Vida consagrada é riqueza da Igreja que nunca poderá faltar, afirmou o Papa aos bispos brasileiros
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6563 - Vida consagrada é riqueza da Igreja que nunca poderá faltar, afirmou o Papa aos bispos brasileiros
Artigo visto 2259




Visto: 2259
Postado em: 05/11/10 às 21:20:48 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6563
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


VATICANO, 05 Nov. 10 / 02:27 pm (ACI).- Ao receber este meio-dia aos bispos do Regional Sul 2 da CNBB em visita ad limina, o Papa Bento XVI ressaltou que a vida consagrada é um bem e uma riqueza da Igreja Católica que nunca poderá faltar nem morrer. Portanto a pastoral vocacional é uma tarefa de todos: bispos, sacerdotes, religiosos e leigos.

Em seu discurso, o Santo Padre disse que os consagrados "«uma planta com muitos ramos, que assenta as suas raízes no Evangelho e produz abundantes frutos em cada estação da Igreja». 

“Sendo a caridade o primeiro fruto do Espírito (cf. Gl 5, 22) e o maior de todos os carismas (cf. 1 Cor 12, 31), a comunidade religiosa enriquece a Igreja de que é parte viva, antes de tudo com o seu amor: ama a sua Igreja particular, enriquece-a com seus carismas e abre-a a uma dimensão mais universal", afirmou.

Referindo-se ao problema da "diminuição dos membros em muitos Institutos e o seu envelhecimento, evidente em algumas partes do mundo”. O Papa disse que “muitos se interrogam se a vida consagrada seja ainda hoje uma proposta capaz de atrair os jovens e as jovens”.

“Bem sabemos, queridos Bispos, que as várias Famílias religiosas desde a vida monástica até às congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, desde os institutos seculares até às novas formas de consagração tiveram a sua origem na história, mas a vida consagrada como tal teve origem com o próprio Senhor que escolheu para Si esta forma de vida virgem, pobre e obediente. Por isso a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja: foi querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja. Daqui o apelo ao compromisso geral na pastoral vocacional: se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: Bispos, sacerdotes, consagrados e leigos", disse o Pontífice aos bispos do Paraná.

Bento XVI sublinhou logo que "como afirma o decreto conciliar Perfectae caritatis, «a conveniente renovação dos Institutos depende sobretudo da formação dos membros» (n. 18). Trata-se de uma afirmação fundamental para toda a forma de vida consagrada. A capacidade formativa de um Instituto, quer na sua fase inicial quer nas fases sucessivas, está no centro de todo o processo de renovação’".

Finalmente o Papa pediu aos prelados que transmitam “às vossas comunidades de consagrados e consagradas, independentemente do serviço claustral ou apostólico que estão desempenhando, a viva gratidão do Papa que de todas e todos se recorda nas suas orações, lembrando em especial os idosos e doentes, quantos atravessam momentos de crise e de solidão, quem sofre e se sente confuso e também os jovens e as jovens que hoje batem à porta das suas Casas e pedem para se entregar a Jesus Cristo na radicalidade do Evangelho. Agora, invocando o celeste patrocínio de Maria, modelo perfeito de consagração a Cristo, confirmo-vos mais uma vez a minha estima fraterna e concedo-vos, extensiva a todos os fiéis confiados aos vossos cuidados pastorais, uma propiciadora Bênção Apostólica”. 


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20498



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.993.482
Visitas Únicas Hoje: 902
Usuários Online: 185