espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 1579 - Nível dos oceanos pode subir 25% a mais do que o esperado
Artigo visto 2812




Visto: 2812
Postado em: 12/05/09 às 06:32:10 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=1579
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Cientistas da Universidade Estadual do Oregon (EUA) descobriram que, caso as previsões sobre o derretimento da camada de gelo na Antártida ocidental se confirmem, o aumento do nível do mar será maior que o esperado. Segundo pesquisas do grupo liderado pelo geofísico Jerry Mitrovica, pela física Natalya Gómez e pelo geocientista Peter Clark, os oceanos podem subir 25% a mais.

Segundo Mitrovica, até pouco tempo atrás, acreditava-se que o derretimento do gelo faria o nível do mar subir cinco metros. Ele explicou que os cálculos feitos transformaram o volume total da calota de gelo em água e consideravam que a água seria distribuída por igual no mundo.

Mas, para os pesquisadores, esta é uma estimativa “muito simplista”, que não leva em conta outros efeitos fundamentais. Em primeiro lugar, quando uma placa de gelo derrete, perde sua força gravitacional e faz com que a água se afaste. Assim, quando uma calota de gelo se funde, o volume de água diminui em um raio de dois mil km e, consequentemente, aumenta nas áreas mais afastadas.

“Se a placa de gelo no oeste antártico derreter, o nível do mar perto da Antártida diminuirá, mas aumentará muito mais do que o esperado no hemisfério norte, por causa deste efeito gravitacional”, disse o especialista.

O estudo, que será publicado no dia 6 de fevereiro pela revista Science, acrescenta que outro fator ignorado nas outras simulações é o buraco que ficará no lugar da placa.

Os cientistas afirmam que a região encherá de água. Porém ainda prevêem que, depois que o gelo desaparecer, o buraco diminuirá de tamanho, empurrando parte da água em seu interior de volta para o mar, contribuindo para aumento do nível dos oceanos.

Os autores do artigo dizem também que, se a placa de gelo desaparecer totalmente causará uma mudança no eixo de rotação da Terra. Isso provocaria um deslocamento na água dos oceanos Atlântico e Pacífico, do sul para o norte, afetando as áreas da América do Norte e do Oceano Índico meridional.

“O efeito de todos estes processos é que, se a placa de gelo da Antártida ocidental derreter, o aumento no nível do mar em muitas regiões litorâneas será pelo menos 25% maior que o esperado”, alertou Mitrovica.

Isto se traduziria em um aumento de seis a sete m do nível do mar, “uma grande quantidade de água adicional, sobretudo ao redor de áreas urbanas como Washington DC, Nova York e a costa da Califórnia”, disse.

A comunidade científica ainda está debatendo que quantidade de gelo desapareceria se a placa ocidental derretesse, mas segundo o cientista, aconteça o que acontecer, “o trabalho comprova que o aumento do nível do mar que se produz em muitas zonas litorâneas povoadas seria muito maior” do que o indicado pelas primeiras estimativas.


fonte: EFE



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.026
Visitas Únicas Hoje: 1.350
Usuários Online: 453