espacojames



Página Inicial
Listar Padre Jonas Abib




Artigo N.º 13730 - Precisamos ser valentes para o Senhor
Artigo visto 2475




Visto: 2475
Postado em: 11/09/15 às 12:39:04 por: James
Categoria: Padre Jonas Abib
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=209&id=13730
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Padre Jonas Abib


O Senhor se alegra com a nossa valentia

Os fariseus, escribas e doutores da lei tinham mais de trezentas leis. Além da leis, tinham tradições e, o mais importante, queriam que o povo observasse todas essas leis e tradições. Eram rigorosos. A lei não existia para salvar, mas para oprimir. Não quer dizer que Deus quisesse isso, mas eles o queriam.

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então, alguns fariseus disseram: “por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”. Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado” – ( Lc 6,1-5).

Aquele povo, ao invés de poder ser feliz diante de Deus, orar e cantar salmos ao Senhor, eram oprimidos com uma porção de tradições. Até o passos que as pessoas davam no dia de sábado eram contados. O sábado não era salvação, mas uma recriminação. Jesus, para responder, não fala direto, Ele conta um fato. Jesus disse: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros”.

Se Davi pegou os pães consagrados a Deus, comeu e deu de comer, isto é possível e permitido por Deus. “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”. Jesus está dizendo nesta Palavra: “Não somente eu posso permitir isto, mas Eu Sou Senhor do sábado”. Dizer que é o Senhor do sábado é dizer que é Senhor de tudo. Jesus se declarou O Senhor.

É preciso que nós nos entreguemos a Jesus e vivamos para Jesus. Aquilo que no grego se chama parrésia é tão denso e tão forte que, para traduzir, seria necessário outras palavras. Parrésia significa: coragem, destemor, desassombro, entusiasmo e intrepidez. Veja todas estas palavras para traduzir parrésia. É assim que devemos amar Jesus e nos entregar a Ele. Viver para Jesus e ser de Jesus com toda a coragem. Como o Senhor gosta de ver a nossa coragem para com Ele! Não somente Ele diz: “Coragem meu filho!”, mas Ele aplaude a nossa coragem com alegria.

Precisamos ser valentes para o Senhor, enfrentarmos tudo o que for necessário. Desculpe a expressão, mas somos “covardes” e “medrosos”. Porém, o Senhor quer que sejamos valentes para Ele. É o Senhor que faz com que nós deixemos todo o destemor. Cada um de nós precisa fazer a sua parte. Diante daquilo que enfrentamos, precisamos ter destemor.

O Espírito Santo nos dá desassombro. Nós precisamos agarrar o destemor e enfrentar as situações com desassombro. Parrésia é entusiasmo. E como o Senhor quer que tenhamos entusiamo! Sirva a Ele com entusiasmo! Ame a Ele com alegria! A palavra ´entusiasmo´ vem do egípcio e significa ´estar cheio de Deus´. Quando enfrentamos todas as situações com Deus, somos uma pessoa intrépida em todos os seus atos. Meus irmãos, é isto que o Senhor espera de nós, de mim e de você.

Irmãos, e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro” – (Cl 1,21-23). Estrangeiros aqui significa estar longe de Deus, e Ele nos quer perto. O Senhor quer para nós a nossa santidade. A primeira coisa que Ele quer é que sejamos santos e, depois, imaculados. Imaculados significa sem mancha. O Senhor não quer que você viva se arrastando pelo chão. O Senhor quer que você seja uma pessoa irrepreensível.

Por exemplo, um instrumento musical como a bateria: tem que ser boa e, ao mesmo tempo, é preciso saber bater nela. É assim na nossa vida: o Senhor é a bateria, e ela é ótima, mas você precisa saber bater para dar toda a soronidade que foi mostrada na Primeira Leitura: santos e irrepreensíveis!

Veja que riqueza nas leituras de hoje, que são pequenas, mas muito ricas. São como pedras preciosas. Nós agradecemos muito a Deus, que nos dá a preciosidade destas leituras.

Obrigado, Senhor, porque podemos exclamar: “Quem como Deus!”.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Pregação ‘É necessário que permaneceis inabaláveis e firmes na fé’ de monsenhor Jonas Abib em 5, de setembro de 2015.


http://padrejonas.cancaonova.com/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.318
Visitas Únicas Hoje: 1.611
Usuários Online: 280