Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 4788 - Americanos querem levar Papa para o banco dos réus por casos de abuso sexual; Vaticano prepara a def
Artigo visto 2193 vezes




Visto: 2193
Postado em: 01/04/10 às 21:08:25 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4788
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Publicada em 01/04/2010 às 15h52m

O Globo

RIO - O Vaticano prepara a defesa do Papa Bento XVI de mais um caso de pedofilia envolvendo a Igreja Católica americana em que três cidadãos de Kentucky pretendem colocar o Pontífice no banco dos réus por negligência e encobrimento dos abusos de menores, cometidos enquanto Bento XVI chefiava a Congregação da Doutrina da Fé.

Os advogados do Papa afirmam que, como chefe de Estado, o pontífice tem imunidade, argumento anteriormente aceito pelo Departamento de Justiça em um caso semelhante, no Texas, em 2005. O advogado que representa as três vítimas de Kentucky, William McMurry, nega, no entanto, que se trate de um argumento válido, segundo o jornal "El País".

- Este caso já passou por um juiz federal que negou que o pontífice tenha imunidade. No caso do Texas, o Papa foi acusado diretamente dos abusos. Isso é outra coisa: se acusa a uma pessoa, Joseph Ratzinger, de ter encoberto abusos e protegido os responsáveis pelos abusos quando era cardeal e encarregado de supervisionar os bispos - explicou McMurry ao "El País".

O advogado que, ainda, que o caso se transforme em uma ação civil coletiva para representar todas as vítimas de abuso nos Estados Unidos. Na quarta-feira, Jessica Arbour, advogada na Flórida que representa uma vítima de abuso no país, divulgou uma carta enviada pela Santa Sé à Arquidiocese de Miami em 1968 em que é aprovada a acolhida do padre Ernesto García-Rubio, fugido de Cuba por "sérias dificuldades de natureza moral (homossexualidade)". Segundo advogada, na época, o termo era usado para se referir À pedofilia.

No caso que McMurry representa, o Vaticano argumentará que os integrantes da Conferência Episcopal americana não são assalariados do Vaticano e que, portanto, o Vaticano não pode ser considerado responsável. Nas provas de acusação, o advogado incluiu o documento conhecido como Crimen Sollicitationis, emitido por Roma em 1962, no qual se assegura que os abusos pedófilos estão protegidos pelo "segredo do Santo Ofício". Os advogados do papa defenderão que esse texto não recomenda expressamente aos bispos que não avisam a polícia dos casos de abuso.


Esse é o primeiro caso que a Justiça dos Estados Unidos tenta decidir se as vítimas podem levar o Vaticano diretamente a juízo.

- É uma idiotia. A Igreja não é uma multinacional tabagista. Não se pode acusar o Santo Padre pelos delitos de alguns sacerdotes. Nós não somos seus empregados e ele não pode ser responsável em casos específicos. Cada bispo controla sua diocese - comentou Filippo di Giacomo, sacerdote e especialista em direito canônico. - Se a jurisprudência americana considera o Santo Padre responsável pelos sacerdotes que abusaram de crianças em 1962, então o Tribunal Vaticano poderia convocar em juízo a Casa Branca pelo assassinato do arcebispo de San Salvador, Óscar Romero, assassinado em 1980 por sua contra a ditadura americana imposta naquele país. Vamos ver se Obama vem depor aqui - acrescentou.


Fonte: http://oglobo.globo.com



LEIA TAMBÉM
CNBB perplexa com ataques frequentes e sistemáticos contra Papa
Aplauso para bispo de Nova York que defendeu Papa
Bispos dos EUA agradecem intenso trabalho do Papa Bento XVI ante abusos
A Igreja não ensina a cometer crimes, não os aprova e não os acoberta, assinala Cardeal Scherer
Semana Santa: reencontrar as raízes mais profundas de nossa fé, exorta Cardeal Scherer
Pretender culpar ao celibato por más condutas sexuais é "abuso de abusos", diz Cardeal Kasper
"Bento, cinco anos sob ataque": Avaliação de um pontificado brilhante
Associar a pedofilia ao celibato é pura má fé, esclarece bispo brasileiro
Dom Tomasi critica cultura ocidental que ridiculariza religião



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.270.012
Visitas Únicas Hoje: 1.044
Usuários Online: 225