espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 15558 - Você está preso ao passado ou preocupado com o futuro? S. João Paulo II tem o caminho para a liberdade
Artigo visto 1457




Visto: 1457
Postado em: 16/11/19 às 00:44:41 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=15558
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Na virada do milênio o santo pontífice nos proporcionou uma meditação que pode ajudar a mudar a nossa vida

Às vezes, sentimos que estamos presos ao passado ou constantemente com medo do que pode acontecer no futuro. Não sabemos o que fazer e começamos a ter dúvidas sobre Deus e seu plano.

Quando São João Paulo II encerrou o ano de 2000, ele escreveu em sua carta apostólica Novo Millennio Ineunte um desafio que pode nos guiar na direção certa. Diz o santo:

No início do novo milênio, quando se encerra o Grande Jubileu, em que celebramos os dois mil anos do nascimento de Jesus, e um novo percurso de estrada se abre para a Igreja, ressoam no nosso coração as palavras com que um dia Jesus, depois de ter falado às multidões a partir da barca de Simão, convidou o Apóstolo a «fazer-se ao largo » para a pesca: «Duc in altum» (Lc 5,4). Pedro e os primeiros companheiros confiaram na palavra de Cristo e lançaram as redes. «Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe » (Lc 5,6).

Então ele escreveu uma frase profunda que é um resumo perfeito da vida cristã e que que pode ser transformada em um lema que devemos nos esforçar para incorporar em nossas atividades diárias: Duc in altum! (avançar mar a dentro).

Essas palavras ecoam para nós hoje e nos convidam a lembrar o passado com gratidão, a viver o presente com entusiasmo e a olhar para o futuro com confiança.

Com esta frase simples, São João Paulo II fornece a chave para viver uma vida cristã totalmente integrada.

Muitas vezes esquecemos de lembrar o passado com gratidão, especialmente quando há sofrimento. Quando somos gratos pela maneira como Deus agiu em nossas vidas, somos capazes de ver a mão dele em tudo. Isso nos permite ver a presença de Deus mesmo no sofrimento, nos assegurando que ele tem um plano para nós.

Além disso, é tentador ser pego morando no passado, o que pode nos impedir de abraçar completamente o momento presente. Essa é outra chave para a vida cristã, pois só podemos mudar o presente. O passado já se foi e o futuro não está aqui. É somente no momento presente que podemos mudar e viver com alegria nossa fé cristã. Todo o resto está fora de nosso controle, mas podemos mudar o que fazemos no momento presente.

Por fim, o futuro muitas vezes pode causar medo, mas com Cristo ao nosso lado, nada deve nos dissuadir. Sabendo que Jesus está conosco, todas as incertezas do futuro podem ser satisfeitas com confiança.

Se você está preso ao passado ou preocupado com o futuro, medite nesses três momentos e considere como você os aborda. Seguindo o conselho de João Paulo II, podemos reacender o fogo de nossa fé e não permanecer mais ociosos, mas aproveitar o dia com entusiasmo, confiando que Deus tem um plano e está conosco.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.526
Visitas Únicas Hoje: 1.663
Usuários Online: 449