espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3273 - Santa Sé apoia proibição completa de testes nucleares
Artigo visto 2800




Visto: 2800
Postado em: 06/10/09 às 19:55:27 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3273
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Intervenção de Dom Dominique Mamberti


NOVA YORK, segunda-feira, 5 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- O secretário da Santa Sé para as relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, reiterou "o chamado da Santa Sé à adesão o quanto antes ao Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares a todos os Estados que ainda não o fizeram e sobretudo àqueles nos quais a ratificação é necessária para a entrada em vigor do Tratado".

Dom Mamberti participou, de 22 a 26 de setembro, do Conselho de Segurança da ONU, e da conferência sobre o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (Comprehensive Test Ban Treaty - CTBT), realizada em Nova York em 24 e 25 de setembro no marco do Debate da Assembleia Geral da ONU.


"A paz é um edifício em contínua construção; a contribuição que o CTBT pode oferecer para dar-lhe alguns fundamentos mais robustos é evidente", afirmou em sua intervenção.


"Os testes nucleares são, com efeito, a expressão de uma cultura do conflito e da morte que põe em perigo não apenas a paz, mas também a própria existência da família humana", disse.


Para Dom Mamberti, "estes testes não podem continuar sendo justificados com o argumento de desenvolver armas nucleares "inteligentes", devido aos riscos que estas provas supõem para o regime de não proliferação nuclear, assim como aos danos incontroláveis e irreversíveis que essas armas -também as inteligentes- produzem".


O secretário da Santa Sé para as relações com os Estados recordou "a responsabilidade que a comunidade internacional tem de proibir as provas nucleares e de promover com firmeza e eficácia o desarme nuclear".


"A entrada em vigor do CTBT poderá não só dar uma resposta significativa aos riscos da proliferação nuclear e à ameaça do terrorismo nuclear, mas também dar um impulso ao desarme nuclear", explicou.


Também "favorecerá uma melhor resposta a certas catástrofes naturais, graças a sua aplicação potencial como instrumento de "alerta rápida" no âmbito civil e científico, em virtude do sistema de controle internacional que proporciona".


"Estes são elementos importantes -concluiu- para a realização de um autêntico desenvolvimento integral".


Fonte: www.zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.862.843
Visitas Únicas Hoje: 887
Usuários Online: 482