África lidera o número de missionários mortos em 2021
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16470 - África lidera o número de missionários mortos em 2021
Artigo visto 84




Visto: 84
Postado em: 03/01/22 às 19:46:38 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16470
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Está a aumentar o número de leigos, muitos deles catequistas, que perderam a vida em consequência da sua missão evangelizadora

O continente africano teve metade do número total de missionários mortos ao longo do ano que agora termina. Sete sacerdotes, duas religiosas e dois leigos perderam a vida de forma violenta em África, enquanto a América contabilizou sete missionários e a Ásia três.

Segundo os dados da Agência Fides, desde o ano 2000 que foram já assassinados, em todo o planeta, 536 elementos da Igreja. Vítimas de terrorismo, de sequestro, ou de actos criminosos, todos eles deram a vida em nome da Igreja, normalmente em ambientes de pobreza, de violência e de ódio.

Estes dados permitem concluir também que está a aumentar o número de leigos, muitos deles catequistas, que perderam a vida em consequência da sua missão evangelizadora junto da comunidade.

Assassinato

Ainda recentemente, a Fundação AIS deu a notícia do assassinato bárbaro de um catequisa e animador da palavra rem Cabo Delgado, Moçambique.

O crime, da responsabilidade dos terroristas que têm vindo a lançar uma campanha de medo e morte naquela região desde o final de 2017, ocorreu no passado dia 15 de Dezembro.

O catequista, identificado como Matias Bustam, estava a deslocar-se para a machamba – terreno usado para a agricultura –, na companhia da mulher e filhos, quando foi surpreendido pelos “insurgentes”, como os terroristas são conhecidos localmente, tendo sido assassinado de “forma cruel”.

Ataque

Uma fonte da Igreja Católica, que pediu para não ser identificada, confirmou o ataque à Fundação AIS explicando que o catequista teria sido “abordado por um grupo não especificado de insurgentes” que o “degolaram”.

Todos estes casos evidenciam a importância da defesa da liberdade religiosa, como um direito fundamental. Numa mensagem de balanço do ano que agora termina, o presidente executivo internacional da Fundação AIS recordou, já esta semana, o exemplo de “padres religiosos e leigos que estão a ser mortos, raptados ou abusados enquanto cumprem a sua missão”.

Como sublinhou Thomas Heine-Geldern, “embora a violência afecte a todos, os cristãos são os mais atingidos”. “É profundamente lamentável que, em muitas áreas, o terrorismo e a violência estejam a impedir a Igreja de realizar o seu trabalho pastoral e social.”

O responsável da Fundação AIS lembrou ainda as vítimas da pandemia do coronavírus, também eles verdadeiros heróis que “sacrificaram as suas vidas para estarem próximos das pessoas que tinham sido confiadas aos seus cuidados – apesar dos perigos para a sua própria saúde”. “Um notável testemunho de dedicação”, concluiu.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.990.096
Visitas Únicas Hoje: 692
Usuários Online: 173