espacojames



Página Inicial
Listar Sonhos e Visões




Artigo N.º 8941 - Mais de 50 visões do Paraíso, relatadas por Santa Francisca Romana - Parte 6
Artigo visto 5248




Visto: 5248
Postado em: 17/10/11 às 18:39:39 por: James
Categoria: Sonhos e Visões
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=112&id=8941
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Sonhos e Visões


Continuação...

VISÕES BEATÍFICAS-2



XXI – VISÃO Nº 21

1 - Uma vez recebido o Santíssimo Corpo e Sangue de CRISTO Sacramentado por esta devotíssima serva de DEUS, naquela referida Capela, o seu espírito foi arrebatado em êxtase imóvel e depois móvel.

2 – Mas a seguir, voltando aos seus sentidos naturais, por obediência ao seu pai espiritual, respondeu as suas perguntas dizendo que viu o SENHOR Salvador na sua Santíssima Humanidade, e com a preciosíssima chaga lateral do corpo (chaga do lado) por onde via um mar imenso e profundíssimo.

3 – Na serva bem-aventurada de CRISTO se acenderam o fogo da compaixão e da caridade, então, ela olhou atentamente aquele mar, e de lá saiu uma Voz Divina, dizendo:

 

4 – “EU sou o Amor ardente, que de súbito atraio a MIM a alma, que coloco num lugar com vida, seguramente em MIM, JESUS CRISTO Redentor. 5 – EU o próprio JESUS faço esta maravilha destruindo os seus pecados. Queimo todos eles com Santíssimo fervor e coloco a alma num abismo de doçura. EU, o Próprio SENHOR a transformo num tesouro preciosíssimo e a faço alegrar-se com os bens eternos”.

6 – Terminadas estas palavras, lhe foi descrito e revelado plenamente aquela profundidade do abismo (do Amor Divino), conforme citação de João Evangelista: no princípio era o VERBO e o VERBO está com (junto de) DEUS, e o VERBO era DEUS , etc. (Jo 1, 1).

7 – Depois destas palavras, ela permanecendo em êxtase, ouviu certa voz lhe dizendo:

8 – “EU sou a fonte pura e nobre: Se alguém tem sede, venha a MIM e beba” (Jo 7, 37). Sou conforto (consolo e comodidade) inesgotável: venha a MIM todo aquele que quiser vir, e ti darei alegria, que jamais terá fim.

9 – Humildade com a pureza da obediência e amor com consciente elegância, ao mesmo tempo, juntarão e estreitará a união, e quando estas virtudes se encontram juntas na alma, tal alma estará em condições de beber nesta fonte.

10 – A pobreza pode muito bem ser dividida em três maneiras. A alma quer dar uma direção determinada, seguindo o seu bom coração, caminhando claramente, avançando ligeira para onde fixou e para lá quer se conduzir, se dirigindo bem disposta e aplicada.

11 – A primeira pobreza é aproveitável, ainda que correntemente não seja muito entendida, mas se trata de um espírito perfeito e em si, um tesouro espiritual. É flexível em muitas coisas, coisas em geral das quais se afasta com desprezo, por considerar vulgar, quer o Céu sem outras alternativas.

12 – A alma que vive assim poderá beber desta fonte, porque está unida a DEUS, e no caminho ajuda e faz crescer estimulando os necessitados, mas não quer ser vista e nem quer evidência nas coisas que faz, nem propagar o seu conhecimento, quer permanecer oculta.

13 – A segunda pobreza é o abandono do mundo, é a alma que se despoja de todas as coisas, que dá tudo o que tem e sempre se submete obedientemente. Vive na fé, esperança e caridade, e com solidez cultiva o temor de DEUS, por este motivo esta alma também bebe desta fonte.

14 – A terceira pobreza é fundamentada no Amor a DEUS, não se preocupa e não tem medo de nada deste mundo, porque têm o Bem Maior, a Quem entregou todos os dons de sua vida presente. Alegra-se em todos os acontecimentos, vive da mesma maneira que dorme sempre tranquila e confiante, obedece a JESUS em todas as coisas e ao Qual está unida.

15 – Alma com tal mente pura vem beber socegadamente, porque tal fonte te é concedida”.

16 – Por esta razão, essa laboriosa serva devota de CRISTO vendo esta visão beatífica, antes de se retirar ouviu certa voz te dizendo:

17 – “Alma, não procure motivos para falar (reclamar, aconselhar ou repreender). Renuncie isto, porque as coisas sendo bem feitas, pode satisfazer o desejo de todas as almas. 18 – Por isso, não mais estabeleça regras, que tu mesma sabe, como era antes. 19 – Por outro lado, ELE que te prometeu Amor, irá te satisfazer muito bem. Portanto, esteja com bastante ardor e boa vontade, e sem nenhuma escrupulosa vergonha, para com ELE sempre te unir. 20 - Na verdade, aproximando-se deste grande Amor é que te possibilitará se conservar bem unida a ELE”.

21 – Esta visão beatífica foi no mês de Fevereiro de 1432. DEUS seja louvado.



XXII – VISÃO NÚMERO 22

 


1 - Uma vez, depois que recebeu o Sacramento do Santíssimo Corpo de JESUS CRISTO naquela mesma Capela, o espírito da referida serva de CRISTO foi arrebatado por uma grande e esplendorosa luz, permanecendo em êxtase o seu corpo, como de costume.

2 – Quando voltou ao seu sentido natural, por obediência, respondeu as perguntas de seu pai espiritual dizendo que tinha visto aquela luz especialíssima com grandes e admiráveis esplendores. Mas embaixo da luz havia espessas sombras.

3 – Naquela luz, ela viu um fogo esplendido e acima, estava uma tenda especialíssima.

4 – Na parte de cima daquela tenda ela viu o SENHOR e nosso Salvador na sua Santíssima Humanidade, lançando muitos esplendores de seu corpo, que o olhar humano só conseguia fixar muito pouco, 5 – assim, aquela humilde serva de CRISTO não podia fixar a não ser a imagem humana do SENHOR, pois procediam de suas santíssimas chagas raios flamejantes e admiráveis esplendores, 6 – que na verdade, estes raios eram espargidos sobre as almas que estavam ali mesmo, e elas, ao receber aqueles raios luminosos, brilhavam maravilhosamente com grande esplendor.

7 – Naquele mesmo lugar também estava a Celeste RAINHA ornada com uma tríplice coroa, como já dissemos anteriormente em outra visão, sobretudo, Dela saía uma luz intensa, mas muito suave, 8 – de tal forma que, a luz que vinha do seu FILHO e aquela que procedia da MÃE refletiam sobre as almas existentes naquele mesmo lugar, tornando-as brilhantes. Contudo, não aquela luz que procedia da MÃE. Esta luz tinha uma intensidade até certo ponto, enquanto aquela que procedia de seu FILHO era mais abrangente e intensa, e se derramava sobre as almas.

9 – Ela viu também nesta visão beatífica almas nos seus próprios corpos, entrarem num fogo ali existente e saírem.

10 – Elas no fogo, efetivamente não passavam por nenhum risco, pois tinham o amor Divino.

11 – Donde aquela bem-aventurada serva de CRISTO desejou saber por que, ou de que natureza eram aquelas almas para caminharem normalmente sobre o fogo! Foi revelada a Francisca que era a Vontade Divina, porque aquelas almas quando estavam nos seres humanos vivos, sempre perseveravam no amor Divino, e estavam naquele fogo para se renovar na força do Amor de DEUS.

12 – A bem-aventurada serva de CRISTO estava admirada e alegre com tanta solenidade, quando se aproximou aquela Maria Madalena, fervorosa no amor a DEUS, junto com Santa Agnes, e a convenceram a se aproximar e também caminhar sobre aquele fogo.

13 – Indo com as referidas, elas puseram a bem-aventurada serva de CRISTO num local mais adequado para que ela visse as coisas que eram feitas naquele lugar.

14 – E viu um grande número de Santas virgens que estavam bastante resplandecentes e ornadas com uma coroa.

15 – E então, aquela Madalena fervorosa de amor por CRISTO começou a dançar e logo foi acompanhada pelas outras virgens.

16 – E que cena admirável, entravam e saiam do fogo dançando, ao mesmo tempo em que cantando, diziam:

17 – “Se alguém deseja entrar no interior do CRISTO, todos devem se despojar inteiramente tanto exteriormente quanto em seu interior, fazendo renúncias e se afastando das vulgaridades como forma de respeito, e mesmo, nem em certa medida querer se mostrar em evidência. As coisas negativas que tem devem ser deixadas e não voltar mais para elas.

18 – Chegue a negar sua existência, como se já tivesse perdido tudo; e seja discreto, se mostrando arrependido consigo mesmo, dos pecados do passado, nem tendo a audácia de olhar para o seu SENHOR. E tanta repugnância terá de si que pedirá e suplicará a punição do próprio SENHOR, porque provocou a Justiça Divina.

19 – Deve devolver três dotes que o Altíssimo te emprestou. Devolver a tua memória de todos os teus desejos, nem pretenda recordar em seu cérebro alguma coisa, exceção somente se for de DEUS.

20 – Devolver tudo o que tem para se cuidar. Devolva também a inteligência e o raciocínio, com todas as suas aparências e inclusive, abandonando o sentimento de maior afeto e, não querendo ver ninguém, mas confiando exclusivamente a DEUS o seu próprio cuidado.

21 – Devolva inteiramente a sua vontade com todos os seus exercícios, com todos os seus trabalhos e inquietações, e tenha confiança na bondade de DEUS, assim, inteiramente estará perdoado por ELE.

22 – E quantas vezes se sentir elogiado, por algum motivo, tenha em mente como sendo isto, o seu maior suplício e por isso, seja previdente, nem por algum fim aceite louvores.

23 – E se acontecer participar em grande quantidade da alegria mundana, depois de acontecido será afligido por uma tristeza grave e olhará a si mesmo com amargura.

24 – E se qualquer pessoa tem ódio de ti, procure ser tranquilo como um mar de rosas, e esteja totalmente submerso numa santa e verdadeira humildade. 25 – Sendo tratado com alguma maldade, a palavra maldita cantada suavemente te mostrará um som bem suave, e com alegria deverá humildemente suplicar perdão a DEUS por causa daquela maldição.

26 – E se talvez for agredido, ferido e maltratado fisicamente por alguém, a agressão deverá aparecer em tua mente como se recebesse flores e rosas, e DEUS, que permitiu tais coisas te fosse feita, interferirá.

27 – Vá também agradecer a quem te agrediu. Contemplas em tua mente e te olha considerando inútil, como se nada pudesse fazer como se fosse da mesma opinião, sempre te vendo aniquilado.

28 – Desta maneira, se veja incapaz de perceber e discernir, e se sentindo tão pequeno, como os milhares grãos de areia que jazem na profundeza dos mares.

29 – Deste modo, a alma mergulhada em profunda humildade será facilmente corrigida na obediência.

30 – Preservando a fé, a alma se fará estável e de uma maneira sólida, se fará firme e renovada. Tendo esperança, a sua espera sem baixa-estima, manifestará consideração e nobreza.

31 – Tal alma está toda renovada em DEUS e na Majestade Divina, e por isso, se sente feliz e se alegra com todas as coisas.

32 – Mostrará também caridade, que estimula toda a alma alcançar o amor pleno. Nenhum temor terá, porque o próprio Amor de DEUS está assegurado.

33 – Também revelará prudência, que toda alma protegida tem, e por isso, não aparecerão os adversários para devastar tal alma.

34 – Porque ela já possui um cuidado todo especial, que sempre se mostrará eficaz.

35 – Por outro lado, nenhuma alma está tão preparada, nem tão incensada pelo Amor de DEUS, para se lançar e se conduzir, colocando todas as suas virtudes e se mostrando inteiramente ao mundo, exceção para a VIRGEM MÃE DE CRISTO.

36 – Antes do mundo ser feito, a mente Divina predestinou e fixou em primeiro lugar o FILHO DE DEUS, e em seguida no formato do seu Corpo, dotando-O de plena inteligência sem auxílio humano.

37 – Por isso, o Santo Evangelista João, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO dizia, seguramente no princípio era o VERBO, e o VERBO estava com DEUS e o VERBO era DEUS (Jo 1, 1).

38 – Na verdade, o VERBO ficou encerrado durante nove meses naquele útero virginal, assumindo a carne humana, para salvar a humanidade de todas as gerações, da servidão diabólica, juntando aqueles que estavam perdidos. Foi fecundado ocultamente naquele ventre pela graça do ESPÍRITO SANTO, nascendo Homem e DEUS.

39 – A felicíssima MÃE DE DEUS infinitamente agradecida permaneceu tão alegre em sua vida, que acontecesse seja o que fosse, quer no lazer ou no trabalho, e assim em todas as coisas, tudo estava conformado com a Vontade Divina, que sempre estava presente em qualquer parte, estimulando, amparando, inspirando e a protegendo nas dificuldades.

40 – Daí aconteceu, como o seu desejo e o esforço da sua mente na Terra estavam em comunhão e em conformidade com a Vontade de DEUS, depois de sua vida na Terra foi elevada aos Céus e exaltada acima de todas as criaturas e acima de todos os Coros de Anjos”.

41 - Concluídas estas palavras, foi mudado na bem-aventurada serva de DEUS o estado de seu êxtase, de imóvel para móvel, cantando maravilhosamente a música correspondente a aquela cantada pelas virgens e dançando com atitudes e modos iguais aos delas.

42 – Depois disto, a bem-aventurada voltou ao êxtase imóvel e viu Maria Madalena, aquela que é inflamada no amor Divino, cantando e dizendo:

43 – “Louvores a Ti, RAINHA DO CÉU, que está ornada de virtudes. Foste saudada pelo Anjo Cheia de Graça (Lc 1, 28), pois por Tua humildade e piedade, DEUS nos livrou da ruína eterna. 44 – Em Teu ventre virginal subsistiu e vestiu a Tua carne, de onde nasceu DEUS e Homem, e ELE nos salvou da morte eterna, redimindo-nos e nos libertando do vinculo da terrível morte. 45 – Infinitos louvores sejam dados a Ti, ó Senhora dos Anjos. Está toda ornada e redimida, coroada pelo FILHO, Tu és Nossa Luz e Alegria nesta bem-aventurada vida”.

46 – E Santa Catarina, esposa de CRISTO REI, disse cantando: “Todos temos a prazerosa alegria de possuir o admirável bem que é o reino de DEUS. Portanto, todos sem exceções fiquemos contentes e perfeitamente nos alegremos, dando louvores a JESUS, venerando-O para sempre”.

47 – Esta visão foi no ano 1432, no dia 13 do mês de Fevereiro. DEUS seja louvado.

--


XXIII – VISÃO BEATÍFICA NÚMERO 23

1 - Em determinado dia, aquela devota e bem-aventurada serva de CRISTO recebeu naquela mesma Capela, o Santíssimo Corpo de JESUS Sacramentado, e logo foi arrebatada em êxtase. Terminada a visão, por obediência, diante das perguntas do pai espiritual respondeu 2 – que viu uma imensa e esplendorosa luz que conduziu o seu espírito para outra luz bem maior e mais resplandecente e colocou o seu espírito num campo plano e muito extenso, e perto do campo tinha uma montanha grande e alta.

3 – A seguir, o Santo e mais que bem-aventurado Profeta João Batista, que a tinha impressionado demasiadas vezes, conduziu o seu espírito até próximo desta montanha e lhe disse:

4 – “Olhe bem em seu proveito o Santíssimo Mistério da Cruz com todas as sanções, uma a uma, que o piedosíssimo DEUS e FILHO DA VIRGEM se dignou sofrer por nós”.

5 – Aquela devotíssima serva de CRISTO, com toda atenção fixou o seu olhar e viu NOSSO SENHOR JESUS CRISTO como fora colocado na Cruz, daquele mesmo modo, com os braços estendidos, pés e mãos pregadas no madeiro.

6 – E das suas preciosíssimas chagas, da mesma forma e do mesmo jeito, nas partes flageladas em seu Corpo, saíam incalculáveis raios de esplendores.

7 – Embora, por causa do imenso brilho da luz, no inicio da visão beatífica, aquela devotíssima serva de DEUS não conseguia olhar plenamente a santíssima humanidade de CRISTO.

8 – No entanto, como era a Vontade de DEUS, depois de tão intensa luz, o SENHOR ordenou uma razoável diminuição de sua intensidade, e então, a devota serva de CRISTO pode perceber com suficiente clareza e olhou demoradamente a gloriosíssima humanidade de nosso Salvador JESUS CRISTO, lhe sendo permitido ver o Mistério da Cruz, que olhou com grande e intensa compaixão.

9 – Ela viu também os gloriosíssimos espíritos tanto angélicos quanto humanos, com grande satisfação e alegria diante do SENHOR, como foi dito, dando-LHE imensas graças e louvores, pela humanidade e sua imensa piedade, e eles os espíritos humanos compreendem bem, sabendo que foi imensamente caro como inestimável o preço pago por JESUS pela redenção da humanidade.

10 – Esta devota e caríssima serva de DEUS viu também os gloriosos espíritos tanto angélicos como humanos receberem uma imensa luz vinda de cada uma das chagas, de todas as partes flageladas do glorioso Corpo de JESUS CRISTO, na verdade da chaga do lado e das outras chagas do corpo.

11 – Os Patriarcas e Anjos Seráficos recebiam os raios luminosos que saíam dos orifícios causados pelos espinhos da terrível coroa de espinhos de CRISTO.

12 – A humilde serva de CRISTO desejava saber porque eles recebiam aqueles raios luminosos, e, nesta ocasião, o gloriosíssimo Batista revelou que tal gloria era obtida por sua coragem, firmeza e ardor da caridade.

13 – Nem viu que os bem-aventurados Apóstolos tinham recebido o máximo de esplendor vindo das maravilhosas chagas das Mãos e dos Pés do SENHOR, então, o referido Batista, explicou que isto era por causa da inteligência e verdadeira sabedoria deles, que em face da virtude do discernimento, aderiu ao dom de DEUS que é a verdadeira sabedoria, CRISTO é a sabedoria.

14 – Os Profetas e os quatro principais doutores evangelistas receberam a irradiação luminosa de um tesouro, da chaga do lado, e isto, por causa da sua inabalável e sacrossanta fé católica verdadeira, sem contaminação.

15 – Os preciosos mártires, e os brilhantíssimos confessores, e as virgens consagradas a DEUS e os sete Coro dos Anjos receberam o fulgor da irradiação das chagas da mais cruel flagelação das outras partes do preciosíssimo Corpo de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

16 – Porém, até o menor Coro Angélico e mesmo, os outros espíritos bem-aventurados também foram alumiados pelo fulgor resplandecente dos raios que saíam da tíbia do Salvador.

17 – A devotíssima serva de CRISTO ficou surpreendida e ainda mais admirada, com a grande quantidade de espinhos que furaram a Cabeça do Salvador, então o glorioso Batista afirmou que a coroa de espinhos foi feita a maneira de um gorro que cobriu completamente a Cabeça do SENHOR, e por essa razão, ficaram tantas chagas feitas pelos espinhos da coroa.

18 – E assim, uma luz esplendíssima cobriu completamente aquela preciosíssima natureza humana de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, e, por causa daquela inconcebível claridade, a devota e serva de CRISTO não pode mais olhar a gloriosíssima humanidade do SENHOR.

20 – Por causa de sua grande admiração, o glorioso João Batista disse: “Ame e honre o teu SENHOR, ame-O mesmo com todo rigor, Ama o SENHOR TEU DEUS e ame-O mesmo com temor, ama e teme-O com prazer, ame-O com afeição. Ama e honre Aquele Amor que te ama com absoluta perfeição. Ama Aquele VERBO Divino, que para tu viver, sofreu dores e trabalhos no mundo.

21 – ELE quis primeiro fazer e depois te ensinar o caminho, por onde será capaz de seguir e avançar.

22 – Aqueles a quem DEUS manifesta a Sua Vontade, pode fazer tudo, o teu caminho moderado não apresentará dificuldades (vivendo moderadamente não sofrerá grandes dificuldades), e tu não pode se desculpar, por causa da tua impotência ou debilidade, então, que seja capaz de amar.

23 – E por causa da tua saúde, tudo deverá organizar e ordenar, e entender que não deve ser ingrata.

24 – O verdadeiro amor a CRISTO, que tanto te ama, realizou um grande trabalho e notáveis obras, para SE manifestar a ti; os judeus o ofenderam e quiseram lapidá-lo; e por último, SE fez alimento dos Apóstolos e nosso alimento, para nos consolar e fortificar.

25 – ELE próprio SE despiu, e suportou uma cruel Paixão; pelo seu Sangue derramado salvou todas as gerações do mundo.

26 – Mas considere, a alma é um espírito que guarda, e muitas, por causa da sua dureza, recusam ou rechaçam os tantos benefícios Divinos, por isso lembre-se, requintadas punições eternas são preparadas no inferno.

27 – Portanto, amemos este Amor com todo o afeto do espírito e pureza de coração, por que primeiro ELE nos amou e pagou um preço inestimável, para nos redimir e salvar da morte eterna”.

28 – A estas palavras, o glorioso João Batista, cantando acrescentou outras, usadas pelos profetas: “Nos que completamos todas as coisas, é o Amor Divino que devemos seguir, nenhuma lisonja do mundo iludirá aos que guardam o verdadeiro Amor e serão elevados a gloria eterna. Estamos sempre na contemplação do Seu Amor, sempre alegres e cheios de graça na Visão Beatífica”.

29 – E Davi cantando, assim respondeu: “Este é o Amor que todo espírito ama, que nos leva a tão altíssima honra, e nos conduz ao conhecimento da Verdade, e agora na glória, continua a nos observar, fazendo de nós reprodução de Sua Imagem.

30 – Por ELE suportamos sofrimentos e trabalhos, mas agora temos imensa glória com os espíritos bem-aventurados”.

31 – Foi esta Visão no Mês de Fevereiro de 1432, no dia 21. DEUS seja louvado.

--



XXIV – VISÃO BEATÍFICA NÚMERO 24

1 – Depois que aquela alma devotíssima de DEUS recebeu naquela mesma Capela o Santíssimo Corpo Sacramentado de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, entrou em êxtase imóvel durante um espaço de tempo, e logo a seguir passou para êxtase móvel. Nitidamente começou a conversar com São Gregório que veio com grande esplendor luminoso, acompanhado de dois Anjos, e disse a bem-aventurada:

2 – “A ti venho em missão, serva devota de DEUS, eu sou Gregório bem-aventurado doutor da Igreja, e te exponho as coisas que me incumbiram, para transmiti-las ao seu Confessor.

3 – Por isso, apelo para aquele cuja vontade e sabedoria te guia, para unir aqueles que estão afastados e não me impeça, nem entenda que seja ostentação minha, te confiar a DEUS.

4 – Digo-lhe que caminhe pela estrada (a vereda que DEUS te traçou), e quanto possível, anuncie CRISTO aos seus discípulos, seja humilde e paciente, e permita tudo desde que seja feito em nome de JESUS CRISTO; e aos inimigos, aqueles que caminham diante de ti, deles proteja-te bem.

5 – Se as tentações te atormentam, evite-as de maneira eficaz, se o mundo te persuade com a honra que te pertence, evite-o, não deve confiar, nem mesmo por um sentimento de vergonha. Na verdade, estes mencionados elogios e outros, por mais insignificantes que sejam deverá se precaver deles, seja perspicaz e cuidadoso, se proteja e construa fortes baluartes interiormente, para se defender das tentações, para que o veneno não possa te contaminar.

6 – Coloque-te livremente de acordo com a Vontade de DEUS e receberá coragem, determinando inteiramente a sequência dos benefícios que te disse. De fato, ocupe-se integralmente do que deve ser feito.

7 – A abelha industrial é um exemplo que deve ser considerado, ela recebe o lugar onde pode dar frutos, a sua casa. Que descoberta notável, se todos se conduzissem para aquele lugar familiar, pois justamente é na família, na casa, onde se reúne os seus membros. Da mesma maneira que a planta dá flores bonitas e perfumadas, a abelha produz cera da seiva e o mel, e seu exército se divide para cada função, e cada uma quer ser a primeira a fazer o seu pequeno alvéolo.

8 – Depois ao mesmo tempo os alvéolos são reduzidos, na medida do possível, multiplicando os frutos do trabalho, aumentando o número de alvéolos, e, na família, ao mesmo tempo em que persiste a caridade, e não existe ninguém que dificulte o zelo dos outros, em particular, o verdadeiro fruto aparece produzido pela humildade.

9 – Embora haja muitos exemplos como das abelhas, se o que dissemos acima foi bem compreendido, a fidelidade e devoção da alma a DEUS deve ser cuidadosamente cultivada, e um só exemplo deve ser evitado, não cair em si, se isolando egoisticamente. Costuma-se dizer, quando afastam o enxame de abelhas conduzindo-o para outro lugar, o enxame abandonará a colméia. Para isto, dispondo dos seus esforços, as abelhas chegarão a um local que não poderão duvidar.

10 – De fato, muitas vezes as abelhas vão do lugar onde fazem o mel (a Colméia) para outro lugar, se reunindo numa árvore, onde as pessoas podem vê-las, e onde se fixam. Se caírem por terra, as abelhas mudam para outro local, mas não desfrutam do bem que ali edificaram, e por isso, na maioria das vezes desaparecem e morrem. 11 – Se quiser seguir o zelo da abelha, só neste exemplo, cuidado para não seguir simplesmente as abelhas, escolhendo um lugar duvidoso, mas ao contrário, se colocar num lugar firme junto ao SENHOR e nunca duvidar. Tenha confiança NELE, que ELE te conduzirá ao verdadeiro caminho.

12 – Esta mensagem é o seu belíssimo tesouro secreto. Prudentemente oculte-o na tua memória, providenciando as coisas com discernimento, para que sejas sempre bem compreendido e tenha conhecimento das realidades. Pela Sagrada Escritura procure os textos nos versículos que informarão e iluminarão a tua compreensão para todos os casos e efeitos.

13 – Prezada devota serva de CRISTO, de qualquer maneira, se não entendeu ou não se fez totalmente claro algum ensinamento bíblico, questione e faça perguntas e esteja bem atenta durante as orações, suplicando o auxílio à Maria Madalena na forma habitual, em que unidas, trocarão idéias numa conversação sobre as coisas sagradas.

14 – Mas, se não for capaz de discernir e nem de entender a solução do problema, recorra à fonte da sabedoria, buscando o conselho de São Tiago em sua epístola, onde diz: “Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a concede generosamente a todos”. (Tg 1, 5) E ELE que compreende todas as coisas e pode fazer tudo, atenderá o desejo de seus devotos, fortalecendo-os com a Sua Verdade”.



15 – Por outro lado, observe bem o leitor, que para mim, eu o pai espiritual daquela devota serva de CRISTO, sempre a guardei durante o seu êxtase, não permitindo que fosse colocado em movimento nenhum dos membros de seu corpo, com exceção da língua, e seus olhos que sempre estão vigilantes no Céu.

16 – Seja o que for alguma coisa foi falada para o doutor Gregório! Para mim, o seu pai espiritual, a mim, a própria bem-aventurada sempre relatou as particularidades. E se algo me diz que não compreenda, eu lhe peço para repetir novamente as palavras para o meu perfeito entendimento, fato maravilhoso, porque isto sempre acontece, ela repete muitas vezes em êxtase até me fazer entender corretamente a mensagem do poder Divino, pela grandeza do amor da devota serva de CRISTO, que está sempre a disposição e firme na obediência.

17 – Muitas vezes em êxtase, com grande admiração vejo que ela adquire tão prontamente as suas respostas, considerando que os seus sentidos exteriores estavam privados pelo êxtase, conforme a Vontade de DEUS, mesmo assim a sua devotíssima serva se manifesta prontamente, e o seu espírito responde a todas as perguntas de modo totalmente claro.

18 – Também acrescento que aquela alma devota de DEUS ouviu de modo obediente aquela voz forte, e se o ouvido do corpo não tivesse ouvido, contudo, o espírito percebeu e recomendou a eficaz obediência.

19 – E não só esta vez, mas muitas outras vezes isto aconteceu maravilhosamente, e para mim, muitas vezes não compreendi as coisas que foram faladas pelo Santo Doutor, mas ela explicou. E por último, da parte do Doutor, ele fez uma declaração dirigida à própria bem-aventurada serva de CRISTO, com estas palavras:

20 – “Lendo não compreenderás a pura e permanente fé que deve ter no SENHOR. Põe a tua confiança em DEUS, e eu te declaro, ELE tem poder de fazer em ti todas as coisas”.

21 – Esta referida Visão aconteceu no dia 20 de Março de 1432. DEUS seja louvado.

--

EXPLICAÇÃO

São Gregório, acompanhado de dois Anjos, entrega a Francisca uma mensagem destinada ao seu Confessor: “caminhe pela estrada indicada pelo SENHOR, seja humilde e paciente. Proteja-te dos inimigos externos e daqueles que espreitam o interior da alma, que são a tentação. Tome o exemplo da abelha, símbolo da vida industriosa e organizada, trabalhando e sempre permanecendo em tua colméia, para que ela possa desfrutar, graças a sua estabilidade, dos frutos de tua própria obra”. Quando Francisca descreveu esta visão ao Confessor, os seus sentidos exteriores foram transferidos da sua faculdade, ou seja, perdeu ligeiramente a sua própria tranquilidade. Só o espírito obedece ao comando (a Ordem) de Obediência (Divina), cuja voz é semelhante a (ressoa interiormente como) um trovão. Nesta visão, a referência a vida das abelhas, é uma metáfora muito querida ao monarquismo medieval, é provavelmente mencionada em função da próxima instituição Mosteiro “Tor de Specchi” (Torre do Espelho) e dos deveres que aguardam o pai espiritual, nos meses que antecederam a fundação da Casa Religiosa.

 

Continua na parte 7...
http://espacojames.com.br/?cat=112&id=9013

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.772
Visitas Únicas Hoje: 1.228
Usuários Online: 405