Fé e vida andam juntas
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 16325 - Fé e vida andam juntas
Artigo visto 83




Visto: 83
Postado em: 06/07/21 às 07:39:55 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=16325
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


O ser humano tende para o infinito e só acalma seu coração quando se encontra com Deus, o Infinito Amor

Nesses dias encontrei uma pessoa que conversou comigo por mais de duas horas. Na verdade, essa pessoa não sabia que eu sou religioso. E por quase duas horas falou muito de si mesma. Parecia que buscava alguém para escutá-la. Falou das angústias do ambiente de trabalho. Comentou sobre seu relacionamento e também desabafou sobre sua religiosidade.

Contou que foi batizada na Igreja Católica e fez catequese em preparação para os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma. Participou de retiros e colaborou por muito tempo em equipes de cantos e liturgia na Paróquia de sua cidade. Depois ingressou em estudos acadêmicos e viu sua fé sendo confrontada com os questionamentos das ciências modernas.  Mas, mesmo assim, continuou participando de sua Paróquia. Depois de um tempo entrou numas crises existenciais e se decepcionou com o coordenador da equipe de música da comunidade onde participava.

Movido pela decepção, aceitou convite para conhecer uma igreja evangélica. Lá foi muito bem acolhido, recebeu orientações e pediu para ser batizado. Como tinha dom para a música, logo foi introduzido ao ministério de música. Foram momentos muito bons de amadurecimento na fé, conhecimento das Sagradas Escrituras e boas amizades.

Porém, com o tempo, também lá se decepcionou com uma liderança da comunidade. Percebeu que nem todos vivem conforme pregam. E não quis mais seguir participando dessa igreja. Resolveu, então, voltar para o “berço de sua fé”. Começou a estudar um pouco mais os ensinamentos católicos e está redescobrindo a beleza e a profundidade do rito da missa. Nessa fase da vida, contou ele, que está buscando um equilíbrio na vida cristã. Apreendeu muito sobre a Bíblia e o Espírito Santo na igreja evangélica, mas sentia falta da eucaristia, na Igreja Católica.

Essa pessoa não sabia que sou religioso, mas de minha parte o escutei com empatia e fui também fazendo certas conexões mentais. Lembrei que a Igreja é santa e pecadora. Se fosse apenas santa, não poderia fazer parte dela. Por isso, ela é santa e pecadora. Acolhe minha fragilidade e me convida à santidade.

Na igreja sempre vamos ter decepções, pois os seres humanos, apesar da marca do divino recebido no dia do batismo, carregamos a própria concupiscência. O Papa Francisco falou que apesar de nossos pecados e fragilidades, Deus, por sua vez, continua fazendo-nos instrumento de salvação.

Decepções sempre teremos, o perfeito e o imperfeito caminham conosco. Temos a liberdade para fazer escolhas. Não dá para exigir das pessoas um passo maior que as pernas alcançam. Cada um vai fazendo seu processo de conversão. Os confrontos na fé e na vida são necessários para o próprio amadurecimento, é uma certa purificação do ser cristão.

O importante na vida é seguir em frente, perdoar e acolher. Respeitar as decisões e o tempo de cada pessoa. As experiências, frustrações, decepções, descobertas, buscas e inquietudes acompanham o ser humano. O ser humano tende para o infinito e só acalma seu coração quando se encontra com Deus, o Infinito Amor.

Deus não é uma ideia, uma doutrina, mas uma pessoa: Jesus Cristo. E o encontro com Ele muda a vida de qualquer pessoa. A igreja, por sua vez, existe para continuar a missão de Cristo, mas o Reino de Deus é bem maior que a igreja. O Reino de Deus abarca as igrejas e as religiões e se expande como sementes do Verbo encarnado. 


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.173
Visitas Únicas Hoje: 1.495
Usuários Online: 359