Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 15922 - A característica de São Paulo que mudou a vida dele (e pode mudar a sua)
Artigo visto 441




Visto: 441
Postado em: 02/07/20 às 22:37:53 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=15922
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A disposição para ouvir e mudar de pensamento alterou a vida de Saulo para sempre. Se permitirmos, também pode mudar a nossa

São Paulo não conheceu Cristo durante Seu tempo na Terra, mas se tornou um dos mais ardentes seguidores de Nosso Senhor e um dos missionários mais apostólicos que o mundo já conheceu.

No entanto, talvez o que é mais surpreendente nele é que, segundo todos os relatos, ele nunca deveria ter sido um missionário.

Quando São Paulo aparece pela primeira vez nas Escrituras, ele está perseguindo ardentemente a Igreja Cristã. Sua completa mudança de opinião é uma das reviravoltas mais chocantes da história cristã. Sua conversão ainda é de vital importância e as suas qualidades internas que tornaram isso possível podem nos inspirar e impactar profundamente nossa vida cotidiana.

A coragem de admitir um erro

A súbita mudança de São Paulo revela uma característica muito rara: ele estava aberto a mudar de ideia. Parece bastante simples, mas ouvir novas informações com um coração aberto e, em seguida, integrar essas novas informações de maneira a provocar uma mudança de pensamento e comportamento, requer humildade extraordinária. Mas é assim que a verdadeira conversão acontece.

Ninguém gosta de admitir que se enganou. Mas as Escrituras nos dizem repetidas vezes que o orgulho é corrosivo para a alma. É preciso verdadeira humildade de espírito para estarmos abertos à mudança de pensamento. Mas como aplicar essa humildade na vida cotidiana? Uma pessoa com espírito humilde como o de São Paulo sempre faz as seguintes afirmações (e de forma verdadeira):

– “Eu não fazia ideia. Isso é bom saber disso”;
– “Vou considerar o que você disse”;
– “Eu não deveria ter feito / dito isso”;
– “Eu não sabia disso. Eu mudei de ideia”;
– “Eu nunca pensei nisso dessa maneira. Obrigado por explicar”.

Ouvir a voz de Deus

É muito bom estar disposto a mudar de ideia quando Deus literalmente o derruba no chão, como aconteceu com São Paulo no caminho de Damasco:

“Durante a viagem, estando já perto de Damas­co, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo disse: ‘Quem és, Senhor?’ Respondeu ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues'” (Atos dos Apóstolos 9, 3-5).

Quem não mudaria de ideia nessas circunstâncias? Mas a maioria das pessoas não está ouvindo as vozes do céu pedindo que elas alterem seus caminhos. Então, por que a mudança voluntária de coração de São Paulo é tão digna de imitação?

Primeiro, porque Deus ainda fala com cada um de nós hoje. Segundo, porque a humildade da alma de São Paulo não se limitou a esse acontecimento, mas continuou em seu ministério.

São Paulo ouviu a voz de Deus… E todos os dias Deus fala a cada um de nós de inúmeras maneiras: através das Sagradas Escrituras, através de acontecimentos em nossas vidas, através das pessoas ao nosso redor e diretamente em nossos corações. Podemos ouvir Sua voz e conhecer Sua vontade para nós, somente se abrirmos espaço na agitação diária para ouvir essa “voz mansa e delicada” em nossas almas.

Para São Paulo, esse acontecimento extraordinário no caminho de Damasco não foi um ato isolado de humildade; desencadeou um padrão ao longo de sua vida de conversão. O Papa Francisco chamou São Paulo de “o modelo de humildade para nós, sacerdotes”.

Os escritos de São Paulo exortam repetidamente a humildade, o perdão e a gentileza de espírito, como nesta passagem:

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entra­nhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência.Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós” (Colossenses 3, 12-13).

Muitos de nós, no entanto, não são chamados a reversões dramáticas do propósito de toda a nossa vida, como foi São Paulo. Porém, podemos imitá-lo em pequenos atos de renúncia ao orgulho e à raiva e abraçar as cruzes de nossas vocações individuais.

A disposição para ouvir e mudar alterou a vida de Saulo para sempre, e também pode mudar a nossa, se permitirmos.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.689.775
Visitas Únicas Hoje: 1.491
Usuários Online: 293