espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 8340 - O que é Acólito
Artigo visto 6887




Visto: 6887
Postado em: 28/07/11 às 11:35:44 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=8340
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος)) é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. É sua função, também, cuidar do altar e, com o ministro extraordinário da comunhão, distribuir a sagrada Comunhão.

Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. O Cerimonial dos Bispos traz rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .

No Brasil, confunde-se acólito com a figura do coroinha, todavia, este não é um ministro instituído, enquanto o acólito o é.

Em Portugal os acólitos estão divididos em meninos do coro (coroinhas, no Brasil), acólitos juniores e acólitos seniores, todos instituídos segundo as normas do cerimonial dos bispos para a instituição dos Acólitos.

Dos termos

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono.

Já o termo "coroinha" vem da antiga celebração da missa, onde as músicas eram cantadas em coro pelas coroinhas. Os meninos do coro eram chamados para auxiliar os padres na celebração da missa. E daí surgiu o termo coroinha, designando os meninos do coro que auxliavam os padres.

Das funções

Tem sua origem litúrgica nas antigas Ordens Menores (Subdiácono, Ostiário, leitor, Exorcista e acólito). Com o Concílio Vaticano II essas ordens menores foram suprimidas, sendo que duas foram mantidas transformadas em ministérios instituídos, não-ordenados: leitor e acólito.
Atualmente, em algumas paróquias a função de coroinha é estendida também às mulheres.

Nos cerimoniais militares, acólitos é o nome dado ao militar cuja função é auxiliar na distribuição de medalhas, diplomas ou qualquer outro objeto aos agraciados com o prêmio.

Oração do Acólito

Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente conosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia,
onde se renova o sacrifício da Cruz
e Vos ofereceis por todos os homens.
Vós que quereis ser para cada um
o amigo e o sustentáculo no caminho da vida,
concedei-me uma fé humilde e forte,
alegre e generosa,
pronta para Vos testemunhar e servir.
E porque me chamaste ao Vosso serviço,
permiti que Vos procure e Vos encontre,
e pelo Sacramento do Vosso Corpo e Sangue,
Permaneça unido a Vós para sempre. Amém.

Acólitos famosos

São Tarcísio de Roma foi acólito na Igreja antiga, sendo martirizado por defender a Sagrada Eucaristia. É padroeiro dos acólitos, coroinhas e ministros extraordinários da sagrada Eucaristia

Francisco Marto de Portugal proclamado como beato no dia 13 de Maio de 2000 pelo então Papa João Paulo II, sendo posteriormente proclamado como Patrono dos Acólitos Portugueses (no dia 1 de Maio de 2010, em Fátima) aquando a Peregrinação Nacional de Acólitos. Apesar da sua idade sempre demonstrou a vivência de uma jovem cristão, rezando e consagrando-se ao "Jesus escondido".

Fidel Castro foi acólito em Havana

Anton Paolovitch Tchekhov foi acólito em Taganrog

Emanuel Teixeira, investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é, ainda hoje em dia, um acólito em Lisboa.


Fonte: Wikipédia



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.873.640
Visitas Únicas Hoje: 1.378
Usuários Online: 465