Espacojames


Página Inicial
Listar Protestantes/ Seitas


1) Todo áudio baixado neste site é mono, ou seja, tem apenas 20% da qualidade, compre a trilha sonora original e tenha um som limpo, estéreo e com qualidade total. 2) O Google Chrome esconde o Download, por isso ao clicar em Baixar, dê Control+j para mostrar a janela de Download.


Artigo N.º 4613 - Imagens: Veneração e não Adoração
Artigo visto 3089 vezes




Visto: 3089
Postado em: 19/03/10 às 06:39:41 por: James
Categoria: Protestantes/ Seitas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=119&id=4613
Marcado como: Artigo Importante
Ver todos os artigos desta Categoria: Protestantes/ Seitas

Deus proíbe a fabricação de imagens? Não! Isto é o que veremos neste áudio, conforme a Bíblia. As acusações protestantes já estão super ultrapassadas, mas ainda existem muitos Cristãos que caem em suas armadilhas. Escute e tire suas conclusões.

Audio digitado:

O “Cavalo de Batalha” dos Protestantes é acusar os Católicos de adorar imagens, muitas vezes conseguem confundir os mais simples dizendo que Deus proibiu fazer imagens, Deus não proibiu, aliás, mandou fazer e muitas. Vamos esclarecer melhor o que é imagem, ídolo, adorar, venerar e idolatria.

Imagem é a representação de um ser em seu aspecto físico, assim imagem é uma estátua, um quadro, uma pintura, algo que tem forma, se formos analisar bem, a própria bíblia é uma imagem.

E tem pessoas que colocam a bíblia no lugar de Deus, ou seja, está havendo aí uma “bibliolatria”, isso é um erro muito grande, pois Deus age na história e no tempo, nem todas as ações de Deus registradas na história estão dentro da Bíblia.

Ídolo é um falso Deus inventado pela fantasia humana, sol, lua, animais, etc.

Adorar é o ato de considerar Deus como o único criador e Senhor do mundo. Adorar é também oferecer sacrifício. Só a Deus é oferecido sacrifício pela sua Igreja e o Sacrifício que a Igreja oferece é a Santa Missa que é a Eucaristia, corpo e o sangue de Cristo.

É evidente que o Sacrifício de Cristo é um acontecimento único que não precisa jamais ser repetido, na Santa Missa não há a repetição do Sacrifício, Jesus não é imolado de novo, a sua imolação única, porém passa a estar presente e por graça de Deus para que possamos nós também receber seus frutos 2 mil anos depois.

Adoração não é, portanto o fato de nos ajoelharmos diante de uma imagem de um santo ou de Maria, a Igreja Católica somente oferece sacrifício a Deus e não à Maria e aos Santos.

Venerar é imitar, honrar, saudar, homenagear, bem-aventurar, etc.

Idolatria é o ato de adorar o falso deus, ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor do universo ou fazer sacrifícios a eles como eram feitos no antigo testamento.

Para os Católicos as imagens de Maria, dos Anjos e dos Santos não são deuses e os Protestantes por não saberem diferenciar tudo isto, dizem que adoramos as imagens, usam esse pretexto falso para enganar os Católicos não instruídos.

Deus proíbe a fabricação de ídolos, não de imagens, lendo na Bíblia em êxo cap. 20,1-5, percebemos que Deus proíbe severamente a fabricação de ídolos que eram falsos deuses que eram colocados no lugar do Deus verdadeiro.Quando as imagens não são para serem colocadas no lugar de Deus, quando não são para serem adoradas, Ele as manda fazer e muitas.

O templo construído ricamente pelo rei Salomão estava cheio de imagens de escultura e Deus se manifestou nele enchendo-o de sua glória, tinha querubins de ouro, imagens de leões, de bois, grinaldas, flores, frutos, árvores, etc., neste templo havia até esculturas gigantes, ora, tudo isto eram imagens.

Não podemos esquecer que Deus manda fazer uma serpente de ouro, que na verdade também era uma imagem, você pode conferir tudo isto em: êxodo 37,7-9; 1 reis 6,32; 1 reis 7,36; 2 cron 4,1-4; ex 25,18-22; núm 21,8-9; 1cron 28,19-20; Eze 41, 17-21 e muitas outras passagens bíblicas.

É bom lembrar que os primeiros Cristãos usavam imagens nos lugares de culto nos cemitérios e nas catacumbas. Perseguidos para auxiliar sua fé tão posta à prova, pintavam e esculpiam naqueles subterrâneos, figuras representando o Cristo e sua Mãe Santíssima, o que mostra, de passagem, que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo.

As primeiras imagens eram inspiradas pelo texto bíblico: cordeiro, bom pastor, peixe, Daniel, Moisés, etc.; mas podiam também representar o Senhor, a Virgem Maria, os Santos Apóstolos e mártires.

Desde os inícios da arquitetura sacra, as igrejas foram enriquecidas com imagens tanto a título de instrução dos iletrados, as imagens contribuem para dar aos lugares de culto um aspecto sagrado e convidam ao recolhimento e à oração, confira em ex 25,22; 1 reis 6, 23-28, por isso os querubins da arca da aliança não eram simples adornos, lembravam ainda a mediação secundária dos anjos (heb 1, 14) e integravam os objetos no culto.

Como vimos, os Católicos não adoram imagens e Deus não as proíbe. Os Católicos adoram unicamente Deus que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Até a próxima e esperamos que este áudio possa ajudar nesta questão tão conturbada e maldosamente divulgada pelos protestantes.

Jaime Francisco de Moura

www.veritatis.com.br


Fonte: http://media.veritatis.com.br/



LEIA TAMBÉM
Pequenas igrejas grandes negócios
MEU RETORNO AO CATOLICISMO
O que é Missa?
O retorno de pastores protestantes à Igreja Católica
Os Papas na Bíblia e a Sucessão Apostólica
LEITOR PROTESTANTE CONTESTA ARTIGO SOBRE MARIA (Mariologia)
Quem fundou a sua Igreja?
O católico e as Bíblias protestantes
Protestantes dizem que Católicos não lêem a Bíblia



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.342.740
Visitas Únicas Hoje: 547
Usuários Online: 129