espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Site Aarão




Artigo N.º 5761 - Bispo não recua
Artigo visto 3106




Visto: 3106
Postado em: 24/07/10 às 14:23:09 por: James
Categoria: Artigos Site Aarão
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=50&id=5761
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Site Aarão


Bispo de Guarulhos diz que não recuará em mobilização contra Dilma



FÁBIO ZAMBELI - FOLHA NOTICIA
DE BRASÍLIA

Pivô da polêmica mobilização contra Dilma Rousseff, o bispo de Guarulhos (SP), d. Luiz Gonzaga Bergonzini afirma que não recuará e levará sua manifestação de veto à presidenciável às missas e celebrações das 37 paróquias da cidade.


Ele considera o PT favorável à descriminalização do aborto e divulgou artigo recomendando aos católicos que boicotem a petista.


Bispo de Guarulhos recomenda a católicos que não votem em Dilma
Dilma nega defender aborto e diz que opinião de bispo não é uma posição da CNBB
Serra promete manter proibida prática do aborto no Brasil


Governado desde 2001 pelo PT, o município é o segundo colégio eleitoral do Estado, com 788 mil votantes. A campanha informal alicerçada na diocese desagradou o prefeito Sebastião Almeida.


"Sou católico e respeito a posição do religioso. Mas não posso concordar com a transformação de uma posição doutrinária da Igreja Católica em apoio ou rejeição a qualquer candidato."


Em entrevista à Folha, d. Luiz Gonzaga, 74 anos, diz não ter nada pessoal contra a candidata, mas é irredutível, mesmo após as recorrentes negativas da ex-ministra da Casa Civil.


"Ela [Dilma] segue o partido, ela é a candidata. Então eu vou matar a cobra na cabeça. Pessoalmente não tenho nada contra ela. Mas o direito à vida é o maior direito humano. O aborto é atitude covarde e criminosa. Eu não arredo o pé, não."


Leia os principais trechos da entrevista concedida pelo bispo.


Folha - Mesmo com a recomendação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pela neutralidade na campanha, o senhor decidiu explicitar sua posição contrária à candidata Dilma Rousseff. Por quê?


D. Luiz Gonzaga Bergonzini - Em primeiro ligar, que recomendação é essa? A CNBB não tem autoridade nenhuma sobre os bispos. Eu segui a voz da minha consciência. Sou cristão de verdade e defendo o mandamento "não matarás". Não tem esse negócio de "meio termo".


Folha - A candidata afirma que não defende a descriminalização do aborto. Mesmo assim, o senhor cita o nome dela no artigo.


Ela [Dilma] segue o partido, ela é a candidata. Então eu vou matar a cobra na cabeça. Pessoalmente não tenho nada contra ela. Mas o direito à vida é o maior direito humano. O aborto é atitude covarde e criminosa. Eu não arredo o pé, não.


Folha - Como o senhor concluiu que ela tem essa posição? Isso nunca ficou claro e ela nega.


É o terceiro plano de governo que ela adota. Como percebeu que havia reação, foi mudando. Não vou recuar.


Folha - O senhor pretende levar ao conhecimento dos fiéis da diocese essa recomendação de não votar na candidata Dilma?


Os padres devem notificar ao povo a orientação do bispo. Eu não vou arredar o pé, não importa as consequências que eu venha sofrer, mas o que importa é minha consciência e seguir o Evangelho. Eu não tenho medo. O que pode acontecer? Deus saberá.


Folha - Inclusive nas missas, os padres vão tratar do tema? Vão citar o nome da candidata?


Tratar do tema, não. Podem citar o nome dela, porque vou mandar uma carta para os padres notificarem as pessoas da minha recomendação nas missas. Como cidadão, tenho direito de expressar minha opinião e, como bispo, tenho a obrigação de orientar os fiéis.


Folha - O senhor teme algum tipo de retaliação ou reação negativa, seja por parte da CNBB ou de partidários da candidata Dilma?


Sempre tem alguma coisa. Tenho recebido muitos e-mails. Não sei se são ameaças, mas contestando. Mas posso te dizer que muitos de apoio. As pessoas dizem: "finalmente alguém que usa calça comprida resolveu reagir".




++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


OBS> Finalmente um pastor de verdade, que usa o cajado não para bater nas ovelhas, mas nos lobos. Um pastor que usa o chicote de cordas, não para escorraçar os bons, mas para expulsar os maus. Um pastor preocupado não em se dar bem com a mídia, mas com as contas que terá de prestar Deus.


 


Ele não somente veste calça comprida, como o manto da diginidade, e por isso lhe devemos toda estima e respeito. E todos nós devemos acompanhar este gesto, e agir com toda dureza, não somente quanto ao candidado a presidência, mas todos os que estão em disputa: se for a favor do aborto, ou fugir da pergunta dizendo que aborto é questão de saúde pública - como também o são os esgoto e o lixo - mande-o para o esgoto e o lixo político. E vejam bem, esta causa se bem explorada, pode ser o fiel da balança nesta eleição.


 


Mas uma frase que Dom Luiz disse, foi a que mais me agradou> A CNBB não tem nenhum poder sobre os bispos! Isso é o máximo! É perfeito, e precisa ser gritado aos quatro ventos. Não somente a CNBB não tem poder sobre os bipos, como ela não tem poder sobre ninguém. Nenhuma pessoa é obrigada ao obedecer a CNBB. Ela não faz parte da hierarquia oficial da Igreja, e da mesma forma, nem uma só conferência episcopal, de qualquer local do mundo.


 


É exatamente porque não fazem parte da hierarquia da Igreja, que rezamos agora para que caiam todas estas conferências, que se estão arrogando o direito de criar doutrina, desobedecendo ao Papa. Comandadas pelos maus e gritadores, elas se tornam uma pestilência. Jesus não quer conferências, quer unidade em torno de Pedro.


 


Cada bispo, com sua diocese, responde apenas diante do Papa Bento XVI, e de mais ninguém na terra.  Elas se tornaram perniciosas, porque agindo contra o papa, criam outras Igrejas, e já não mais fazem parte da Unidade.


 


O simbolo da unidade é Pedro, a pedra, a Rocha. Jesus não fundou sua UNICA IGREJA, sob o colegiado dos bispos, mas unicamente sobre PEDRO. Quem está com Pedro, está na Igreja Católica Apostólica Romana, quem está contra ele, está na sua igreja particular. E terá de se haver com o Juiz, que disse: sejam UM SÓ, como Eu e o Pai somos um!


 


Se a CNBB fosse boa, ela agiria em bloco contra todos os candidados a favor do aborto, não importa a que partido pertençam. Por isso é alegria saber de bispos como o de Guarulhos e o de Jequié, que sem medo da CNBB divergem publicamente da opinião dela. Que outros mais se levantem, quem sabe mais alguns se animem e juntos acabem com esta história de conferência.


 


Viva os bispos santos!

 


www.recadosaarao.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.231
Visitas Únicas Hoje: 1.555
Usuários Online: 437