São Jorge e a Lua
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos James




Artigo N.º 11063 - São Jorge e a Lua
Artigo visto 35752




Visto: 35752
Postado em: 12/06/13 às 19:43:45 por: James
Categoria: Artigos James
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=104&id=11063
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos James


Por james - www.espacojames.com.br

Quando era pequeno, sempre ouvi os mais velhos falarem que São Jorge morava na lua. Muitos até apontavam e descreviam todos os detalhes:

- Você não está vendo? 

Observe com atenção, bem acima está o cavalo, ao lado a lança e mais abaixo o dragão.
 
Tentei de todas as maneiras encontrar São Jorje na lua, mas percebi que minha imaginação não era tão fértil como a deles.
 
Já adulto, resolvi pesquisar sobre esta fábula e não gostei muito do que descobri.
 
A ligação entre São Jorje com a lua, esta associação ao espiritismo conforme veremos mais abaixo. Um fato interessante está também relacionado com o sincretismo religioso onde santos católicos são associados a entidades do espiritismo. 
 
--
 
Segundo a Wikipédia.
 
"A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Em Salvador, Bahia, o “santo” foi sincretizado a Oxossi. Na "religião" da Umbanda, o "santo" é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda."
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org
 
--
 
No artigo abaixo, temos uma explicação bem ampla sobre o sincretismo religioso bem como o depoimento do Santo Papa que condena duramente esta prática. a Igreja não aceitará o sincretismo, nem mesmo em regiões distantes e onde a cultura local seja predominante.”
 
 
 
 
 
 
Fotos imaginárias de São Jorje na lua
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ainda sobre o sincretismo religioso
 
Segundo a wikipedia: No Brasil, o sincretismo religioso é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil.
 
Reginaldo Prandi, 2002, escreve: “Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos para enganarem seus senhores. 
 
Como o texto acima é bem claro, os negros mesmo livres se passavam por católicos e introduziam imagens de santos em seus terreiros espíritas, isto para enganarem os seus donos e a sociedade, se fazendo passar por cristãos, mas na verdade continuavam a cultuar seus deuses pagãos. 
 
 
Afinal de contas quem foi São Jorge?
 
 
 

 

15 curiosidades sobre São Jorge

- O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel.

- De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia. Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado.
 
- São Jorge é um santo que, de certa forma, une diversas tradições cristãs ligadas ao catolicismo. Ele é um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.
 
- São Jorge é um dos catorze santos auxiliares do catolicismo. Os outros treze são: Santo Acácio, Santa Bárbara, São Brás, Santa Catarina de Alexandria, São Cristóvão, São Ciríaco, São Dênis, São Erasmo, Santo Eustáquio, Santo Egídio, Santa Margarida de Antioquia, São Pantaleão e São Vito.
 
- Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu, em 1893, São Jorge por São Pedro. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a cruz de São Jorge (a bandeira com a cruz vermelha sobre fundo branco).
 
 
 
 
- A cruz de São Jorge foi adotada pelo rei Ricardo Coração de Leão, no século XII. Os soldados do rei utilizavam este símbolo em suas túnicas para evitar confusão em batalha.
 
- O Papa Paulo VI, em 1963, rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o Papa João Paulo II restaurou a relevância do santo, que voltou a aparecer nos missais como santo patrono da Inglaterra.
 
- Para fugir da perseguição, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Desta forma, Ogum, o "deus" guerreiro, é associado a São Jorge.
 
--
 
Leia também: (Muito importante)
 
 
 
 
--
 
- São Jorge é o padroeiro da Catalunha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, no dia 23 de abril, especialmente em Barcelona, é comum que o homem dê à sua esposa ou namorada uma rosa vermelha.
 
- De acordo com tradição que surgiu apenas em meados do século XII, São Jorge matou um dragão. O dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. Diz a tradição que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
 
 
 
 
 
- A representação de São Jorge matando o dragão pode ter origem na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.
 
- William Shakespeare nasceu e morreu no dia de São Jorge. Nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616.
 
- São Jorge é padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade ao cristianismo até o fim de sua vida seja a origem do termo “Fiel”, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
 
- No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros, da cavalaria do exército. As tatuagens associadas a este santo estão entre as mais populares no país. No Rio de Janeiro, a data da morte do santo se tornou feriado devido à grande quantidade de devotos.
 
- Na música nacional, São Jorge já foi homenageado em canções por Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Racionais MC’s, Zeca Pagodinho e pela banda Angra. Na música internacional, a banda Iron Maiden fala do santo na música “Flash of Blade”, no álbum Powerslave.
 
 


Fonte Consultadas:

http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-sobre-sao-jorge/
http://www.wikipedia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.844.832
Visitas Únicas Hoje: 278
Usuários Online: 141