espacojames



Página Inicial
Listar Artigos James




Artigo N.º 11063 - São Jorge e a Lua
Artigo visto 38937




Visto: 38937
Postado em: 12/06/13 às 19:43:45 por: James
Categoria: Artigos James
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=104&id=11063
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos James


Por james - www.espacojames.com.br

Quando era pequeno, sempre ouvi os mais velhos falarem que São Jorge morava na lua. Muitos até apontavam e descreviam todos os detalhes:

- Você não está vendo? 

Observe com atenção, bem acima está o cavalo, ao lado a lança e mais abaixo o dragão.
 
Tentei de todas as maneiras encontrar São Jorje na lua, mas percebi que minha imaginação não era tão fértil como a deles.
 
Já adulto, resolvi pesquisar sobre esta fábula e não gostei muito do que descobri.
 
A ligação entre São Jorje com a lua, esta associação ao espiritismo conforme veremos mais abaixo. Um fato interessante está também relacionado com o sincretismo religioso onde santos católicos são associados a entidades do espiritismo. 
 
--
 
Segundo a Wikipédia.
 
"A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Em Salvador, Bahia, o “santo” foi sincretizado a Oxossi. Na "religião" da Umbanda, o "santo" é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda."
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org
 
--
 
No artigo abaixo, temos uma explicação bem ampla sobre o sincretismo religioso bem como o depoimento do Santo Papa que condena duramente esta prática. a Igreja não aceitará o sincretismo, nem mesmo em regiões distantes e onde a cultura local seja predominante.”
 
 
 
Fotos imaginárias de São Jorje na lua
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ainda sobre o sincretismo religioso
 
Segundo a wikipedia: No Brasil, o sincretismo religioso é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil.
 
Reginaldo Prandi, 2002, escreve: “Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos para enganarem seus senhores. 
 
Como o texto acima é bem claro, os negros mesmo livres se passavam por católicos e introduziam imagens de santos em seus terreiros espíritas, isto para enganarem os seus donos e a sociedade, se fazendo passar por cristãos, mas na verdade continuavam a cultuar seus deuses pagãos. 
 
 
Afinal de contas quem foi São Jorge?
 
 
 

 

15 curiosidades sobre São Jorge

- O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel.

- De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia. Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado.
 
- São Jorge é um santo que, de certa forma, une diversas tradições cristãs ligadas ao catolicismo. Ele é um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.
 
- São Jorge é um dos catorze santos auxiliares do catolicismo. Os outros treze são: Santo Acácio, Santa Bárbara, São Brás, Santa Catarina de Alexandria, São Cristóvão, São Ciríaco, São Dênis, São Erasmo, Santo Eustáquio, Santo Egídio, Santa Margarida de Antioquia, São Pantaleão e São Vito.
 
- Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu, em 1893, São Jorge por São Pedro. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a cruz de São Jorge (a bandeira com a cruz vermelha sobre fundo branco).
 
 
 
 
- A cruz de São Jorge foi adotada pelo rei Ricardo Coração de Leão, no século XII. Os soldados do rei utilizavam este símbolo em suas túnicas para evitar confusão em batalha.
 
- O Papa Paulo VI, em 1963, rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o Papa João Paulo II restaurou a relevância do santo, que voltou a aparecer nos missais como santo patrono da Inglaterra.
 
- Para fugir da perseguição, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Desta forma, Ogum, o "deus" guerreiro, é associado a São Jorge.
 
--
 
 
--
 
- São Jorge é o padroeiro da Catalunha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, no dia 23 de abril, especialmente em Barcelona, é comum que o homem dê à sua esposa ou namorada uma rosa vermelha.
 
- De acordo com tradição que surgiu apenas em meados do século XII, São Jorge matou um dragão. O dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. Diz a tradição que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
 
 
 
 
 
- A representação de São Jorge matando o dragão pode ter origem na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.
 
- William Shakespeare nasceu e morreu no dia de São Jorge. Nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616.
 
- São Jorge é padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade ao cristianismo até o fim de sua vida seja a origem do termo “Fiel”, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
 
- No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros, da cavalaria do exército. As tatuagens associadas a este santo estão entre as mais populares no país. No Rio de Janeiro, a data da morte do santo se tornou feriado devido à grande quantidade de devotos.
 
- Na música nacional, São Jorge já foi homenageado em canções por Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Racionais MC’s, Zeca Pagodinho e pela banda Angra. Na música internacional, a banda Iron Maiden fala do santo na música “Flash of Blade”, no álbum Powerslave.
 
 


Fonte Consultadas:

http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-sobre-sao-jorge/
http://www.wikipedia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.081
Visitas Únicas Hoje: 1.218
Usuários Online: 296