Espacojames


Página Inicial
Listar Obras Malignas




Artigo N.º 9960 - Matéria do Fantástico: Ex-seguidores contam segredos da cientologia
Artigo visto 6348 vezes




Visto: 6348
Postado em: 16/07/12 às 06:18:00 por: James
Categoria: Obras Malignas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=31&id=9960
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Obras Malignas

O Fantástico fala sobre a separação de um dos casais mais famosos do mundo. Tom Cruise, 49 anos, e Katie Holmes, 33, anunciaram recentemente o fim de um casamento que parecia perfeito e durou cinco anos. Oficialmente, eles não revelaram os motivos, mas no centro da polêmica está a cientologia, uma religião misteriosa a que o casal pertence.

Uma reportagem especial da BBC de Londres mostra os bastidores dessa igreja e as pressões sofridas por quem tenta abandoná-la.

Uma religião conhecida por atrair super celebridades, como: Tom Cruise, John Travolta e Juliette Lewis. Notória pelos regimentos internos implacáveis- “a organização não deve cuidar de crianças ou bebês”, diz o ex-membro da cientologia Marc Headley- e métodos muito estranhos, como um detector de verdade.

Símbolos da seita Cientologia



Quando se casou com Cruise, Katie Holmes adotou a religião do marido. Mas com o tempo ela teria se cansado da disciplina imposta pela seita. Principalmente por causa da filha do casal, Suri, hoje com 6 anos. Segundo um escandaloso jornal inglês, Kate ficou aterrorizada porque Tom queria matricular Suri em uma escola controlada pela cientologia. A atriz não fez nenhuma declaração oficial a respeito.

Ela também se mostrou pouco à vontade para discutir a vida pessoal em entrevista inédita ao Fantástico. Foi no lançamento do filme "Cada um tem a gêmea que merece", ao lado do comediante Adam Sandler. É por isso que ele também aparece nas imagens. A conversa aconteceu no México, no ano passado. Antes, portanto, do divórcio. Na época, Suri não ia à escola. Era educada em casa pelos pais.

O repórter perguntou por quanto tempo ela planejava manter esse esquema.

“Está funcionando bem”, ela respondeu, já emendando um "obrigado" e querendo encerrar a conversa.

Mas ele insistiu: até quando a Suri vai estudar em casa?

Muito reticente, ela diz: "Sabe, o jeito que eu... Sou mãe... Eu procuro ouvir o que minha filha quer, em vou em frente com isso."

O repórter tentou mais uma pergunta sobre a filha: o que Kate acha de Suri, tão novinha, já ser super ligada em moda?

“Ah, eu acho empolgante”, disse Holmes.

Será que ela se separou para proteger a filha da cientologia? As especulações continuam, alimentadas pela obsessão dessa igreja por manter em segredo tudo o que acontece lá dentro. E também por seguidas denúncias de pessoas que pertenceram à religião, mas decidiram sair e contar tudo.

É isso o que mostra a reportagem especial, produzida pela respeitada BBC, de Londres, e exibida no Brasil com exclusividade pelo Fantástico (a reportagem não pode ser exibida no site por motivos contratuais).

O repórter da BBC está à espera de um homem que prometeu contar tudo o que sabe sobre a cientologia.

Mike Rinder


Mike Rinder foi da igreja por quase 50 anos. Chegou a um cargo importante, porta-voz oficial. Mas acabou saindo, e hoje é considerado um traidor.

“Esta casa foi de L. Ron Hubbard”, diz Rinder ao mostrar a residência.

L. Ron Hubbard


L. Ron Hubbard era escritor de ficção científica. Foi ele que criou a cientologia. Para Hubbard, todos nós temos um espírito - chamado de thetan - que reencarna várias e várias vezes.
Essa é a versão oficial da cientologia. A não oficial, relatada por ex-membros, inclui outros detalhes, como a crença em Xenu, um ditador intergaláctico que teria deixado o espírito de ETs no nosso planeta. Mas a igreja nega que a figura de Xenu exista nos ensinamentos.

Em 2007, o repórter da BBC gravou um primeiro documentário sobre o tema, e viu que não era fácil. “Estamos sendo seguidos”, diz ele ao notar um carro preto atrás de seu veículo. “Estamos sendo seguidos de novo”, repete ao ver outro transporte o seguindo novamente.

Seriam representantes da cientologia? A igreja negou. A pressão foi crescendo. Acusado de distorcer informações nas entrevistas, o repórter finalmente explodiu. “Você não ouviu nem gravou toda a entrevista, está ouvindo? Você não estava lá”, grita ele com um homem.

Agora, três anos depois, Mike está fora da igreja, e livre para confessar: “você estava sendo seguido”, revela ao repórter.

Nos Estados Unidos, vigora a mesma política de vigilância. É lá que existe o maior número de adeptos da religião.

Marty Rathbun ficou na igreja por 27 anos. Trabalhava em um dos processos mais importantes, chamado de auditing, uma espécie de aconselhamento espiritual.

Tudo começa com um aparelho. “É bem simples, um medidor de resistência. Parece um detector de mentiras”, diz Rathbun. “Eu vou te beliscar, quero que você veja o que a agulha faz”, fala ao repórter. “Está vendo isso? Agora quero que você se lembre do momento do beliscão”, acrescenta.

“Minha mente se lembrou do beliscão e isso ficou registrado no aparelho”, aponta o repórter.

Na sessão com o aparelho, segundo os cientólogos, os fiéis descarregam sentimentos negativos. Passam a se sentir melhor.

Tudo é registrado por câmeras escondidas. É o que contam Marc e Claire, um casal que fez parte da elite da cientologia, responsável pela administração da igreja.

“Eu montei mais de cem salas que tinham duas câmeras e um microfone”, conta Marc Headley, ex-membro da cientologia.

Claire chegou a ver vídeos das sessões de Tom Cruise. Elas incluíam questões pessoais, coisas que Tom Cruise não gostaria que as pessoas soubessem.

Marc e Claire, que foram criados dentro da cientologia, viram a religião se voltar contra eles.

Os dois eram casados quando ela engravidou. Moravam no quartel general da seita, um local recluso na Califórnia. Lá, o regulamento é claro: funcionários não podem ter filhos.

Claire diz que teve que abortar duas vezes por causa disso. Frustrado, o casal abandonou a seita - e sofreu as consequências.

“No dia seguinte, a igreja chamou minha mãe, meu padrasto, meus irmãos e disse que eles não deveriam mais ter contato comigo”, conta Claire Headley, ex-membro da cientologia.

Marc e Claire agora têm dois filhos que nunca conheceram os avós. Mas igreja nega ter bloqueado a comunicação do casal com a família.

Mike viveu algo parecido. Depois de deixar a igreja, ele perdeu o contato com a ex-mulher e os filhos, que ainda estão lá. Quanto tenta ver alguém da família, recebe um não como resposta. Mike até continua recebendo visitas, mas não de amigos. Mike se tornou vítima da política de vigilância que ele mesmo ajudou a criar.

Apesar de tanta polêmica, a cientologia diz que continua crescendo e tem seguidores em 167 países - inclusive o Brasil.

“Nosso arquivo das pessoas que adquiriram os livros, nos temos ao redor de 20 mil pessoas”, contabiliza a porta-voz da cientologia no Brasil, Lúcia Winther.

Há três igrejas no país, todas na Grande São Paulo. Jorge Carlos Jucoski, fiel há oito anos, afirma que a religião o ajudou na vida pessoal e profissional.

“Sempre procurei respostas pras verdades essenciais da vida. Pra coisas assim, como de onde viemos, quem somos, essas coisas todas”, conta o membro da religião.

As respostas ele diz encontrar nos livros da cientologia, que lê todos os dias. Uma disciplina que Tom Cruise também segue, mas da qual Kate Holmes preferiu se afastar, levando junto a filha Suri.

Fonte: http://fantastico.globo.com

--

Will Smith defende Tom Cruise e a Cientologia

O ator americano Will Smith, que está promovendo o filme "I Am a Legend", saiu em defesa de seu amigo Tom Cruise e do fato de este pertencer à Igreja da Cientologia.


Ator Will Smith saiu em defesa do ator Tom Cruise e da Cientologia em recente entrevista
Em entrevista exibida ontem no programa de celebridades "Access Hollywood", Smith disse que conheceu os dogmas da Cientologia por meio do próprio Tom Cruise.

"Eu sou um aprendiz da religião mundial. Cresci numa família batista e estudei num colégio católico. Mas 98% das idéias da Bíblia são iguais às do hinduísmo ou do budismo, por exemplo", declarou Smith.

O ator também disse que quando senta e conversa com Tom Cruise, se dá "conta de que (o colega) é uma pessoa com um grande espírito, comprometido com a mudança do mundo".

"Há pessoas que o atacam, mas sem saber nada. Como alguém pode não saber nada da Cientologia e atacar outra pessoa? É perigoso e estúpido", disse Smith.

Na entrevista, o astro de Hollywood também se perguntou: "Como eu posso condenar alguém por suas crenças se eu acredito que Deus nasceu de uma virgem grávida?".

O ator também revelou que resolveu mergulhar no cinema quando descobriu que havia sido traído por sua primeira namorada.

"Estava tão desconsolado que achei que tinha sido traído porque não era o suficientemente bom. Lembro-me que tombei sobre a cama da minha mãe chorando e, então, tomei a decisão de que, se era o melhor no que fazia, não iria permitir que minha mulher fosse infiel", disse.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u351457.shtml

--

RUMOR: JUSTIN BIEBER SE CONVERTE A CIENTOLOGIA

Como vocês já devem saber,Justin Bieber é vítima de diversos boatos agressivos, mas este não parece querer denegrir a imagem do cantor. Enquanto Justin Bieber dirige sua Lamborghini ao lado se Sean Kingston ,andam comentando na internet que Justin Bieber se converteu a Cientologia.



“Justin Bieber se Converte a Cientologia?”,Oque isso significa? De acordo uma pesquisa na internet a Cientologia ensina que as pessoas são seres espirituais imortais que se esqueceram de sua verdadeira natureza. Seu método de reabilitação espiritual é um tipo de aconselhamento conhecido como auditoria, no qual os praticantes visam conscientemente reviver os eventos dolorosos ou traumáticos em seu passado a fim de libertar-se dos seus efeitos limitantes.

Fonte: http://justinbieber.onsugar.com/tag/Cientologia

--

Fanáticos da cientologia acreditam que Suri é a reencarnação do criador

Foi em 1986, quando estava no auge do sucesso com o filme Top Gun – Ases Indomáveis - que Tom Cruise começou a ter contato com as ideias da Cientologia, movimento religioso fundado nos Estados Unidos, em 1954, por um escritor de ficção e que promete curar "doenças" do corpo e da alma (do vício em bebidas e drogas a problemas cardíacos), limpando a mente de lembranças e experiências ruins.

Suri, Katie e Tom


A seita é apontada como principal razão de desentendimentos do ator com Katie Holmes, de quem está se divorciando. Fanáticos da Cientologia dizem que Suri, a filha de 6 anos, seria a reencarnação do fundador da Cientologia. A atriz reclama que está sendo vigiada pelos membros da seita e vai lutar na Justiça para ter a guarda total da criança.

Foi por causa de uma namorada, que Tom Cruise caiu nas garras da Cientologia. Em 1985, ele começou a namorar a atriz Mimi Rogers, que também ganhava dinheiro para recrutar celebridades para a Igreja da Cientologia. Mimi deu a Tom livros e panfletos escritos pelo fundador da Cientologia e o levou para a igreja. Eles ficaram casados até fevereiro de 1990.

KATIE HOLMES ACHA QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDA PELA CIENTOLOGIA

A atriz de comédia Kirstie Alley, amiga de Mimi, era um exemplo que a Igreja da Cientologia promovia para atrair mais adeptos entre famosos e, por tabela, anônimos com problemas diversos, desde o alcoolismo a dificuldades de aceitação da homossexualidade. Ela dizia que se livrou das drogas graças à terapia criada pela seita. Em Los Angeles, a igreja abriu uma mansão abaixo das montanhas de Hollywood na qual artistas, atores e outros podiam participar de cursos de Cientologia, longe dos curiosos.

“As pessoas são levadas à Cientologia por possuírem dificuldades enraizadas em suas vidas. Podem ser drogas ou bebida, depressão e solidão. Todos os que se integram estão procurando um tipo de salvação”, conta a biografia não-autorizada de Tom Cruise, escrita pelo jornalista Andrew Morton, que mostra a influência da seita no comportamento do ator, descrito como uma pessoa controladora e engajada em convencer seus amigos a entrar no movimento religioso.

O livro mostra que Tom Cruise ficou fascinado pelas ideias da seita porque viu vantagens em sua vida prática, como a disciplina e o autocontrole (a biografia cita um desabafo de uma ex-namorada: "Não se deixe enganar por aquele maravilhoso sorriso. Ele seria capaz de ter ataques violentos").

“O espírito da Cientologia se adequava bem à sua personalidade. Pragmática, dogmática, controladora e cautelosa são descrições que podem ser aplicadas tanto à seita quanto à personalidade do próprio Tom. Assim como a imagem sorridente e educada do ator e representante da seita forma uma barreira contra maiores investigações, essa mesma fachada tranquila também esconde uma profunda suspeita do mundo exterior”, escreve o jornalista no livro.

ESPECIAL: TUDO SOBRE O FIM DO CASAMENTO DE TOM CRUISE COM KATIE HOLMES

A seita também fortalece a vaidade da pessoa e seu amor próprio. “A Cientologia massageia o ego enquanto esvazia a carteira. Ofícios tão movidos pelo ego, como o de ator ou de modelo, fazem com que um indivíduo pense o tempo todo em suas inseguranças. Para um artista, não importa o sucesso, há sempre o medo do fracasso, de cair de uma corda bamba em frente a um público implacável. Durante os primeiros anos de sua carreira, Tom expressava essa ansiedade ao se entregar por completo ao trabalho”, analisou a biografia.

Quando viveu com Nicole Kidman, Tom também desgastou o relacionamento por causa da Cientologia. "Quanto mais Nicole se afastava da Cientologia, Tom se tornava mais e mais comprometido com sua crença na doutrina de L. Ron Hubbard, o fundador da seita. Como a atriz Naomi Watts, uma das amigas mais próximas de Nicole, disse: Tom sempre esteve mais envolvido com a Cientologia do que com Nicole. Ele é quase um fanático, Nicole nunca quis seguir esse caminho", conta a biografia não-autorizada sobre o ator.

Quando estava saindo com a atriz Penélope Cruz, Tom a levou a um centro da Cientologia em Hollywood, aproveitando que a atriz, criada em uma família católica, estava numa fase em que se abria para outro tipos de fé e religião. Ele a convenceu a fazer um curso sobre a seita.

TOM CRUISE JÁ QUIS SER PADRE E FUGIU DE AMIGO GAY DE NICOLE KIDMAN

Com Katie Holmes, também de família católica, não foi diferente. Seguindo as regras da Cientologia, ela teve de ficar em total silêncio durante e após o ato sexual que resultou na gravidez de Suri. No parto, também teve de ficar em silêncio, pois os cientologistas acreditam que quaisquer barulho ou palavras ditas durante o nascimento do bebê podem ter efeito prejudicial à criança. Tom comentou que iria comer a placenta do bebê. Os rituais da seita mostravam o lado bizarro das crenças religiosas do ator.

"Alguns membros da seita de fato acreditavam que Katie Holmes estava carregando o bebê que seria instrumento para o espírito de L. Ron Hubbard [criador da Cientologia] quando ele retornasse de sua viagem pela galáxia. Outros verdadeiros fiéis estavam convencidos de que o descendente de Tom seria a própria reencarnavação de L. Ron Rubbard. Certos fanáticos até mesmo cogitavam a possibilidade de a atriz ter engravidado por meio de espermatozóides congelados de Hubbard. Em seus momentos mais reflexivos, Katie pode ter sentido como se vivesse a versão real do filme de terror O Bebê de Rosemary, no qual uma inocente jovem engravida do diabo", relata a biografia.

Fonte: http://ofuxico.terra.com.br

--

Cientologia: faces de uma nova espiritualidade

Uma religião sem orações ou rituais. Práticas religiosas próximas a sessões de terapia. Hierarquia pautada em cursos pagos. Crença na imortalidade do corpo e em civilizações extraterrestres. Assim é a Cientologia, doutrina criada nos anos 1950 pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, que vem chamando a atenção do mundo e seduzindo um número crescente de adeptos, entre eles, estrelas hollywoodianas, como Tom Cruise e John Travolta.

Com procedimentos espirituais pouco ortodoxos, a Cientologia atrai membros pelas promessas de transformação de vida. Os mestres cientólogos garantem que, através de processos de auditing, nos quais os indivíduos são conduzidos a um aparelho chamado e-meter e respondem a questionários variados, conseguem apagar traumas e lembranças ruins e promover a purificação mental dos membros.

A doutrina une (ou tenta unir) técnicas de controle mental com o discurso religioso, aproximando Ciência e fé e colocando em xeque os limites entre essas duas esferas da realidade humana. Mas o preço cobrado nessa trajetória é alto. As sessões de auditing assim como os cursos, imprescindíveis para o progresso do adepto na hierarquia da Cientologia, são pagos. Não raro, a mídia noticia casos de pessoas que denunciam os gastos abusivos de familiares com a igreja.

Seita que acredita em Extraterrestres

O viés mercadológico atrai suspeitas. Grandes devassas do Fisco sobre as propriedades da Cientologia e de seus discípulos já foram realizadas pelos governos de diversos países. Acusada de charlatanismo, ela é proibida em nações do Oriente Médio e na China. E mesmo Estados democráticos, como França e Alemanha, por exemplo, têm enfrentado problemas com a influência da seita em seus territórios.

Além disso, os críticos da Cientologia, baseados nos casos de integrantes da religião que, proibidos de procurar ajuda psiquiátrica, cometeram suicídio, salientam o caráter perigoso das técnicas aplicadas nas sessões. Apesar de terem o invólucro de terapias psíquicas, não são ministradas por pessoas qualificadas.

Mas se a Cientologia é tão nebulosa assim, por que um número cada vez maior de pessoas adere à doutrina? Estaríamos diante do nascimento de um novo tipo de espiritualidade? Os avanços científicos imprimiram mudanças bruscas na forma de o homem se relacionar com a fé? Para elucidar essas questões, o Olhar Virtual entrevistou Evandro Ouriques, professor da Escola de Comunicação (ECO), que refletiu sobre a espiritualidade em tempos pós-modernos. Entrevistamos também Emerson Giumbelli, pesquisador do Museu Nacional, que discutiu a imbricada relação entre religião e Ciência. Confira em:

Fonte: http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=193&codigo=4


 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.651.768
Visitas Únicas Hoje: 2.709
Usuários Online: 579