LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
LISTAR MENUS

Sobre Santarém/Pará



Artigo visto 4335 vezes




Visto: 4335 - Impresso: 73 - Enviado: 31 - Salvo em Word: 58
Postado em: 23/05/10 às 15:40:45 por: James
Categoria: Sobre Santarém/Pará
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=165&id=5250
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Sobre Santarém/Pará

Localização

Situa-se a 2º 24" 52" de latitude sul e 54º 42" 36" de longitude oeste, na região do oeste paraense, na meso região do Baixo Amazonas, na micro região de Santarém e localiza-se na margem direita do rio Tapajós, na sua confluência com o rio Amazonas. Dista cerca de 807 km, em linha reta, da capital do Estado.


Área

24.422,5 km²

Perímetro Urbano: 77 km²
Perímetro Rural: 24.345,5 km²


Limites

Norte: Alenquer;
Sul: Rurópolis e Placas
Leste: Prainha;
Oeste: Juruti
Noroeste: Monte Alegre;
Nordeste: Óbidos e Juruti
Sudeste: Prainha e Uruará
Sudoeste: Belterra e Mojuí dos Campos


Economia

Atividades econômicas importantes são: a extração de madeira, borracha e castanha-do-pará; as culturas de juta, mandioca ,arroz , soja e milho; a criação de bovinos, suínos e aves de granja; a pesca e a indústria de fibras, além do processamento de pescado para exportação.[5]

Filiais de alguns dos mais importantes bancos do país, como o Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco, Banpará, Banco Real e BASA (Banco da Amazônia S.A)

A ligação da cidade com a rodovia Transamazônica, em 1972, através da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), contribuiu bastante para o desenvolvimento do comércio local.


Pontos turísticos

Uma das atividades econômicas de maior crescimento é o turismo, que tem como atrações as praias, cachoeiras, lagos, excursões ecológicas na mata e as numerosas tradições e festas folclóricas. São muito procurados pelos turistas os passeios de barco para acompanhar as linhas paralelas formadas pelas águas de cor marrom do Amazonas e as de verde-esmeralda do Tapajós até o ponto em que lentamente se misturam.

Santarém é conhecida como a Pérola do Tapajós. Em frente à cidade acontece o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas verdes do rio Tapajós.

É no município de Santarém que se localiza a vila de Alter-do-Chão, a aproximadamente 30 km da cidade. É uma vila balneária chamada de Caribe brasileiro, pelas praias belíssimas, o Lago Verde, a ilha do amor, lugares que atraem inúmeros turistas.

Mas não são apenas estas atrações que esta bela Cidade dispõe: existem ainda centenas de quilômetros de praias paradisíacas, rios e igarapés de água cristalina, cachoeiras e lagos.

Balneário Alter-do-Chão
Orla do Rio Tapajós
Miguel do Jaraqui
Igreja Nossa senhora da Conceição
Solar do Barão de Santarém
Solar do Barão de São Nicolau
Praça do Pescador; Mirante do Tapajós; Praça Barão de Santarém; Praça do Centenário; Praça Rodrigues dos Santos

James - www.espacojames.com.br

 
Total Visitas Únicas: 6.498.172
Visitas Únicas Hoje: 902
Usuários Online: 202