Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15567 - E se a oração conjugal pudesse transformar seu casamento?
Artigo visto 102 vezes




Visto: 102
Postado em: 20/11/19 às 22:54:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15567
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Cada casal vive um mistério e uma realidade única. Portanto, não existe uma regra estrita para a oração conjugal. O que mais importa não é a forma, mas a vontade de rezar a dois

A experiência mostra que a oração conjugal, como a oração da família, apresenta algumas dificuldades: o tempo reservado para isso, o conteúdo da oração, a superação do conformismo e da rotina, a forma como cada um se expressa em sua relação com o Senhor, dentre outras.

O erro seria de crer que essas dificuldades são insuperáveis. Rezar sozinho, de forma pessoal, isso se aprende, então também é possível aprender a rezar junto!

No início, podemos começar de forma simples. Precisamos confiar totalmente no Senhor. Se Ele quer essa oração a dois, ele também doará os meios. Ele apenas pede nossa boa vontade e nossa perseverança durante esse tempo de aprendizado.

Por onde começar?

Separe ao menos dez minutos à noite, não muito tarde – depois de colocar as crianças para dormir por exemplo – numa hora em que não haverá muitos riscos de ser incomodados.

Comece ficando um ao lado do outro, silenciosamente, de forma que os dois fiquem confortáveis. Se recolha, volte o seu coração à Deus, invoque o Espírito Santo: “Vem Espírito Santo, vem orar em mim”.

Podemos ficar por um tempo em oração silenciosa, principalmente durante esse período de aprendizagem, e nos habituar simplesmente a ficar juntos diante do Senhor. Nós podemos finalizar com um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria’, meditando cada frase da nossa oração.

Se aceitamos passar por esse primeiro estado de pobreza, constataremos que o Espírito Santo nos fará pouco a pouco exprimir em palavras aquilo que vem do nosso coração – ação de graças, pedidos, etc.

Nós podemos então nos exprimir brevemente em voz alta, para partilhar da nossa intimidade com Deus também com o nosso esposo ou esposa, tomando o cuidado para sempre respeitar o outro. A oração em alta voz “quebra o gelo”, nos enriquece, nos faz crescer na comunhão, edificamos um ao outro. Mas atenção às conversas paralelas!

Uma outra opção é de começar a oração a dois pela ação de graças ou pelo louvor. Podemos facilitar a partilha da oração através da leitura de um Salmo. É preciso aprender a conhecer e utilizar os Salmos, porque eles são como rezar com as palavras que Deus mesmo nos deu e que Jesus utilizou para sua própria oração.

Podemos iniciar a oração confiando ao Senhor nossas intenções pessoais, ou as alegrias e as preocupações familiares, a vida das comunidades cristãs ou não as quais fazemos parte, e as grandes intenções da Igreja.

Rezando a dois para entender melhor um ao outro

A chave da oração é começar bem! O recolhimento, o esforço para silenciar por dentro e por fora, o coração em adoração… Se começarmos bem, o resto se seguirá, basta permanecer na simplicidade e nos deixar guiar pelo Espírito Santo.

Não se preocupe muito com as distrações, pois elas não podem ser totalmente evitadas. Além disso, não se deve julgar a oração. Uma “boa oração” é apenas aquela que se faz todos os dias, aquela da qual nós saímos relaxados, pacificados, reconfortados, com o coração repleto de confiança, esperança e amor.

Jean-Régis Fropo


Fonte: www.aleteia.org



LEIA TAMBÉM
Deus, a religião e a Igreja Católica
A estátua mais alta de Jesus está na Polônia
Aparições da Virgem Maria: Menos de 20 aparições já foram reconhecidas, veja algun casos aprovados
Morreu e ressuscitou, entrevista completa com Marcos que, saiba quem é o cristiano!
Homem ressuscitou após encontrar com Jesus e volta em prantos para contar como Deus é lindo
Por que os católicos deveriam falar mais sobre a morte
Estado Islâmico mata padre e seu pai em emboscada: é a volta do pesadelo jihadista?
Perseguição religiosa no Chile, ondas de protestos atinge igreja local
Após 46 anos, vidente de Akita anuncia ter recebido nova revelação



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.324.403
Visitas Únicas Hoje: 465
Usuários Online: 515