espacojames



Página Inicial
Listar Lugares Bíblicos




Artigo N.º 9547 - Tanque de Siloé
Artigo visto 9357




Visto: 9357
Postado em: 18/03/12 às 12:38:41 por: James
Categoria: Lugares Bíblicos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=8&id=9547
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Lugares Bíblicos


O local em que o cego curado por Jesus se banhou fica na Cidade de Davi, próximo ao Monte do Templo, em Jerusalém

No livro de João, capítulo 9, é contada a passagem em que Jesus, em Jerusalém, cura um pedinte cego de nascença enquanto andava pela cidade com seus discípulos. O Messias cuspiu no chão e, com as mãos, fez uma pasta com a terra e a saliva aplicando-a nos olhos do mendigo. Logo depois, ordenou que o homem se banhasse ali perto, no tanque de Siloé.

Ele foi, banhou-se, tirou a lama dos olhos e começou a enxergar, para que todos vissem nele a glória de Deus.

Achado por acaso

Quando arqueólogos trabalhavam nas escavações da parte oeste da Cidade de Davi, em Jerusalém, descobriram o tanque do relato bíblico, hoje disponível para visitação. O reservatório é ligado ao Túnel de Ezequias, aqueduto escavado na rocha que abastecia a fortaleza de Davi.



Em 2004, operários que trabalhavam na manutenção de um sistema de drenagem de águas pluviais encontraram, enquanto cavavam, antigos degraus de pedra. Os arqueólogos Eli Shukrum, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e Ronny Reich, da Universidade de Haifa, fora encarregados de explorar a área da descoberta. O sistema de drenagem e até mesmo a rua em que ficava foram desviados, liberando a área para maiores escavações. Após meses de trabalho, uma larga escadaria foi liberada de toda a terra que a cobria. Ela era o acesso ao grande tanque em que o mendigo cego se banhou.

Os objetos encontrados, como potes de cerâmica, e a forma como os degraus foram construídos confirmam que o tanque estava em pleno uso no século 1. As escavações continuaram ao longo de 2005, revelando que o tanque era bem maior do que todos imaginavam, e os arqueólogos descobriram sua base pavimentada de pedras, uma grande piscina rústica. Foram liberados 20 degraus, em quatro lances de cinco.



Deus provê durante crise

O tanque, em uso nos tempos de Jesus, recebia a água por um túnel cavado em 700 antes de Cristo (a.C.) pelo rei Ezequias para abastecer Jerusalém durante os cercos dos assírios, descritos em II Reis 20:20: "Ora, o mais dos atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueduto, e como fez vir a água à cidade, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?



Hoje, as escavações e a parte interna do tanque sob a Cidade de Davi estão abertos à visitação, onde cristãos do mundo todo podem conhecer um dos locais em que a glória de Deus se fez presente, fisicamente, para que muitos pudessem testemunhar e crer nEle, pelas mãos de seu único filho, o Messias.



A mesma construção é citada em II Crônicas 32:30: "Também o mesmo Ezequias tapou o manancial superior das águas de Giom, e as fez correr por baixo para o ocidente da cidade de Davi; porque Ezequias prosperou em todas as suas obras."


Fonte: http://www.arcauniversal.com/mundocristao/series/noticias/lugares-da-biblia---tanque-de-siloe-8116.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.090
Visitas Únicas Hoje: 546
Usuários Online: 490