LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
Destaque




Artigo visto 1805 vezes




Visto: 1805 - Impresso: 72 - Enviado: 18 - Salvo em Word: 44
Postado em: 11/11/09 às 06:06:04 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3622
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Partido Janata Party fala de “ameaça à segurança à segurança nacional”


NOVA DÉLI, terça-feira, 10 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- A Igreja Católica e os cristãos dos Estados de Madhya Pradesh e Chhatisgarh, na região central da Índia, tornaram-se objetivo da acusação de realizar “conversões ilegais em massa”, lançada pelo partido Baratiya Janata (BJP), um grupo nacionalista hindu, atualmente na oposição ao governo federal do país, mas muito influente.

O padre Anand Muttungal, porta-voz da Igreja Católica nos dois Estados, assinalou à agência Fides que o presidente o presidente nacional do BJP, o parlamentar Shri Rajnath Singh, em discurso recente, estigmatizou as “conversões em massa realizadas ilegalmente pelos cristãos na Índia, principalmente no nordeste”, que teriam levado, segundo ele, à “conversão de 30% da população tribal em Chhattisgarh e Jharkhand”.

Segundo o líder, urge deter de qualquer maneira, mesmo mudando a Constituição, o fato de “usar sistematicamente meios ilegais para as conversões em massa”.

A Igreja local contesta essas afirmações falsas e não provadas: “Se isso fosse verdade, seria um sinal feio para toda a nação, e é interesse de todo o país resolver os fatos relacionados às conversões ilegais”, declara a Fides pe. Anand. “Seria preciso fazer um relatório para a polícia e deplorar essas conversões”. 

Mas a questão é outra: “Estão usando os slogans e o tema das conversões por motivos eleitorais e para conquistar os hindus”, explica o porta-voz, que escreveu uma carta oficial ao Presidente do BJP.

Os resultados dessa campanha de ódio, continua, todos podem ver: “Em Madhya Pradesh igrejas, centros de oração, institutos, cidadãos cristãos são alvo de ataques brutais de indivíduos e grupos integralistas”, insuflados por essas falsas afirmações. “E o governo não faz nada para detê-los. É preciso deter e denunciar essas afirmações infundadas e inaceitáveis”.

O líder do BJP também acrescentou, segundo um clichê da ideologia de Hindutva, que “os estrangeiros estão utilizando a religião para se infiltrar na cultura indiana: existe uma ameaça real à segurança nacional”.

A comunidade cristã responde a essas afirmações recordando ao BJP o que fazem os fiéis e as instituições cristãs na Índia: “Servimos a nação com um amplo empenho na área da educação, da saúde e do desenvolvimento humano. Muitos hindus que estão, entre outros, no BJP receberam a educação em instituições católicas”.

“Queremos lembrar ao BJP que a Constituição indiana garante liberdade de religião, liberdade de pensamento e liberdade de expressão: o que significa também liberdade de mudar e abraçar uma outra religião ou ideologia.”

(Com Fides)


Fonte: www.zenit.org

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.579.474
Visitas Únicas Hoje: 1.917
Usuários Online: 495