espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 12140 - Riquezas do Vaticano
Artigo visto 5341




Visto: 5341
Postado em: 24/03/14 às 18:10:03 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=12140
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Leia também:

Artigo N.º 12048 - 7 VERDADES SOBRE A IGREJA CATÓLICA QUE TENTAM ESCONDER DE VOCÊ

--

 

Riquezas do Vaticano

 

Em primeiro lugar deveríamos analisar quais são estas riquezas que tanto se fala. Por acaso roupas litúrgicas valem alguma coisa? Símbolos religiosos? O dinheiro direcionado à caridade é usufruído pelo papa no lugar de ajudar os outros?

Pois é, nada disso acontece, o que tem lá nada vale para o papa ou para a Igreja, pois esse dinheiro não é acumulado é direcionado a caridade e os demais bens tão falados são patrimônios da humanidade. A Igreja não pretende ficar dando dinheiro, pois isso é acomodar as pessoas na preguiça, ela quer resolver o problema e não tapá-lo até esgotar o dinheiro, por isso ela ao invés de jogar moedas ela prefere marcar aquela sociedade investindo o dinheiro da caridade em obras que desenvolvem estas pessoas.

Padre Paulo Ricardo mostra qual é a riqueza que o Vaticano possui, assista o vídeo;

 

Além do mais o Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano.

Interessante saber que com todo o “dinheiro que o papa tem” ele não tem avião particular, ele usa o avião do governo Italiano emprestado em suas viagens.

Números da Igreja sobre a caridade

A Igreja mantém na Ásia:

1.076 hospitais;
3.400 dispensários;
330 leprosários;
1.685 asilos;
3.900 orfanatos;
2.960 jardins de infância

 

 


Na África:

964 hospitais;
5.000 dispensários;
260 leprosários;
650 asilos;
800 orfanatos;
2.000 jardins de infância.


Na América:
1.900 hospitais;
5.400 dispensários;
50 leprosários;
3.700 asilos;
2.500 orfanatos;
4.200 jardins de infância.

 

 


Na Oceania:

170 hospitais;
180 dispensários;
1 leprosário;
360 asilos;
60 orfanatos;
90 jardins de infância.


Na Europa:

1.230 hospitais;
2.450 dispensários;
4 Leprosários;
7.970 asilos;
2.370 jardins de infância.



Outras curiosidades

- Há o Óbulo de São Pedro que é a ajuda econômica enviada para o papa  pelos fiéis utilizado para manutenção da caridade e ajuda aos mais necessitados. 

- 25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.

 

 

Podemos ver grandes pessoas à frente de grandes obras como Madre Teresa de Calcutá e a Beata Irmã Dulce.

- A Sociedade São Vicente de Paulo foi constituída por um grupo de jovens universitários liderado por Antonio Frederico Ozanam com o objetivo de prestar às famílias necessitadas ajuda material e espiritual.

- A SSVP, ou Vicentinos, é a segunda maior ONG no mundo, perdendo apenas para a ONU, se dedicam integralmente a ajudar os mais necessitados e buscar soluções para retirá-los da miséria.

- A Ordem Hospitaleira fundada por São João de Deus persiste ainda hoje e faz um trabalho maravilhoso recebendo doentes e com especial predileção por doentes mentais. Contam com 1500 irmãos, 40000 colaboradores. 5000 colaboradores e 300000 benfeitores-colaboradores.
Trabalho na África

Aqui gostaria de partilhar um testemunho de um africano que morou 20 anos na África e se refugiou nos Estados Unidos por causa da guerra racial que existe na África, tive oportunidade de conversar com ele e perguntar sobre este assunto por ser um amigo pessoal que irá se casar com uma amiga minha.

 

 

 

Ele se chama Momoh (Momô) e nos conta a terrível realidade e miséria africana, de um povo que não tem comida, não tem luz elétrica e nem sequer vestimentas. Porém o testemunho dele vai muito além. Ele nos conta que a Igreja Católica é quem faz tudo lá, existem muito poucos luteranos, o restante são pessoas católicas.

A educação lá é escassa, não se tem as coisas que ogoverno nos oferece aqui, porém existem muitas escolas da Igreja Católica que fornecem educação. Os hospitais também são mantidos pela Igreja Católica. A Igreja Católica leva para eles comida, roupas, remédios e todas as necessidade materias para sua sobrevivência.

Ele nos conta que decorrente da guerra as crianças com 10 ou 12 anos já tem armas nas mãos e alguns destes até são líderes guerrilheiros. A Igreja acolhe estes jovens, os incentiva a deixarem as armas ensinando o evangelho e os ensinam trabalhos manuais e honestos. Um exemplo citado é as Instituições Salesianas que fazem um maravilhoso trabalho.

Vale outra observação aqui: perguntei no que a ONU ajudava e qual foi a resposta? Em nada quase, ela não faz o que a Igreja Católica faz, não dá roupas, comida, saúde e educação. Ela apenas fornece navios para que as pessoas possam sair do país, nada além disso. Isso não é eu quem digo, é um próprio morador de lá.

A mídia do ocidente pinta a ONU de ouro e joga o nome da Igreja na lama, mas quando ouvimos o testemunho de um africano que viveu naquela realidade vemos claramente que é a instituição que senta em trono de ouro enquanto os pobres ficam na miséria não é a Igreja, mas a ONU.

 

 


Fonte: http://coracaodasalete.blogspot.com.br/2012/06/caridade-da-igreja.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.760
Visitas Únicas Hoje: 1.897
Usuários Online: 591