espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 4098 - Diálogo ecumênico: decisão irreversível da Igreja
Artigo visto 2860




Visto: 2860
Postado em: 18/01/10 às 18:58:32 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4098
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Bento XVI recebe uma delegação ecumênica da Finlândia


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O Concílio Vaticano II comprometeu a Igreja Católica “de forma irreversível a percorrer o caminho do ecumenismo”, recordou Bento XVI hoje, ao receber em audiência uma delegação ecumênica procedente da Finlândia.

O encontro já se converteu em uma tradição anual, por ocasião da festa de Santo Henrique mártir, padroeiro da Finlândia. Este ano, a visita da delegação a Roma festeja seu 25º aniversário.

Os encontros com a delegação ecumênica finlandesa, reconheceu o Papa no discurso que dirigiu aos seus hóspedes, “contribuíram de maneira significativa para a consolidação das relações entre os cristãos do vosso país”.

O ecumenismo, explicou, é o caminho que a Igreja Católica escolheu “sem reservas” desde o Vaticano II.

As igrejas do Leste e do Oeste, ambas presentes na Finlândia, “compartilham uma comunhão autêntica, ainda que imperfeita por enquanto”.

Apesar de que isso suponha “um motivo para lamentar-se dos problemas do passado – admitiu o pontífice –, é certamente também um motivo que nos conduz a maiores esforços de compreensão e de reconciliação, para que nossa amizade e nosso diálogo fraternos possam levar a uma unidade visível e perfeita em Cristo Jesus”.

Recordando o 10º aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, “sinal concreto da fraternidade redescoberta entre luteranos e católicos”, o Papa expressou seu próprio apreço pela “obra recente do diálogo entre católicos e luteranos nórdicos na Finlândia e na Suécia sobre questões derivadas” da declaração.

“Tomara que o texto resultante do diálogo contribua positivamente no caminho que conduz à recomposição da nossa unidade perdida”, afirmou.

Também mostrou seu agradecimento pela perseverança da delegação finlandesa “nestes 25 anos de peregrinação conjunta”, que “demonstram vosso respeito pelo Sucessor de Pedro, além da vossa boa fé e o desejo de unidade através do diálogo fraterno”.

No começo da audiência, o arcebispo finlandês Jukka Paarma dirigiu uma saudação ao Papa em nome dos membros da delegação. O objetivo da visita, segundo explicou, é também a celebração conjunta de comemoração de Santo Henrique, em 19 de janeiro, na basílica de Santa Maria sopra Minerva.

“Para nós, os três bispos finlandeses, é uma alegria e uma honra encontrar o Papa durante nossa peregrinação neste ano jubilar”, afirmou, em declaração recolhidas pelo L'Osservatore Romano.

“Nós, finlandeses, valorizamos os encontros regulares entre os responsáveis das nossas igrejas e o Bispo de Roma”, acrescentou, sublinhando a feliz coincidência da audiência com o dia inicial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminará no dia 25 de janeiro.


Fonte: zenit.org.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.525
Visitas Únicas Hoje: 1.662
Usuários Online: 450