espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6426 - AIS denuncia tentativa de assassinato em Missa contra Cardeal no Sudão
Artigo visto 2571




Visto: 2571
Postado em: 15/10/10 às 21:46:04 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6426
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


KONIGSTEIN, 15 Out. 10 / 10:58 am (ACI).- O Bispo de Tombura-Yambio (norte do Sudão), Dom Eduardo Hiiboro, denunciou ante a organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) a tentativa de assassinato contra o Arcebispo de Khartoum, Cardeal Gabriel Zubeir Wako.

John Pontifex da AIS escreve um artigo no qual assinala que este fato poderia estar relacionado com a campanha de intimidação contra os cristãos ante o referendum de 9 de janeiro que decidirá se a região do sul deste país africano se independiza ou se mantém unida ao norte.

O Bispo deu estas declarações três dias depois de que um homem se lançou sobre o Cardeal Zubeir Wako com uma adaga na mão em uma Missa ao ar livre em Khartoum, celebrada pelo aniversário da morte do Padroeiro do Sudão, São Daniel Comboni. O "mestre de cerimônias" do Cardeal, Barnaba Matnec Anei, correu até onde estava o desconhecido, o deteve e o entregou à polícia.

Dom Eduardo Hiiboro disse também que "não sabemos se o homem armado estava atuando sozinho ou se outros estavam envolvidos mas poderia ser possível que isto fosse parte de uma campanha mais ampla de intimidação contra a Igreja, e o momento do ataque foi muito específico".

"Para os extremistas seria algo bom matar a um líder como o Cardeal. Foi alvo muitas vezes mas sempre manteve uma fé forte. Ele é um homem muito forte", acrescentou.

O Prelado disse que "estes extremistas parece que queriam enviar um sinal à ampla comunidade Cristã –especialmente aos sulinos vivem no norte– advertindo-lhes que a Igreja não pode converter-se em um ponto de dissensão no próximo referendum".

John Pontifex da AIS assinala que o Bispo, que está em Londres para diversos eventos desta organização, disse que a decisão pela unidade ou a separação no referendum deve "ser fundadas na liberdade de consciência" e que o governo assinalou que os cristãos que querem votar pela separação correm o perigo da perseguição.

Em uma declaração da terça-feira 12 de outubro o Presidente Bashir disse que seu regime "não aceitará uma alternativa distinta à unidade".

Dom Hiiboro recordou a respeito que com antecedência o mandatário tinha assinalado que aceitaria o resultado do referendum qualquer que seja. "Estamos assustados pelo que poderia passar, precisamos trabalhar pela paz e evitar o conflito o máximo possível", acrescentou.

Notícias Relacionadas:
Bispo do Paquistão chega a Portugal para falar dos riscos de ser católico

Apesar da perseguição, católicos na Índia põem sua fé no centro da missão eclesiástica

Comunidade franciscana colhe vocações em Camarões

AIS obsequia livro ao Papa Bento XVI com milhares de orações por ele


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=20333



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.873.634
Visitas Únicas Hoje: 1.372
Usuários Online: 458