espacojames



Página Inicial
Listar Foto sobre Aparições




Artigo N.º 176 - APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Artigo visto 3844




Visto: 3844
Postado em: 21/11/07 às 08:20:04 por: James
Categoria: Foto sobre Aparições
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=2&id=176
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Foto sobre Aparições


A PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA

Nossa Senhora de Guadalupe

No sábado, 9 de dezembro de 1531, o neófito índio Juan Diego se dirigia apressadamente à cidade do México para ouvir a missa, quando no monte Tepeyac a Virgem Maria lhe apareceu. Esta ordenou-lhe que se apresentasse ao bispo Zumárraga e lhe pediu que construísse um templo naquele lugar. O bispo pediu ao índio uma prova de ela era mesmo a Mãe de Deus, como ela se dizia. O índio passou a segunda-feira com um tio enfermo e com febre, e ao romper da manhã de terça-feira, correu ao convento de Santiago em busca de um sacerdote que confessasse o seu parente, que parecia próximo da morte. Para evitar a aparição, e de ser cobrado da resposta do bispo, Juan Diego deu a volta por onde agora está a capela do Pocito, mas a Virgem voltou a aparecer-lhe, tranqüilizou-o a respeito do estado de saúde de seu tio que, de fato, se curou, e lhe mandou que voltasse ao bispo dando-lhe como prova o achado de uma rosas que, apesar não ser a época, o índio encontrou e recolheu. A Virgem arranjou as flores na tilma (manto indígena) de Juan e voltou a dá-las a Juan para que, sem tocá-las nem vê-las, as entregasse ao bispo. Estando à presença do bispo, desdobrou a sua tilma onde levava as rosas, que caíram no solo, enquanto o bispo e seus familiares se ajoelharam ao verem que na tilma estava pintada uma imagem da Imaculada, tal qual o índio lhe havia anteriormente descrito. O quadro foi venerado e guardado na capela episcopal e pouco depois levado em procissão à capela provisional.

A tela onde se estampou a imagem, que correspondia a uma jovem de mais ou menos 15 anos, é fina e tosca, de fibra de vegetal, provavelmente de maguev, consiste em duas tiras de 1,75 m de comprimento por 45 cm de largura, unidas por uma costura simples, cujos pontos são visíveis até a metade da figura, separando-se depois a um lado do rosto. Os técnicos, tentando entender a composição das cores, depuseram que a tela não só era inadequada como ainda estava sem preparo, ficando ao mesmo tempo maravilhados da diferença das substâncias de que se serviu para colori-la. Acharam delicadas as matizes do quadro, notaram a abundância da tonalidade ouro e as proporções perfeitas da figura.


Testemunhas declarantes com juramento corroboraram a tradição da milagrosa origem, perante comissões nomeadas para averiguar o caso, que, ademais, aceitaram como prova documental algumas escrituras referentes a Juan Diego: encontraram-se provas também da existência de uma carta do bispo Zumárra a seus irmãos franciscanos da Espanha, em que se falava do caso. ... Edificou-se ao lado da capela do Pocito uma basílica (1895) onde uma de suas elípticas cobre o poço, como uma alta cúpula.

A imagem em cobre de Miguel Cabrera (1750): apresenta a Virgem trajada de vestido longo estampado com ramagens floridas; manto longo estrelado, um anjo ampara-a aos pés; uma coroa, toda radiosa, as mãos postas.

O santuário de Guadalupe localiza-se no município do distrito federal mexicano, subúrbio da cidade do México.



www.editoraseculo21.bravehost.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.096
Visitas Únicas Hoje: 372
Usuários Online: 173