudo nas férias que vão de 17 a 24 de dezembro; e, mais particularmente, no domingo que precede o Natal, quando faz ecoar antigas palavras proféticas acerca da Virgem Mãe e acerca do Messias e lê episódios evangélicos relativos ao iminente nascimento de Cristo e do seu Precursor.”

A exaltação apostólica ainda esclarece:

“O tempo do Natal constitui uma memória continuada da Maternidade divina, virginal e “salvífica”, daquela cuja “intemerata virgindade deu a este mundo o Salvador”. Assim, na solenidade da Natividade do Senhor, a Igreja, ao adorar o divino Salvador, venera também a sua gloriosa Mãe; na Epifania do Senhor, ao mesmo tempo que celebra a vocação universal para a salvação, contempla a Virgem Maria, verdadeira Sede da Sabedoria e verdadeira Mãe do Rei, que apresenta à adoração dos Magos o Redentor de todas as gentes (cf. Mt 2,11); e na festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José (Domingo dentro da oitava da Natividade do Senhor), considera, venerável, a vida de santidade que levam, na casa de Nazaré, Jesus, Filho de Deus e Filho do homem, Maria, sua Mãe, e José, homem justo (cf. Mt 1,19).”

Celebrações de Nossa Senhora no Advento

Além de lembrar a importância fundamental de Maria na história da salvação, durante o Advento a Igreja também celebra alguns títulos de Nossa Senhora.

 

Na lista abaixo e confira quais são essas celebrações.

8 de dezembro: Imaculada Conceição: A solenidade diz respeito ao dogma relacionado à Virgem Maria, que foi concebida sem pecado. A celebração foi instituída em 1477 pelo Papa Sisto IV.

-
8 de dezembro: Nossa Senhora Desatadora de Nós: Esse título de Nossa Senhora teve origem por volta de 1700 através da pintura do artista Johann Schmidtner. Nela, a Virgem Maria aparece desfazendo os nós de uma corda. Essa devoção tem grande expressividade no mundo inteiro. O Papa Francisco, inclusive, é devoto de Nossa Senhora Desatadora de Nós.

-
10 de dezembro: Nossa Senhora de Loreto: Segundo uma antiga tradição, na cidade italiana de Loreto se encontra a casa de Nossa Senhora, que para lá teria sido transportada pelos anjos. A devoção a Nossa Senhora de Loreto é muito popular na França.

-
12 de dezembro: Nossa Senhora de Guadalupe: Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira do México e das Américas. Essa devoção está ligada às quatro aparições da Virgem Maria ao índio Juan Diego no monte Tepeyac.

-
18 de dezembro: Nossa Senhora do Ó: Também conhecida como Nossa Senhora da Expectação, esta devoção é muito popular na Espanha e em Portugal. Segundo a tradição, o dia de Nossa Senhora do Ó passou a ser celebrado nessa data porque uma das orações do dia tem como título "Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria".  Além disso, uma das características dessa oração é o início com o suspiro “Oh”. Daí o título Nossa Senhora do Ó.

 


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.907.193
Visitas Únicas Hoje: 267
Usuários Online: 122