espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Site Aarão




Artigo N.º 6291 - MEDITAÇÕES
Artigo visto 3294




Visto: 3294
Postado em: 30/09/10 às 08:25:08 por: James
Categoria: Artigos Site Aarão
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=50&id=6291
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Site Aarão


Seguem algumas meditações do Padre Teodoro Ratisbone, um ex banqueiro judeu que se converteu diante de uma imagem de Nossa Senhora, ordenou-se sacerdote e foi o fundador do Padre de SION. Nossa Mãezinha desde o início de nosso carisma pede para que façamos ressurgir SION, que afundou-se nos caminhos da má teologia e precisa voltar ao verdadeiro carisma, que é a busca pela conversão do povo judeu, ainda na lei antiga. Deus quer precisar destes sacerdotes, e por isso eles precisam de muitas orações, inclusive pelos seminaristas que lá se acham. Terrivel a batalha dos meninos.

QUINTO DOMINGO DEPOIS DA EPIFANIA


Parábola do trigo e do jóia (MT 13,24-30)


I – Nosso Senhor nos ajuda a compreender os mistérios do mundo sobrenatural, pela consideração das leis que regem a natureza visível; porque as coisas que se vêem, diz São Paulo, são imagens das realidades que não caem sob os sentidos. A natureza é, sob este ponto de vista, uma escola de ciência e de sabedoria cujas lições nos repetem, sob formas simbólicas, os ensinamentos da Palavra de Deus. Esta admirável concordância nos foi explicada pelo próprio Senhor, na parábola do trigo e do joio. O campo de trigo é o mundo;  a boa semente é a imagem dos filhos de Deus; o joio representa os frutos do espírito do mal; a colheita é o julgamento de Deus; os ceifadores são os anjos; o fogo que deve consumir o joio é o inferno; os celeiros onde são recolhidas as espigas de trigo é o céu. Observemos os diversos graus de profundeza desta parábola. Aplica-se ao mundo, que Deus criou puro, e que o demônio perverteu; aplica-se à Igreja, que Deus formou cheia de graça e de verdade, e em que o inimigo fomentou escândalos; aplica-se a cada fiel que Deus santificou, e que o demônio procura corromper.


Aprendamos a discernir o que em nós e fora de nós vem de Deus ou do demônio, a fim de resistirmos ao mal e cultivarmos o bem.


II – A semelhança do campo de trigo com a vida do cristão sobre a terra induz-nos a refletir nas condições dos nossos eternos destinos. Nossa existência atual é o início de uma vida que jamais se findará. Aqui estamos no tempo da sementeira, da cultura e dos primeiros desenvolvimentos; mas a maturação só é atingida no termo da vida e a perfeição completa somente se alcançará no mundo do além. Vivemos na esperança; o campo está semeado; mas quantas ervinhas inúteis, quanto joio se entremeiam ao trigo! Serão reconhecidos pelo produto. O dono é paciente: espera. E somente ao fim da colheita, quando todos os germes houverem atingido seu pleno desenvolvimento, é que Deus dará a cada um segundo suas obras.


Que deslumbramento nos inebriará no grande dia da colheita, se, fiéis à graça e vitoriosos do inimigo, nos virmos admitidos na sociedade dos santos e dos bem-aventurados.


OUTRA


Jesus aparece aos apóstolos na Galiléia (Mt  28, 16-20)


I – Os apóstolos reunidos na Galiléia sobre o monte que lhes fora designado, viram novamente o Senhor e receberam de sua boca o ministério da pregação evangélica: “Ide, ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes tudo o que vos ordenei!”  Vão eles se espalhar por todas as regiões do globo e, como o sol, irradiar a palavra da vida. Não quer isto significar que, antes de Jesus Cristo, Deus não ensinara ao mundo, mas é que a revelação, confiada aos patriarcas e transmitida pelos profetas aos pontífices de Israel, não transpusera ainda os limites da Judéia. “Deus falara a nossos pais em diversas circunstâncias e por diversos modos: ultimamente falou-nos por Seu próprio Filho” (Hb 1, 1.2). A doutrina da salvação rompeu então os diques e alastrou-se como um caudaloso rio, a fim de congregar todos os povos e uma só unidade.


Esta unidade, objetivo máximo do cristianismo, só pode estabelecer-se e subsistir, lá, onde a palavra divina cativa a submissão do espírito e a adesão do coração.


II – Os doze apóstolos são os patriarcas do povo de Deus. Recebem e transmitem a seus sucessores a missão de fecundar as almas pela palavra e regenerá-las pelo batismo. O Senhor apóia a missão apostólica sobre uma poderosa promessa: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”. A presença  de Nosso Senhor em Sua Igreja não será mais visível após a sua ascensão; mas é real e permanente no Santíssimo Sacramento do Altar, no mistério da infalibilidade da Santa Sé e nas funções sacramentais do sacerdócio católico. Jesus continua a dirigir realmente a Sua Igreja e a manifestar nela a sua assistência quer em meio de conquistas, triunfos e obras divinas. Eis o motivo da inquebrantável coinfiança cristã; ela é inacessível ao temor e à dúvida; firma-se no rochedo da promessa de Deus; é sólida como a montanha de Sião, diz o salmista real.


outra


 


Maria é a salvação dos enfermos


Quando a caridade dos habitantes de Decápole obteve a cura milagrosa de um surdo-mudo, que poderemos esperar da intervenção de Maria em prol dos enfermos, dos pecadores, dos aflitos de qualquer espécie?


É a Mãe do Médico; é igualmente a Mãe dos enfermos.   Sob estes dois títulos, solicita os remédios divinos e apresenta-os aos que lhos imploram.  Vai ainda além: compadece-se dos surdos que não escutam, empresta sua voz aos que não falam.  Seu coração supre o que falta ao nosso e, por sua caridade poderosa e ativa, concorre para reerguer as almas abatidas.


Lembremos à nossa divina Mãe que, segundo a linguagem das Escrituras, foi em Israel que ela deitou profundas raízes;  e supliquemos os favores de sua intercessão em benefício dos descendentes do seu povo que permanecem surdos e mudos.


Pe. Teodoro Ratisbonne,  Migalhas Evangélicas, Editora Vozes, 1941

 

Gentileza Rodrigo


www.recadosaarao.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.865.484
Visitas Únicas Hoje: 1.356
Usuários Online: 402