Chuva deixa 21 municípios em situação de emergência no Pará
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 1598 - Chuva deixa 21 municípios em situação de emergência no Pará
Artigo visto 2746




Visto: 2746
Postado em: 14/05/09 às 21:56:38 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=1598
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O Pará já registra 21 municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas e cheias do rios, segundo o último boletim da Defesa Civil do estado. Situação de emergência é o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos à comunidade afetada.



Na região do Baixo Amazonas são sete os municípios: Santarém; Porto de Moz; Monte Alegre; Prainha; Óbidos, Almerim e Alenquer.

Em Santarém, o nível do Rio Tapajós atingiu 8,06 metros, quando a cota de alerta é 6,26. Com a enxurrada, cinco famílias estão desabrigadas e 868, desalojadas. Em Monte Algre, uma enxurrada atingiu 546 famílias. O município de Oriximiná também deve decretar situação de emergência por causa de enchentes.

Na região sudeste do estado, são três os municípios em situação de emergência. Água Azul do Norte e Abel Figueiredo, além de Marabá, onde o nível do Rio Tocantins já alcançou 10,85 metros, 85 centímetros acima da cota de alerta. Com a enchente, 438 famílias estão desabrigadas e 262, desalojadas.

Mais famílias desabrigadas

Em Parauapebas a situação não é diferente. A enchente do Rio Parauapebas já atingiu 178 famílias, entre desalojadas e desabrigadas. O município deve decretar situação de emergência. Em Tucuruí, 89 famílias já foram remanejadas de forma definitiva e o município segue sob monitoramento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Na região sudoeste do Pará a situação é ainda pior. São dez municípios em situação de emergência. Em Itaituba, a enchente do Rio Tapajós, que atingiu 9,28 metros, já deixou 300 famílias desalojadas e 13 desabrigadas. Em Altamira, o nível do Rio Xingu já está em 7,90 metros. Mais de 250 famílias já foram atingidas pela enchente no município.

Anapu, Aveiro, Vitória do Xingu, Trairão, Senador José Porfírio, Jacareacanga e Rurópolis também sofrem as conseqüências das enchentes e enxurradas que atingem o Pará. Em Novo Progresso, 87 famílias estão desalojadas.

Desastre social

Na região nordeste, o município de Tailândia também decretou situação de emergência, em função de desastre social. O município perdeu muitos postos de trabalho após operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para combater o comércio ilegal de madeira. A indústria madereira é a principal atividade econômica do município.

Jacundá também já decretou situação de emergência por causa de enxurrada e Aurora do Pará deve decretar devido enchentes.



Fonte:
http://portalamazonia.globo.com:80/noticias.php?idN=66641&idLingua=1



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.929.837
Visitas Únicas Hoje: 402
Usuários Online: 186