espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7751 - Fátima em júbilo pela beatificação do Papa de Fátima
Artigo visto 3013




Visto: 3013
Postado em: 01/05/11 às 19:53:11 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7751
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


1 de Maio – Beatificação de João Paulo II, no Vaticano

Fátima viverá a beatificação de João Paulo II em união espiritual a Roma

Em Portugal, ainda que a grande celebração nacional de acção de graças pela beatificação de João Paulo II esteja marcada para 13 de Maio, em Fátima, o Santuário pretende viver em ambiente de festa e de acção de graças o próprio dia da beatificação, amanhã, 1 de Maio.


O Santuário lembrará o Papa que “peregrino entre os peregrinos” aqui esteve por três vezes e que, nas palavras do Reitor do Santuário, deu à mensagem de Fátima “uma dimensão eclesial e universal”. Assim, este lugar vestir-se-á de festa para “agradecer o dom de João Paulo II à Igreja e à humanidade”, afirma o P. Virgílio Antunes, nomeado recentemente para Bispo de Coimbra.

Assim, a 1 de Maio, D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre Castelo-Branco, preside à eucaristia de acção de graças, às 11:00, no Recinto de Oração do Santuário.

Neste dia, como lembrança aos peregrinos, distribuir-se-á no Santuário uma pagela com uma oração proferida pelo próprio João Paulo II em Fátima. A oração será rezada no final da eucaristia, num momento em que poderão ouvir as palavras de João Paulo II na sua primeira peregrinação a Fátima, em 1982.

D. António Marto e D. Serafim Ferreira e Silva, Bispos titular e emérito de Leiria-Fátima, participam em Roma nas celebrações da beatificação, acompanhados pelo Reitor do Santuário de Fátima, P. Virgílio Antunes, recém-eleito Bispo de Coimbra.

Concerto em Fátima em memória de João Paulo II

A 1 de Maio, dia da beatificação de João Paulo II; por Bento XVI, no Vaticano; o Santuário de Fátima promove a realização de um concerto que fará memória deste Papa por três vezes peregrino de Fátima.

Decorre a partir das 16:00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

São intérpretes o Grupo Coral AdesbaChorus (Barreira, Leiria) e uma Orquestra de Cordas. Ao órgão: João Santos; nos tímpanos: Tiago Cordeiro, sob a direcção de Jorge Narciso e de Rita Pereira. “Totus Tuus” - Sendo este o lema de João Paulo II e tendo sido este o hino de uma das suas peregrinações a Fátima, o concerto terminará com o “Totus tuus Maria”, de A. Cartageno.

Estátua de João Paulo II acolhe a atenção dos peregrinos

Durante os últimos dias, foram muitos os gestos dos peregrinos no Santuário de Fátima junto do monumento a João Paulo II, sinais da devoção ao Papa que o seu sucessor Bento XVI beatifica amanhã, 1 de Maio.

Um dos locais centrais desta devoção tem sido o monumento a João Paulo II, inaugurado no adro da Igreja da Santíssima Trindade em Outubro de 2007. Flores, velas, acenos, sorrisos e lágrimas têm sido os sinais de gratidão e de amor manifestados.

Em comunhão com os sentimentos dos peregrinos, o Santuário de Fátima procedeu a intervenções naquele local, de forma a assinalar a beatificação daquele que é conhecido como “o Papa de Fátima”.

Procurando manter um registo de grande simplicidade, foram colocados junto da escultura uma floreira e um tocheiro.

Esta estátua, situada a nordeste da nova igreja, é da autoria do polaco Czeslaw Dzwigaj. É de bronze e mede 3,5 metros de altura. Na base tem inscritas as palavras de João Paulo II, proferidas em Fátima em Maio de 1982: “Vai para a Santíssima Trindade este meu pensamento adorador, explicitado nesta terra abençoada de Fátima: Bendito seja Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou!”.

LeopolDina Simões




Reitoria — Centro de Comunicação Social * Apartado 31 * 2496-908 Fátima (PORTUGAL)




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.659
Visitas Únicas Hoje: 1.115
Usuários Online: 413