espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 16027 - Por que Satanás se rebelou contra Deus?
Artigo visto 938




Visto: 938
Postado em: 30/10/20 às 20:34:10 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=16027
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Satanás sabia o que estava fazendo, mesmo assim rejeitou o plano de Deus

Os católicos acreditam que o espírito maligno conhecido como Satanás era um anjo bom, mas desobedeceu abertamente a Deus. Sua desobediência foi tão grande que ele foi expulso do Céu, juntamente com um grande grupo de outros anjos.

Mas por que Satanás desobedeceu a Deus e ele estava tão perto do Senhor?

Em primeiro lugar, o Catecismo da Igreja Católica afirma:

“Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz sedutora, oposta a Deus, a qual, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo decaído, chamado Satanás ou Diabo. Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. «Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali – De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus»” (CIC 391).

No entanto, sabemos muito pouco sobre as atividades de Satanás antes de sua queda. O que sabemos, porém, é que houve uma grande batalha no céu, registrada no livro do Apocalipse:

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,* 8.mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. 9.Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Apocalipse 12, 7-9).

Além disso, o próprio Jesus também confirma: “Vi Satanás cair do céu como um raio” (Lucas 10,18).

Esta batalha, portanto, parece ter ocorrido antes da criação de Adão e Eva, pois Satanás já está presente no jardim em seu estado caído.

Algumas teorias sobre a queda de Satanás

Esses fatos, até agora, são tudo o que podemos saber com certeza. A razão exata da queda de Satanás, no entanto, é desconhecida para nós, embora teólogos tenham apresentado algumas possibilidades.

Por outro lado, a Enciclopédia Católica resume algumas das posições mais populares:

”Embora Santo Tomás considere o desejo de igualdade com Deus como algo impossível, ele ensina, no entanto, que Satanás pecou ao desejar ser “como Deus”. “Algum teólogo conjeturou, com alguma demonstração de probabilidade, que o mistério da Divina Encarnação foi revelado a [todos os anjos], que eles viram que uma natureza inferior à sua deveria ser unida à Pessoa de Deus, o Filho [Jesus Cristo], e que toda a hierarquia do céu deve se curvar em adoração diante da majestade do Verbo Encarnado; e esta, supõe-se, foi a ocasião do orgulho de Lúcifer. Portanto, segundo esta última visão, Satanás era orgulhoso e pensava que a Encarnação de Jesus era uma abominação. Ele, então, buscou “independência” e se rebelou contra este plano divino, desejando ser “como Deus”.

Entretanto, qualquer que seja a natureza exata do pecado de Satanás, sua escolha era irrevogável, como explica o Catecismo. É o caráter irrevogável de sua escolha, e não um defeito na infinita misericórdia divina, que torna o pecado dos anjos imperdoável.

De fato, eles tinham total e completo conhecimento de sua escolha, entendendo com clareza que isso os levaria à separação eterna de Deus.

Enfim, a boa notícia é que, enquanto estivermos na Terra, ainda temos a chance de mudar nossas vidas e fazer boas escolhas, não cometendo o mesmo erro de Satanás.

--

NOTA ESPACOJAMES: Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que ninguém é como Deus. Portanto, ninguém é como Deus!


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.860.186
Visitas Únicas Hoje: 323
Usuários Online: 296