espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Medjugorje




Artigo N.º 10022 - As cinco pedrinhas de Medjugorje - Parte 6 - Quinta pedrinha - jejum a pão e água
Artigo visto 5719




Visto: 5719
Postado em: 10/08/12 às 11:40:47 por: James
Categoria: Artigos Medjugorje
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=18&id=10022
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Medjugorje


Quinta pedrinha - jejum a pão e água

 
Quinta pedrinha - jejum a pão e água - primeira parte

"Queridos filhos, com uma vontade firme perseverem no jejum" (25/06/1982)
 
"O jejum é um dom de Deus". Mirjana
 
Nossa Senhora nos pede o jejum a pão e água às quartas e sextas-feiras 
 
Abaixo transcrevemos cinco questões que nos foram apresentadas recentemente por emails ao site ‘queridosfilhos’
 
“Estou fazendo jejum há pouco mais de 4 semanas e gostaria de te perguntar em quais os horários tu fazes teu jejum nas quartas e sexas-feiras .”
 
“Fico um pouco confuso quando vou fazer jejum. O que oferecer? Qual o objetivo a ser atingido?”
 
“Quando a Mãe pede que jejuemos a pão e água às quartas e sextas-feiras é para se fazer 24 horas ou pode ser até a hora que acharmos melhor. Exemplo: do amanhecer até 18:00 h ?”
 
“Realmente, quando fazemos o jejum, sentimos uma força diferente que envolve nossa alma. Mas é um desafio muito grande para mim que trabalho na área de faturamento.”
 
“Gostaria particularmente de lhe convidar para orientar nossos jejuns e penitencias!”
 
Jejum a pão e água - para mais perguntas e respostas: clique aqui
 
Diante destas e outras perguntas entendemos que os que as fazem representam os questionamentos de muitas pessoas que, de boa vontade, querem responder ao pedido de Nossa Senhora de Medjugorje para o jejum a pão e água. Porém, têm algumas dúvidas de como realizá-lo. Por isso elegemos o tema “jejum a pão e água” para artigo principal do Boletim nos meses de abril e maio de 2008 e aqui os reapresentamos os dois em um só texto
 
"Quem não faz o jejum, não deve propagar o jejum
 
São muitos os benefícios do jejum: ajuda a nos reconhecermos frágeis e limitados, tornando-nos humildes. Purifica a alma. Com o jejum oferecemos sacrifícios pelos que ainda não conhecem o amor de Deus. Pode-se modificar o curso da natureza e alcançam graças especiais àqueles que praticam este sacrifício com amor. 
 
Vocês se esqueceram que com o jejum e a oração pode-se evitar as guerras e suspender-se as leis da natureza” (25/12/1982) 
 
 Queridos filhos, hoje novamente eu os convido à oração. Somente com a oração e o jejum a guerra poderá parar. Portanto, meus filhinhos, rezem, e com a sua vida dêem o testemunho que vocês pertencem a mim, porque Satanás deseja nestes dias turbulentos seduzir tantas almas quanto for possível”. (25/04/1992 – durante a guerra da Bósnia)
 
Nossa Senhora diz que o jejum é necessário, tem um papel importante, para que se realize o plano de Deus em Medjugorje integralmente.
 
“Nossa Senhora nos suplicou para que rezássemos e jejuássemos. Esta é a única arma contra Satanás que quer destruir tudo de bom que há em nós. ‘Através da oração e do jejum nós podemos vencer o mal e resistir às tentações’ (Aparição anual à Ivanka Ivankovic em 25/06/1992 - aniversário das aparições). 
 
 
 JEJUM A PÂO E ÀGUA - DESERTO OU JARDIM? 
 
"Quem se decide a fazer o jejum a pão e água pensa, antes de iniciar, que ao fazê-lo entrará em um deserto, Porém , de fato, depois de iniciar e entrar nele com coragem e alegria e a partir do coração perceberá que vai encontrar dentro dele não um deserto mas um belo jardim preparado por Deus..De fora se vê um deserto...dentro se vive um jardim." Dr Dário A S Mattos 
 
 Jejum às quartas e sextas-feiras
 
 Nossa Senhora recomenda que jejuemos duas vezes por semana.: “jejuem nas quartas e sextas feiras.” (14 de agosto de 1984) e isso parece ser uma novidade. Às sextas-feiras tudo bem, mas às quartas? Por que?
 
Na verdade, isto não é uma novidade na Igreja. O documento chamado ‘Didache’ foi escrito entre os anos 60 e 120dC sendo também chamado de “Ensinamentos dos Doze Apóstolos” . É considerado o primeiro documento que procura ensinar de forma sistemática a vivência da fé cristã, a mensagem de Jesus Cristo, a doutrina dos Apóstolos. Pois bem, no item 8,1 da ‘Didache’ se lê : “ Não jejuem como os hipócritas nas segundas e quintas, mas vocês (cristãos) jejuem no quarto dia (quarta-feira, pois o domingo era o primeiro) e nas sextas- feiras”. Era uma referência aos fariseus e queria definir a diferença entre o modo de vida deles e o da Igreja. Mas, o importante naquele documento é que a prática do jejum às quartas e sextas-feiras corresponde ao costume mais antigo na História da Igreja.
 
Ainda daquela época temos a informação de que era oferecida uma última refeição aos santos mártires antes de sua execução. Quando oferecida às quartas ou sextas recusavam-na porque eram dias de jejum na Igreja. 
 
Os mártires cristãos no Coliseu de Roma Alguns estão no meio da Arena esperando para serem atacados pelos leões famintos. Outros estão crucificados. 
 
Sexta-feira sempre foi o principal dia de penitência por memória à Paixão de Cristo. Sobre o jejum da Igreja primitiva na quarta-feira não se tem certeza do motivo. A explicação mais freqüente é que quarta-feira lembrava os primeiros cristãos o dia da traição de Judas, quando negociou a venda de Jesus por 30 moedas de prata para entregá-lo no dia seguinte no Monte das Oliveiras.
 
Assim, Nossa Senhora em Medjugorje não está inventando um novo dia para penitência, mas, está resgatando a prática da Igreja primitiva, a Igreja dos Apóstolos, a Igreja dos santos mártires. Para a Igreja daquela época ser cristão era um estado permanente de vida e assim o jejum se constituía numa prática regular de todo batizado. Significava um modo profundo e coerente de viver o seguimento de Jesus.
 
"Queridos filhos. Hoje eu lhes peço para começarem a jejuar a partir do seu coração. Existem muitas pessoas que jejuam, mas somente porque as outras pessoas estão jejuando. Tornou-se um costume que eles não querem parar. Eu peço a esta paróquia para jejuarem como Ação de Graças a Deus por me permitir permanecer um longo tempo nesta paróquia. Queridos filhos, jejuem e rezem com o seu coração. Obrigada por terem respondido ao meu chamado” (20/09/1984)
 
O que significa jejuar com o coração? Jejuar com o coração significa que não estamos jejuando só porque muita gente está jejuando , não significa que estamos numa prática para perder peso ou para purificar o corpo de toxinas. Jejuar de coração significa que , em primeiro lugar, estamos fazendo um sacrifício oferecido a Deus por intercessão de Maria e que o estamos praticando como um ato de amor a Deus. É este o jejum do coração.
 
É de se notar a sabedoria de Nossa Senhora em nos advertir para que se tome cuidado de ‘não tornar o jejum algo com que a gente se acostumou’. Eu consigo jejuar e faço o jejum porque ‘tenho que fazer’. Mas é um jejum que não significa uma maior busca de Deus, de conversão, de mais oração. É jejuar por jejuar. É um jejum estéril. Se for para fazê-lo assim, melhor seria para aquele que jejua estar comendo do que se submeter a uma privação sem objetivo.
 
Em Medjugorje o jejum de coração é um ato de amor a Deus e à humanidade. Resposta de amor ao pedido de Nossa Senhora que Deus nos tem enviado por mais de 30 anos.  
 
O JEJUM É UM DOM DE DEUS: Em Medjugorje tudo é feito com amor e devagar... reze e Nossa Senhora lhe ajudará. Peça a graça do jejum e Deus lhe concederá. Veja o que o vidente Jakov Colo costuma nos ensinar para quem acha ificil jejuar: Você acha difícil jejuar a pão e água por 24 horas? Então, procure lembrar-se disso: Jesus morreu por você pregado numa cruz"
 
 
"Elias andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais. Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come. Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus." IRs19,4-8 
 
--
 

 
Quinta pedrinha - jejum a pão e água - segunda parte

"Que a oração e o jejum abram seus corações e os ajudem a descobrir o Pai Celestial através de meu Filho."

No Boletim de abril de 2008 apresentamos a primeira parte deste artigo sobre o jejum. Após a publicação do Boletim de abril várias pessoas nos escreveram. Transcrevemos abaixo alguns trechos: 
 
 "Eu gostaria de fazer um elogio sobre o tema abordado no Boletim do mês passado que é o jejum, e que é pertinente sim, num momento em que muitos que têm sede de Deus despertam o interesse de se aprofundarem em uma arma poderosa contra o mal que é o jejum" . 
 
 "Há muito tempo eu tentava jejuar e não conseguia levar até o fim. Jejuava da maneira que melhor me convinha. Este site está sendo luz para mim". 
 
 "Dou o testemunho de que o jejum está fazendo parte importante na minha vida espiritual desde que eu acessei o site queridosfilhos e lá contemplei a mensagem de Nossa Senhora falando a respeito do jejum e oração".
 
 "Olá, gostaria que rezassem por mim pedindo à Nossa Senhora que me dê força para fazer o jejum que ela pede, pois desejo fazê-lo de verdade, mas não tenho muita força para resistir à fome e ao cheiro de comida".
 
 
 Frei Slavko Barbaric (+24/11/2000) de Medjugorje ensinava que “o jejum é a prece do corpo”. Em outra oportunidade também falou sobre a verdadeira liberdade que nos vem por meio do jejum: 
 
“O jejum é uma ação penitencial por meio da qual nos tornamos livres e independentes de todas as coisas materiais. E como nos tornando livres das coisas que vêm de fora de nós também nos libertamos das paixões de dentro de nós que mantêm nossa vida interior aprisionada. E esta nova liberdade vai criar um espaço em nossa vida para novos valores: Portanto, o jejum liberta-nos de uma certa prisão e nos liberta para desfrutarmos a felicidade . Pelo jejum nós liberamos o nosso coração das coisas deste mundo. Ele vai levar-nos a uma nova liberdade de coração e mente” 
 
Ao nos libertar de um apego exagerado dos bens deste mundo o jejum nos permite contemplar, elevar as nossas mentes com mais liberdade para os bens celestiais. Muitas coisas a que nos apegamos com firmeza neste mundo, por meio do jejum, acabam por se apresentar na sua realidade passageira e relativa e que enfim vemos que não merecem tanta dedicação assim. Percebemos durante o jejum com mais clareza que estamos no mundo de passagem e que se devemos cuidar bem das realidades deste mundo. não devemos nos apegar a elas como se as fossemos levar conosco um dia para a vida eterna.
 
O jejum é essencial para se obter a liberdade espiritual. Através do jejum temos melhores condições de ouvir a Deus e aos outros e de compreende-los mais claramente. Se, através do jejum, nós alcançarmos aquela liberdade, nós seremos mais cuidadosos de muitas coisas. Uma vez que nós estejamos cientes pela fé fortalecida pelo jejum de que podemos alcançar aquilo de que necessitamos na vida, pois sabemos que Deus cuida de nós então muitos medos e preocupações desaparecem. Nós nos tornamos mais abertos a nossas famílias e para as pessoas com quem vivemos ou trabalhamos. 
 
É uma verdade que rezamos melhor quando jejuamos e que jejuamos melhor quando rezamos. A oração unida ao jejum como que o fecunda e lhe confere a o sentido espiritual. Eleva-se a mente,a alma, para Deus através do corpo que jejua.
 
O jejum é também um sacrifício espiritual. É um sacrifício por significar a negação de si e espiritual porque é feito por amor a Deus, pela nossa conversão, pela conversão da Igreja e do mundo.
 
Antes de tudo o jejum possibilita oferecermos reparação a Deus pelos nossos pecados pessoais, pelos pecados daquele que está jejuando. Quando pecamos ofendemos a Deus e, por justiça, somos merecedores de uma penalidade. Pelo arrependimento e contrição sinceros e pela confissão de nossos pecados a um sacerdote somos perdoados por Deus por meio da Igreja. Pela penitência ajudamos a reparar o mal causado pelos nossos pecados.
 
Pelo fato de cometermos diariamente muitos pecados leves por pensamentos, palavras, ações e omissões e devido a penitencias mal feitas muitas vezes a nossa reparação é imperfeita. O jejum nos ajuda nesta reparação, completando-a e purificando-nos.
 
Mas, também podemos ajudar na reparação dos pecados de nossos irmãos e irmãs oferecendo o nosso jejum nesta intenção. Também podemos oferecê-lo pela conversão dos pecadores e ainda pelos que padecem no purgatório e dependem de nossas orações e sacrifícios para a sua purificação e acesso à Glória Eterna do Céu. Sobre esta questão é bom relembramos que Vicka e Jakov foram levados por Nossa Senhora a conhecerem a realidade do Céu, do purgatório e do inferno e para darem testemunho da real existência desta dimensões após a nossa morte 
 
Assista a seguir o video no qual Vicka relata esta experiência - video em italiano. 
 
Colaboramos assim pelo nosso jejum com a nossa santificação e com a santificação do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja e com a santificação do mundo quando jejuamos na intenção da conversão das pessoas afastadas de Deus.
 
 
Quem deve jejuar?
 
Para respondermos a esta pergunta precisamos considerar algumas outras questões: 
 
Quem está dizendo que se deve jejuar?
 
 No quarto dia das aparições Ivanka pediu à Nossa Senhora que dissesse o seu nome, ela respondeu: “Eu sou a Bem Aventurada Virgem Maria.” . Todos sabemos que a Virgem Maria é a mãe de Jesus Cristo que é o Filho de Deus que se encarnou há 2000 anos na Palestina e que nos anunciou a Boa Nova, o Evangelho, tendo ido até à morte e depois ressuscitou abrindo assim para nós as portas da Eternidade feliz junto a Deus. Foi ela que o gerou, alimentou, educou. e foi Ele, o Filho da Virgem Maria que iniciou a sua vida pública transformando água em vinho a pedido daquela que hoje chamamos de a Rainha da Paz e que aparece diariamente em Medjugorje. Foi Ele que na cruz a confiou a são João para que ele a levasse para sua casa e dela cuidasse como sua mãe a fazendo naquele dia também a mãe de toda a humanidade .Foi ela que disse e continua dizendo até hoje: "Fazei tudo o que Ele vos disser" Assim é a propria Mãe de Deus e nossa que está dizendo que devemos jejuar.
 
 Com que autoridade ela fala? 
 .
Na mensagem do dia 02 de maio de 2008 Nossa Senhora disse à Mirjana: "Pela vontade de Deus eu estou aqui com vocês neste lugar". Então, aqui está a resposta principal a esta questão: Nossa Senhora está entre nós não por uma decisão particular dela, mas sim pela Vontade de Deus. Assim, o desejo de que nós jejuemos não é de Nossa Senhora, mas do próprio Deus, pois é por vontade dEle que ela vem a nós e tudo o que ela faz e diz não é ouitra coisa senão realizar o plano de Deus. Então, podemos concluir que ouvir e seguir as mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje significa ouvir e seguir à Vontade de Deus. Que a autoridade que a sustenta neste pedido é a autoridade do próprio Deus que é quem a está enviando a Medjugorje.
 
 A quem esta solicitação é dirigida? 
 
Nossa Senhora já afirmou que não vem somente para a paróquia de Medjugorje, não veio somente para os católicos, para os leigos ou para os padres. Ela veio para falar ao mundo: "Eu vim dizer ao mundo que Deus existe e que Ele vos ama. Ele é a plenitude da vida, e para gozardes esta plenitude obterdes a paz, tendes de Voltar a Deus." . Assim quando ela fala é para toda a humanidade com a autoridade que o próprio Deus a constituiu. 
  
Então, quem deve jejuar?
 
Se considerarmos que a única divisão que Nossa Senhora faz em relação a realização do jejum é quanto aos doentes e não doentes "todos, com exceção dos doentes, devem jejuar” (21 de julho de 1982).a resposta desta questão fica simples. Olhemos para toda a humanidade. Vamos separá-la em dois grupos: os que estão doentes e os que não estão. Os que não estão doentes devem jejuar a pão e água às quartas e sextas feiras e os que estão doentes devem fazer outros tipos de penitência. Assim, os homens e mulheres de todos os países, de todas as idades, de todas as condições sociais, de todas as raças, de todos os credos estão sendo chamados por Deus através de Nossa Senhora em Medjugorje a jejuar a pão e água . Você que está lendo este artigo agora está doente ou não? Não está? Então deve também jejuar a pão e água. A sua esposa, o seu marido, o seu filho, a sua mãe ou pai, o seu vizinho, o seu patrão, a sua empregada não estão doentes? Então, devem jejuar a pão e água. Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e todos os fiéis leigos e todas as pessoas do mundo...todos, com exceção dos gravemente enfermos, devemos jejuar a pão e água às quartas e sextas-feiras.
 
 VICKA
 
" Quando Nossa Senhora fala sobre o jejum ela não pede para os que estão doentes jejuar a pão e água, mas ele pede para fazerem alguma pequena renuncia, um pequeno sacrifício. E para os que estão realmente saudáveis e estão tendo dificuldades para jejuar a pão e água ela diz que é por que estamos deixando de ter uma fé firme e forte. Se fizermos aquele jejum por amor a Deus e a Nossa Senhora nós não teremos dificuldades, assim o que estamos perdendo é a nossa fé firme e forte." 
 
 
Eis um lindo testemunho sobre o jejum a ser seguido por todos nós: 
 
Em nosso Grupo de Oração e Caridade alguém deu o seguinte testemunho: "No dia do jejum em que deixei de fazer a minha refeição e comi apenas pão e água eu ofereci o alimento que não comi para duas crianças que estavam com fome. " Que tal oferecer nos dias de jejum a comida que deixamos de comer para alguém que passa fome? 
 
Um mundo sem fome:
 
E assim Nossa Senhora, com o pedido de jejum duas vezes por semana, além de nos dar a força espiritual para vencermos o egoísmo, e nos unirmos mais a Deus, nos aponta a solução do problema da fome no mundo. Segundo a revista Mundo e Missão uma em cada sete pessoas passa fome no mundo. O mundo atual tem 7 bilhões de habitantes sendo que 6 bilhões não passam fome e 1 bilhão passa fome. Se os 6 bilhões que se alimentam fizessem o jejum e oferecessem o seu alimento dos dois dias de jejum para alguém que passa fome o 1 bilhão que passa fome teria comida suficiente e não mais haveria a fome no mundo.
 
 "Não olhem com desprezo para o pobre que Ihes suplica uma côdea de pão. Não o afastem de sua mesa cheia. Ajudem-no! E também Deus os ajudará."
  
Madre Teresa disse: "No mundo há mais fome  de amor do que de pão"
 
 "Exorto-vos, filhinhos, a falar menos e trabalhar mais em sua conversão pessoal, para que seu testemunho possa ser frutífero." 
 
--
 
 
 
Quinta pedrinha - jejum a pão e água - terceira parte

 

"Por isso, filhinhos, armem-se com a oração e o jejum para que possam ser conscientes do quanto Deus os ama e possam realizar a vontade de Deus."
 
 Quais as consequências de jejuarmos ou não ?
 
Na Bíblia Sagrada conhecemos a história do profeta Jonas que foi enviado por Deus à grande cidade de Nínive para anunciar que em quarenta dias ela seria destruída.devido aos seus muitos pecados. Diz a Bíblia que os ninivitas acreditaram na profecia de Jonas, proclamaram um jejum, desde o maior até o menor. Inclusive o próprio rei de Nínive vestiu-se de saco e jejuou. Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber. Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos. Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder! Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou. (Jn capítulo 3, 1-10)
 
Para além do que já tem sido escrito neste artigo e no anterior vamos apontar uma outra forte razão , mundial, para jejuarmos conforme o pedido de Nossa Senhora. Sabemos que Mirjana tem os 10 segredos escritos e com data marcada para acontecerem. Sabemos que eles serão revelados pelo padre Pedro Lubjicic em seu tempo normal de vida 3 dias antes para todo o mundo. Em 2012 ele completará  66 anos. Poderíamos pensar que ele vai atingir a idade de 100 anos e então revelaria os segredos no final da vida. 100 - 66 = temos 34 anos. Sendo mais razoáveis podemos nos basear na idade média da população do local onde ele nasceu: aproximadamente 80 anos ( 80-66 = temos 14 anos). Não deixando de ser realistas podemos ainda pensar em 75 anos. (75-66 = temos 9 anos) . Ou mesmo antes, pois não é a idade dele que determinará, mas a decisão de Deus. 
 
 O que isto tem a ver com o nosso jejum?
  
Baseados na idade do padre Pedro podemos concluir que a maioria de nós pertence à geração que presenciará a revelação dos 10 segredos ou de parte deles. Que a credibilidade nas aparições de Nossa Senhora em Medjugorje hoje já não é apenas uma questão de fé pessoal, mas também uma questão de tempo.Como já sabemos, os 10 segredos dados por Nossa Senhora à Mirjana em Medjugorje têm data marcada para acontecerem e falam sobre o futuro da humanidade. O nono e o décimo segredos são graves. São um castigo pelos pecados da humanidade "A punição é inevitável, porque não se espera a conversão do mundo inteiro". Porém, os castigos poderão ser diminuídos por meio da oração e da penitência, mais não poderão ser evitados. Um mal que ameaçava o mundo, segundo o sétimo segredo, foi cancelado graças à oração e ao jejum, disse Mirjana. Por isso, Nossa Senhora continua nos convidando à oração e ao jejum:
" Vocês esqueceram que com o jejum e a oração podem afastar a guerra e suspender as leis da natureza".
 
Em Medjugorje, o futuro da humanidade se encontra guardado em dez segredos, distribuídos por Nossa Senhora entre os videntes. A maior parte deles - segundo explicou Mirjiana ao teólogo René Laurentin - "é grave e catastrófica”. Os mais trágicos são o nono e o décimo. “As afirmações dos videntes, as lágrimas de alguns deles após recebê-los”, explica Laurentin, “garantem que anunciam o triste salário do pecado. São desgraças que, em parte, parecem inevitáveis, porque não se trabalha impunemente na própria autodestruição".
 
Em outra passagem, ele explica em que consiste essas autodestruição: “o mundo se abandonou tranqüilamente ao pecado. Escolheu viver alegre e livremente sem Deus, sem fé nem lei. Os seus profetas anunciaram a morte de Deus, a morte do Pai, como uma boa nova, e a liberdade sexual como outro alegre anúncio, e igualmente a liberdade das paixões, dos impulsos humanos e da violência. E assim o mundo se destrói a si mesmo… por ter combatido, esquecido ou posto de lado o essencial, isto é, Deus e Sua lei de amor… Os dez segredos anunciam a autodestruição de um mundo que se arruinou na sua frenética debandada.”
 
E mais, 
 
Em uma visão, Nossa Senhora mostrou à Mirjana a destruição de uma parte do mundo, adiantando que isso aconteceria em breve.
 
“Por que tão logo?”, perguntou aflita a vidente.
 
Porque há pecados demais no mundo!”, foi a resposta. 
 
“Como é possível que Deus tenha um coração tão duro?”, insistiu ela.
 
Deus não tem um coração duro”, respondeu Nossa Senhora. “Olhe ao redor, veja o que fazem os homens e, então, não dirá mais que Deus tem um coração duro. Veja também quantos são os que vão para a Igreja como para a casa de Deus, com respeito, com fé sólida e com amor. Bem poucos. Se todos se convertessem”, explicou a Virgem a Mirjiana, “não haveria castigo. Infelizmente, apesar de todas as advertências, nem todos se converterão. Por isso, as coisas preditas acontecerão, mas serão atenuadas na proporção em que as conversões ocorrerem”.
 
Observa-se em nosso tempo uma preocupação geral pela questão do aquecimento global e pelas suas consequências para o planeta. Trata-se de um problema real e com o qual devemos nos ocupar seriamente. Porém, os segredos de Medjugorje, quando estudados de perto dentro do seu contexto e das bases que garantem a sua credibilidade se constituem em uma previsão próxima para toda a humanidade muito mais consistente a nível mundial do que o preocupante aquecimento. E isto por uma razão muito simples: o aquecimento global está baseado em previsões humanas e os segredos em declarações divinas desde que Nossa Senhora vem a Medjugorje enviada por Deus.
 
"Ela nos convidou a jejuar às quartas e sextas-feiras a pão e água. Mas, se jejuarmos deverá ser por amor a Deus. Eu penso que todos nós podemos jejuar com exceção daqueles que estão realmente doentes. Nós deveríamos lembrar quando estivermos jejuando o quanto Jesus fez por nós. Ele sofreu por nós. Quanto Nossa Senhora faz por nós e como é grande o amor de Nossa Senhora" 
  
Jakov Colo 
 
Nossa Senhora nos pede o jejum a pão e água às quartas e sextas-feiras
 
Veja no vídeo o que Jesus aceitou sofrer por amor a nós para nos salvar? Com alegria e gratidão atendamos, pois, ao pedido de Nossa Querida Mãe e façamos em paz e de boa vontade o jejum a pão e água nas quartas e sextas-feiras.
 
 OBRIGADO, JESUS!
 
 
Como começar o jejum? 
 
Sugerimos que se leia as orientações que aqui são dadas baseadas nas palavras de Nossa Senhora, dos videntes e em critérios de bom senso. Nada deve ser feito de forma precipitada, mas sim dentro de critérios razoáveis que nos permitem pouco a pouco atender a este pedido. Antes de tudo o jejum a pão e água é uma resposta de amor a Deus e não uma resposta fundada no medo, na superficialidade, num modismo ou qualquer outra razão.
 
Também parece que o jejum a pão e água é aquele que, entre os cinco pedidos que Nossa Senhora nos faz, mais chama a atenção das pessoas. Mas, talvez antes de começar o jejum precisamos ver se já estamos praticando os outros quatro que ela nos pede e que aqui abaixo relembramos?: 
 
Estamos indo a Missa diária ou semanal e recebendo a Eucaristia? 
 
Estamos nos confessando mensalmente? 
 
Estamos lendo a Bíblia diariamente e procurando por em prática o que lemos? E nas quintas feiras estamos lendo o trecho do Evangelho de São Mateus pedido por Nossa Senhora (Mt,6 24-34)? 
 
Estamos rezando o Rosário - vinte mistérios - diariamente?
 
O papa Paulo VI em seu documento sobre jejum e abstinência afirmou que todo cristão deve fazer penitência . Por Nossa Senhora de Medjugorje também temos que o jejum é para todos independente de sua condição existencial desde que tenha capacidade de saber o que está fazendo. Mas pelos videntes sabemos que existem diferenças no modo de fazer este jejum conforme circunstâncias especiais da vida. Um é o jejum do adulto, diferente da criança, ou do idoso debilitado, ou da mulher grávida. Um é o jejum da pessoa saudável, outro da pessoa enferma. 
 
A vidente Marija sobre jejum dos doentes falou em junho de 1990: “Para os que estão muito doentes para jejuarem fisicamente, devem oferecer o seu sofrimento com alegria e podem deixar de tomar bebidas alcoólicas, de fumar ou renunciar à televisão”(26/06/1990). Os doentes que de fato não possam jejuar devem, então, oferecer com alegria as suas dores e sofrimentos como sacrifício de amor a Deus e também podem evitar algumas coisas que normalmente gostam de fazer: fumar, beber, ver TV, usar o computador.... As mulheres grávidas embora não sejam incluídas no grupo de doentes, podemos intuir, precisam durante o período da gravidez seguir as orientações médicas quanto à sua nutrição visando às suas necessidades e a do bebê em formação. Assim também durante o período de aleitamento materno. Ana Shawn nos informou que Vicka durante a sua gravidez e período de amamentação não comia carne às sextas e quartas feiras e esta era a sua abstinência a substituir o jejum. Ela seguia orientações médicas. 
  
E as crianças... devem jejuar?
 
 Sim, as crianças devem jejuar... mas de uma forma adequada concernente às necessidades nutricionais de sua etapa de crescimento e desenvolvimento e de sua capacidade de compreensão e de tomar decisões. Assim tão logo elas possam compreender é necessário que às crianças seja dado o sentido do sacrifício por amor a Deus. Assim se elas vêem o pai, a mãe jejuando , conforme a sua capacidade de compreensão, deve lhes ser explicado o significado daquele jejum e convidá-las a participarem fazendo pequenas abstinências: deixar de comer ou de fazer alguma coisa que gostam por amor a Deus ou realizarem algum trabalho que lhes desagradam. Isto vai formando uma alma disposta a negar a si mesmo para dar mais espaço para Deus. Nesta experiência ocorre um crescimento espiritual e a descoberta de um valor. Como Jesus crescerão em idade, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Porém, é preciso primeiramente que os pais (ou pelo menos aquele que pratica o jejum) dêem o exemplo de coerência de vida cristã baseada no amor e que depois de terem conquistado a credibilidade da criança lhes expliquem o porquê daquela prática de tal forma que elas possam fazer o seu pequeno jejum com alegria espiritual e numa base verdadeiramente cristã. Ana Shawn disse que em sua família ela nunca disse para seus filhos que deveriam jejuar, mas que ao verem seus pais jejuando e falando sobre o jejum que Nossa Senhora pede, que seus filhos mesmos, pouco a pouco, foram começando a jejuar às quartas e sextas feiras que, então, se tornaram dias especiais.. 
 
Por fim, de forma prática qual o jejum que cabe a cada um de nós: Nossa Senhora disse em uma mensagem: “Vocês mesmos sabem o que lhes é possível fazer” . Cada um de nós sabe o que pode fazer. Algumas vezes mudam as circunstâncias da vida e teremos que nos adaptar ao novo momento. Mas, todos poderão sempre praticar alguma forma de jejum generoso em ação de graças a Deus sem perder de vista que o melhor jejum é o jejum a pão e água ao qual deveremos sempre estar almejando como meta mais elevada. Especialmente para os doentes Nossa Senhora diz que "aqueles que estão realmente doentes vão compreender por meio da oração o que eles podem fazer ao invez de jejuarem a pão e água".
 
Apesar de se ter colocado neste artigo alguns atenuantes na forma de se fazer o jejum em algumas circunstâncias se percebe que os videntes são inflexíveis em sua firme posição de que o jejum a pão e água é para todos, exceto para os gravemente enfermos que devem substituí-lo por alguma outra abstinência. Repete-se aqui o que se escreveu acima: Nossa Senhora disse em uma mensagem: “Com uma vontade firme perseverem no jejum.
 
Nossa Senhora pede que quem jejua não deve ficar anunciando aos outros que jejua. Mas, no contexto que aqui nos encontramos de pessoas já conscientes da necessidade de fazer o jejum a pão e água penso que podemos compartilhar as nossas experiências para fins de ajuda e estímulo mutuos. Assim, a seguir lhes darei o meu testemunho pessoal sobre o jejum a pão e água em minha vida. Eu lhes diria que a minha experiência pessoal foi de que no começo me parecia algo muito difícil, quase impossível imaginar que eu conseguisse jejuar às quartas e sextas feiras a pão e água. Hoje eu lhes digo que, sem dúvida alguma, aqueles são os dois melhores dias da semana. Há um tesouro escondido no jejum. No começo só se observa o período difícil que teremos que passar. Mas quando se entra nele, com coragem, vamos percebendo uma especial aproximação de Deus. E quem está fora não consegue jamais perceber a experiência de Deus que se faz através do jejum. E eu posso lhes garantir que esta experiência de Deus nos dá muito mais alegria e paz do que o prazer de comer.
  
De uma forma prática, que talvez possa ser de ajuda para alguém, explico também como comecei a jejuar: primeiro comecei às sextas-feiras. Inicialmente comecei com o jejum a pão e água somente pela manhã e à noite. Quando me senti firme nestes horários iniciei na hora do almoço. Depois de algumas poucas semanas jejuando às sextas-feiras iniciei o mesmo processo nas quartas- feiras. E agora já há bastante tempo jejuo regularmente a paõ e água duas vezes por semana. 
 
 Percebo claramente que o jejum é uma poderosa defesa contra as ações do maligno. Percebo que quando jejuo com sinceridade diante de Deus eu me sinto como que numa área de segurança aonde satanás não alcança e assim posso prosseguir progredindo espiritualmente na direção da Vontade de Deus. 
  
Apresento ainda uma situação com a qual me deparei que revela que o critério maior será sempre o bom senso. Fui convidado por uma pessoa amiga para o aniversário de noventa anos de sua mãe. A comemoração seria num restaurante em uma sexta-feira... o que fazer? Não vou ao aniversário para ficar jejuando, vou ao aniversário e não como nada? Ou posso quebrar o jejum desta vez? Fiz contato por email com Ana Schawn que nos Estados Unidos é quem cuida do agendamento do vidente Ivan Dragicevic quando é convidado para visitar as paróquias para anunciar a mensagem e ela me respondeu que esta questão já fora perguntado para Vicka em Medjugorje. A orientação é a seguinte: em momentos especiais como este o que se costuma orientar é que se deve sim ir ao aniversário, pois se trata de um momento significativo da celebração da vida de uma pessoa . E o jejum que se deixou de fazer naquele dia pode ser feito no dia anterior ou posterior.
 
Foi Ana Schawl que também nos respondeu sobre como se faz habitualmente o jejum em Medjugorje: “ Em Medjugorje faz-se normalmente as refeições de terça-feira. As pessoas vão dormir no seu horário habitual e quando acordam na quarta-feira já estão jejuando a pão e água. Permanecem assim o dia todo . Vão dormir na quarta à noite em jejum a pão e água e na quinta-feira de manhã voltam a alimentar-se normalmente. Na quinta-feira à noite se repete como na terça-feira. Na sexta-feira se jejua a pão e água e somente no sábado se toma o café da manhã mais reforçado".
 
 Concluindo:
 
 Nesta reflexão sobre o jejum o objetivo principal foi o de tentar conscientizar e animar as pessoas a responderem ao chamado de Nossa Senhora para o jejum a pão e água às quartas e sextas-feiras. Deve-se iniciar pela oração pedindo-se a graça de Deus para termos a força espiritual necessária para começarmos. E não é necessário que desde a primeira vez que se faça às quartas e sextas-feiras. O importante é começar às sextas-feiras e saber que ninguém precisa, de fato, passar fome, mas que simplesmente naquele dia ficará somente a pão e água. Se estiver com fome comerá pão... se estiver com sede beberá água. Depois de habituar-se ao jejum de sexta- feira se iniciará às quartas. Porém, sentindo-se capaz de fazê-lo desde o começo às quartas e sextas-feiras assim procederá. 
 
 O jejum não é uma prova da minha capacidade de ficar apenas comendo pão e bebendo água. Não é uma oportunidade de ‘perder alguns quilinhos’, não pode virar ‘uma moda’. É necessário, é fundamental que se associe a ele intenções espirituais de resposta de amor a Deus e daquelas intenções que Nossa Senhora pede: jejum pelos sacerdotes, para ajudar na realização do plano de Deus em Medjugorje, pela conversão dos sem fé, pela paz, pelas famílias, pelos jovens, pelos doentes, pelos que padecem no purgatório... e por intenções particulares de cada um onde se reconhece a necessidade de conversão ou cura pessoal ou de sua família, isto é, para a realização do plano de Deus em nossas vidas.
 
Em Medjugorje Nossa Senhora pede “me ajudem em minha missão”. O jejum a pão e água tem um papel insubstituível nesta ajuda. 
  
O que está lhe faltando para responder a este pedido de Nossa Senhora?
 
"Eu desejo lhes dizer, queridos filhos, para renovarem a vivência das mensagens que eu estou lhes dando. Especialmente vivam as mensagens que se referem ao seu jejum, pois o seu jejum me dá alegria, e pelo jejum vocês alcançarão a realização completa do plano que Deus está realizando aqui em Medjugorje. Obrigada por terem respondido ao meu chamado
  
Para a elaboração de algumas partes deste artigo se utilizou o texto do livro” “Medjugorje e a família: ajudando as famílias a viverem as mensagens” (Medjugorje and the Family: Helping Families to Live the Message) reimpresso por Queenpeace Publishing (2005).
 
--
 
 

Quinta pedrinha - Oração para o dia de jejum a pão e água

"Vocês devem compreender que sua oração é uma conversa de um filho com o Pai"


ORAÇÃO PARA O DIA DE JEJUM

Pe. Slavko Barbaric
 
Senhor Deus, Criador do universo e meu Criador! Desejo agradecer-Te, hoje, pela maravilhosa ordem que estabeleceste o mundo. Obrigado, porque deste fertilidade à nossa Mãe-Terra, que produz todos os tipos de frutos. Obrigado, pelo alimento que se deriva dos frutos da terra. Pai, estou cheio de alegria por todas as tuas criaturas, razão pela qual eu te apresento o meu canto de agradecimento: Obrigado pela necessidade que temos do pão, todos os dias, e da água que mata a sede. Obrigado, Pai, por teres criado meu corpo tal qual ele é, podendo servir-se do alimento da terra e, desenvolvendo-se, servir a Ti. Obrigado, por todos aqueles que descobrem e desenvolvem, com seu trabalho, novas possibilidades de vida na Terra. Obrigado, pelos que, possuindo muitos bens, dividem com os outros. Obrigado, por aqueles que, embora fartos do pão de trigo, estão famintos do Pão Celeste. Obrigado, igualmente, por aqueles que, hoje, não tem o que comer, pois sei que Tu lhes enviarás o alimento, através de pessoas cheias de bondade e de amor.
 
Pai, hoje decidi fazer jejum. Não desprezo, com isso, as coisas que Tu criaste.
 
Não desejo renunciá-las, mas quero descobri-las novamente. Decidi jejuar, porque teus profetas jejuaram, porque teu Filho jejuou, jejuaram, também, teus  discípulos e apóstolos. Decidi jejuar, porque jejuou tua serva, a bem-aventurada Virgem Maria. Foi Ela quem me convidou ao jejum:
 
Queridos filhos: Hoje os convido para começarem a jejuar com o coração. Existem muitas pessoas que estão jejuando somente por que todos os outros estão jejuando. Tornou-se um costume que não querem parar. Peço à Paróquia para jejuar em agradecimento, porque Deus permitiu-Me permanecer, assim por tanto tempo nesta Paróquia. Queridos filhos, jejuem e rezem com o coração!. Obrigada por terem respondido ao meu chamado.” (20/09/84).
 
Pai, ofereço-Te este dia de jejum. Por meio dele, quero ouvir tua voz e vivê-la com mais empenho. Desejo, no decorrer deste dia, voltar-me mais para Ti, embora haja tantas coisas que me distraem ao meu redor. Ao fazer este jejum espontaneamente, peço pelos homens que passam fome e (levados por ela) provocam agitações no mundo. Ofereço este jejum, também, pela paz no mundo.
 
As guerras acontecem, porque estamos demasiadamente presos aos bens materiais e, por causa deles, inclinamo-nos ao morticínio. Ofereço-Te, ó Pai, este jejum por todos os homens que são escravos dos bens materiais e desprezam a existência de qualquer outro bem. Ó Pai, deixa-me ver o dom que nos dás com a prática do jejum.
 
Peço -Te perdão, também, pela enorme cegueira que de mim se apoderou, pois não te rendi graças pelos bens que possuo. Perdoa-me pelo mau uso dos meus bens, porque exagerei o seu valor. Quero, com o jejum de hoje, que Tu me faças capaz de apreciá-los acertadamente como também as pessoas que me cercam. Faze-me mais sensível para ouvir e acatar a tua palavra. Que este jejum me leve a crescer no amor para Contigo e para com o próximo!
 
Pai, hoje resolvi alimentar-me só de pão, para que possa compreender melhor o valor do Pão Celeste, que é a presença de Teu Filho na Eucaristia. Faze que cresçam em mim a fé e a confiança!
 
Pai, quero fazer jejum e aceitá-lo, porque, desta maneira, crescerá em mim o desejo de possuir-Te. Com alegria e agradecimento, reflito sobre as palavras de Teu Filho: “Bem-aventurados os pobres, porque deles é o Reino dos Céus”. Pai, torna-me pobre, diante de Ti ! Concede-me esta graça, para que, através do jejum, entenda eu, como tenho necessidade de Ti. Aumenta em mim o desejo de Te possuir! Que o meu coração suspire por Ti, da mesma forma que o cervo suspira pelas fontes de água e o deserto  aguarda as nuvens que trazem as chuvas! Que, pelo jejum, ó Pai, cresçam a compreensão e a solidariedade, em favor dos que padecem fome e sede e não possuem bem algum. Ajuda-me a ver as coisas que possuo e de que não preciso e, assim, privando-me delas, vá em socorro de meus irmãos.
 
Pai, peço-Te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. No momento de minha passagem para a outra vida, nada levarei, senão as boas obras que tenha praticado com amor. Que eu me lembre de que, mesmo possuindo bens, nada me pertence, pois tudo recebi para administrar bem. Pai, dá-me a graça de tornar-me mais humilde e mais aberto a cumprir Tua vontade. Para isso, livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho!
 
Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que ela me purifique e me domine totalmente!
 
Ajuda-me, Senhor, a parecer-me com Teu Filho em todas as provações e tentações, de modo que eu saiba repelir qualquer sedução e possa, deste modo, servir-Te, cada vez mais, buscando a tua Palavra.
 
Ó Maria Santíssima, Teu coração estava completamente livre. Teu compromisso era com a vontade de Deus. Obtém para mim, hoje, a graça do jejum alegre, em que meu coração possa entoar, Contigo, um cântico de ação de graças. Faze com que meu propósito de jejuar seja forte e duradouro. A fome que sentir, hoje, eu a ofereço por toda a humanidade. Ó Maria, intercede por mim! Pela tua intercessão e proteção, esteja eu livre de qualquer mal e da tentação diabólica! Ensina-me, ó Mãe, a jejuar e a rezar, para que eu fique, a cada dia, mais parecido com Teu Filho, Nosso Senhor, Jesus Cristo, no Espírito Santo!
 
Amém! 
 

 


Fonte: http://queridosfilhos.org.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.865.654
Visitas Únicas Hoje: 1.526
Usuários Online: 364